Construir uma boa presença digital é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e conquistar oportunidades de vendas.
É dessa forma que ela acompanha as mudanças no comportamento do consumidor moderno.
Hoje em dia, quando uma pessoa está buscando por um produto ou serviço, procura diretamente na internet, principalmente por meio do Google. Em outras plataformas, como as redes sociais, ela consegue se comunicar com as marcas.
Esse hábito reforça a importância de ter uma boa presença digital e as empresas já perceberam essa necessidade. Tanto é que chega a ser estranho não encontrar determinada marca na web, por meio de um site institucional e perfil nas redes sociais.
Construir essa presença não é mais um diferencial, mas uma necessidade para qualquer negócio que queira se manter relevante, conquistar clientes e gerar vendas. É justamente por isso que o marketing digital se tornou imprescindível.
Independentemente de qual seja o seu modelo de negócios e do mercado de atuação onde ele atua, sem uma boa presença digital é impossível crescer e se manter ativo, tampouco será possível se relacionar com os consumidores.
Neste artigo, vamos explicar o que é presença digital, mostrar sua importância e dar algumas dicas para construí-la.
O que é presença digital?
Presença digital nada mais é do que o espaço que uma marca ocupa na internet, ou seja, é a maneira como ela se posiciona e se comunica, utilizando os canais digitais, tais como:
- Redes sociais;
- Site;
- Blog;
- E-mail.
Também trata dos conteúdos produzidos e compartilhados pela empresa e a maneira como ela interage e se relaciona com os consumidores na web.
Por conta disso, a presença digital de uma empresa de conserto de celulares influencia diretamente em sua imagem e visibilidade no mercado.
Importância da presença digital
Não é de hoje que estamos presenciando o crescimento da digitalização e as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo TIC Domicílios 2020, o Brasil possui cerca de 152 milhões de usuários de internet, número que representa 81% da população com mais de 10 anos.
Isso mostra que a sociedade aderiu aos canais virtuais e logo as organizações perceberam a importância de estar presente neles.
Outra pesquisa realizada pela HostGator mostrou que 58% das companhias brasileiras passaram a investir ainda mais em sua presença digital, a partir de 2020.
Essa informação reforça ainda mais a importância de estar presente no universo online, pois ele é capaz de construir uma marca forte e ajuda a organização a se comunicar diretamente com os consumidores.
As estratégias digitais de um pet shop trazem muitos benefícios para o negócio, como aumento da visibilidade da marca, melhora no relacionamento com o público e maior credibilidade e autoridade para a empresa.
Também ajuda a reduzir custos com estratégias offline, além de aumentar as vendas, e consequentemente, os lucros.
Mas, para aproveitar todos os benefícios da presença digital, é muito importante saber construí-la do jeito certo.
Dicas para construir sua presença digital
É importante pensar nas estratégias digitais porque as pessoas precisam encontrar o seu negócio quando procurarem por ele na internet.
Isso só é possível por meio de estratégias de marketing digital que agregam valor para o público e constroem uma imagem positiva para a companhia no mercado online. Algumas maneiras de fazer isso são:
Ter um site institucional
A primeira coisa a ser feita é criar o site da empresa, pois ele é a base de todas as outras estratégias de marketing digital. Ele funciona como o endereço oficial do negócio na internet e oferece mais credibilidade para o público.
Também pode funcionar como loja virtual, ou seja, é por meio do site que as empresas vendem seus produtos e ainda disponibilizam informações atualizadas sobre o mercado.
O site de um fabricante de sacolas personalizadas kraft é eficiente porque apresenta a empresa, sua história e seus valores, e conta com um portfólio de produtos que destaca seus benefícios e diferenciais.
A plataforma também precisa funcionar como canal de atendimento, mostrar os horários de funcionamento e o endereço do estabelecimento físico, além de reunir depoimentos e casos de sucesso de outros clientes.
Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, não deixe de incluir uma sessão para responder às principais dúvidas dos consumidores.
A criação de um site institucional depende do registro de um domínio, que de preferência precisa ser curto e fácil de compreender, além de contratar um bom serviço de hospedagem.
O layout precisa ser agradável e responsivo, ou seja, permitir que o usuário acesse as páginas de qualquer tipo de dispositivo, tanto um computador quanto um celular, além de trazer boa usabilidade.
É assim que os clientes de uma gráfica especializada em serviços de plotagem conseguem navegar pelas páginas tranquilamente, o que ajuda a conquistar a confiança das pessoas.
Criar um perfil no Google Meu Negócio
Google Meu Negócio é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google e que ajuda as empresas a gerenciarem sua presença digital e aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, incluindo o Google Maps.
Depois de cadastrar a empresa, toda vez que o usuário fizer uma pesquisa relacionada a ela, vai visualizar um quadro do lado direito da página de resultados com todas as informações sobre ela.
O perfil conta com várias informações sobre o negócio, como descrição, perguntas e respostas, site, fotos, endereço, telefone e horário de funcionamento.
Só que mais do que criar o perfil, é fundamental não ter as informações sempre atualizadas, além de responder as avaliações que os clientes fazem na ferramenta.
Investir em estratégias de SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, em conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Todos os dias, milhares de páginas são criadas na internet e todas elas precisam atrair tráfego e gerar visibilidade.
Um fabricante de squeezes personalizadas pode investir em estratégias pagas para acelerar o processo, mas deve equilibrar essa ação com as estratégias orgânicas.
O SEO é uma delas e destaca a página do seu negócio porque utiliza palavras-chave estratégicas, que nada mais são do que termos usados pelo público para pesquisar assuntos relacionados ao negócio, seus produtos e serviços.
O SEO também envolve a criação de URL simples e amigável, design responsivo, boa velocidade de carregamento e uma boa arquitetura, respeitando a hierarquia das páginas.
Ao investir nessa estratégia orgânica, toda vez que o usuário pesquisar sobre sua empresa ou assuntos relacionados a ela na internet, poderá encontrar seu site e ter acesso aos conteúdos produzidos.
Criar um blog
Uma loja de móvel sob medida deve criar um blog para veicular conteúdos ricos e valiosos sobre seu nicho de mercado e que sejam capazes de resolver as principais dúvidas e questionamentos de sua audiência.
Esse canal ajuda a fortalecer a autoridade da marca no ambiente digital, sendo fácil de administrar e muito popular entre os usuários.
Ele deve ser alimentado com conteúdos voltados para todas as etapas da jornada do consumidor e falar sobre todos os assuntos compatíveis com o negócio, de modo a guiar a decisão de compra do visitante.
É assim que você vai posicionar o empreendimento como referência naquilo que faz e ainda contribuir com o crescimento de sua presença digital.
Estar nas redes sociais
Para que um fabricante de persianas tela solar possa criar um canal de comunicação direto com o público e compartilhar conteúdos de valor, é necessário estar presente nas redes sociais.
Mas, veja, isso não significa estar presente em todas as plataformas, mas naquelas que fazem sentido para o negócio e que são usadas pelo seu público.
Por exemplo, para uma loja de roupas, é interessante criar um perfil no Instagram, pois dessa forma vai compartilhar fotos das peças e aumentar o engajamento da audiência.
Por outro lado, se o seu negócio vende soluções para outras empresas, é interessante estar no LinkedIn e assim conversar diretamente com gestores e outros profissionais que podem tomar decisões de compra.
Uma loja de papéis de parede deve criar seus perfis profissionais nessas plataformas, compartilhar conteúdos relevantes e interagir com os seguidores.
O ideal é misturar materiais comerciais e educativos, além de investir em estratégias de engajamento, como no caso das enquetes e sorteios.
Considerações finais
Construir uma boa presença na internet é essencial para qualquer marca que queira se destacar, atrair as pessoas e conquistar boas oportunidades de vendas.
Como vimos, existem várias estratégias que ajudam a alcançar esse objetivo, e todas elas são importantes para o seu negócio. O marketing digital é democrático e possibilita que qualquer tipo de empresa divulgue suas soluções e cresça.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.