Agile marketing é uma estratégia que ajuda a adaptar metodologias ágeis que surgem no universo do softwares, mais voltado para a área de marketing.
Ele reúne valores, ações e princípios que tornam as estratégias mais eficientes e compatíveis com as mudanças no mercado.
É muito comum ver empresas fazendo planejamentos de marketing anuais, além disso, fazem reuniões que poderiam ser substituídas por uma simples mensagem de e-mail.
Quem ainda trabalha dessa forma, precisa conhecer o agile marketing, isso porque ele é totalmente compatível com os tempos atuais, onde as mudanças são rápidas e muito constantes.
Esperar o ano todo para rever as estratégias de marketing se tornou um erro, da mesma forma, segurar a equipe por horas em uma reunião improdutiva também não vai trazer nenhum resultado positivo.
Por meio do agile marketing, as equipes passam a fazer parte da era digital, pois essa prática é totalmente adaptada ao desenvolvimento, sendo mais ágil e possibilitando que as empresas respondam rapidamente às mudanças.
O melhor é que tudo isso acontece com foco total no consumidor, por isso, é importante explicar o conceito de agile marketing, mostrar como ele funciona e quais são as vantagens trazidas por essa prática.
Entenda o que é agile marketing
Agile marketing é uma metodologia que ajuda na gestão de projetos, por meio de ciclos curtos, abordagem interativa e incremental, sendo capaz de trazer melhorias contínuas para as estratégias.
O objetivo é evitar que a empresa fique parada no tempo e seja capaz de acompanhar as mudanças de mercado. Mais do que isso, ela consegue oferecer respostas adequadas aos consumidores, de maneira constante e acelerada.
Ao implementá-lo, uma empresa de terceirização de limpeza promove algumas mudanças em sua equipe de marketing.
Isso porque, se o objetivo é ser mais ágil, é necessário ser mais colaborativo e flexível. Da mesma forma, para responder rapidamente ao mercado, é necessário manter o foco no consumidor.
Por fim, para que as melhorias sejam contínuas, é necessário planejar e avaliar as estratégias em períodos curtos. Isso faz com que o marketing se torne mais produtivo e as entregas se tornam mais eficientes.
Como resultado, o negócio será capaz de acompanhar a velocidade da transformação digital comum a todas as organizações.
Como o agile marketing funciona?
Geralmente, as organizações adotam modelos híbridos, e de acordo com um relatório emitido pelo The State of Agile Marketing, cerca de 54% dos profissionais utilizam algum tipo de combinação entre os frameworks adotados.
Aliás, existem vários modelos híbridos que podem ser combinados, e dentre os mais utilizados pelas organizações estão:
- Scrumban;
- Scrum e Lean;
- Kanban e Lean;
- Scrum, Lean e Kanban.
A adaptação do framework começa assim que uma loja de camisetas pensa no tamanho da equipe. No caso do Scrum, o ideal é que ela tenha, no máximo, nove pessoas. Portanto, veja se pode usar um framework mais flexível.
O time deve ser constituído por profissionais multifuncionais que vão se responsabilizar pelas entregas. No método scrum, é necessário definir um scrum master ou um product owner.
Se quiser um modelo híbrido, não é necessário definir esses papéis, visto que geralmente são exercidos pelo gestor de marketing ou pelo dono do negócio.
No caso do agile marketing, o product owner pode ser o marketing owner, um profissional que terá uma visão mais clara da estratégia. Será responsável por definir o product backlog e o sprint backlog, juntamente com as prioridades e entregas.
Quando ocorre um bom alinhamento, os backlogs podem ser criados durante uma reunião de sprint planning. Quanto ao scrum master, será parceiro do marketing owner porque entende mais sobre o framework e procura alternativas para manter a equipe engajada.
Se uma empresa de serviços de recepcionista vai criar um anúncio no Google, o product backlog vai trazer tarefas específicas, como a criação de uma landing page e dos próprios anúncios.
O sprint backlog, por sua vez, se encarrega de pesquisar o público, da criação do texto e do layout da página. Durante a execução do sprint, a equipe vai executar todas as ações tendo como propósito atingir os objetivos do marketing owner.
Não existe uma regra específica, mas, geralmente, os sprints duram entre quinze dias e um mês. Ao final, é necessário fazer uma revisão para levantar os feedbacks do mercado e de que maneira a campanha pode ser adaptada.
Supondo que o texto do anúncio não teve um bom retorno, ele pode entrar no backlog do próximo sprint. Mas o trabalho não termina aqui, pois é necessário fazer uma retrospectiva para avaliar a equipe e estabelecer um plano de melhorias.
Ao adotar essa estratégia, uma empresa de instalação de portas automáticas passa a trabalhar com uma mentalidade de melhoria contínua que sempre vai garantir boas entregas.
Tenha em mente que os frameworks não são rígidos e vão funcionar de maneiras diferentes para cada envolvido no projeto. Assim sendo, precisam ser usados da melhor forma para a equipe, considerando o tamanho do negócio e sua cultura organizacional.
O agile marketing também não se apega apenas à gestão de marketing, tampouco se limita às ferramentas avulsas, sendo necessário adotar métodos que facilitam sua aplicação no fluxo completo de marketing.
Vantagens do agile marketing
Agora que você já sabe qual é o conceito e de que maneira o agile marketing funciona, é preciso conhecer um pouco sobre as vantagens trazidas por ele.
Lembre-se de que não se trata de uma mudança que acontece do dia para a noite, aliás, é necessário transformar posturas e a maneira como o negócio se organiza. Com isso, terá acesso a vantagens, como:
1. Aumento da eficiência
A eficiência de uma empresa de limpeza de sofás está relacionada em fazer as coisas da melhor maneira, e é justamente isso que o agile marketing traz para os negócios.
Por meio de pequenos experimentos e campanhas interativas, é possível identificar oportunidades e falhas e, com isso, alcançar resultados sem desperdiçar os recursos que a corporação dispõe.
2. Adaptação às mudanças
Esse método engloba mudanças inevitáveis que acontecem no mercado, com isso, ao invés de fazer um planejamento para seis meses ou um ano, uma equipe mais ágil faz planos flexíveis que podem ser adaptados.
As mudanças deixam de ser ignoradas ou vistas como problemas, ao passo que a organização procura oportunidades no cenário para mudar suas prioridades e acompanhar as mudanças.
3. Traz mais inovação
Qualquer empresa que queira inovar precisa ser ágil. Com isso, campanhas, ideias e produtos inovadores não são estruturados de maneira rígida e hierarquizada, consequentemente, também não ficam presos em processos burocráticos.
Dentro das empresas de monitoramento, a inovação acontece por meio da colaboração, rápida adaptação ao mercado, foco no consumidor e autonomia.
4. Aumenta a produtividade
Por meio do agile marketing, a equipe consegue alcançar mais resultados em pouco tempo, um feito conhecido como produtividade.
O relatório emitido pelo The State of Agile Marketing afirma que aumentar a produtividade é o principal motivo para investir nessa estratégia.
A partir do momento em que os processos se tornam mais ágeis, a organização não perde mais tempo com reuniões improdutivas ou projetos que não são focados na satisfação do consumidor.
No caso de uma fábrica de embalagens de papelão, o foco passa a ser a soluções que vão melhorar os resultados do negócio.
5. Foco no consumidor
Às vezes, o marketing tradicional olha muito mais para a marca e as soluções que ela oferece do que para o mercado em si e para o consumidor. Mas as pessoas estão cada vez mais informadas e exigentes, e é fundamental atender suas demandas e entregar valor.
O foco do agile marketing é voltado para o consumidor durante todo o trabalho envolvendo a criação das campanhas.
Ele analisa de que maneira as pessoas respondem às estratégias e faz ajustes para melhorar os investimentos futuros, promovendo melhorias contínuas.
6. Equipes mais alinhadas
A equipe de um fabricante de toldos e coberturas vai se reunir constantemente para rever o planejamento, mensurar resultados, compartilhar atividades e fazer testes.
As reuniões costumam ser rápidas e diárias, tendo como objetivo manter a equipe alinhada com todas as áreas da organização.
Isso torna o marketing mais transparente, melhora a comunicação interna e o projeto ganha mais visibilidade.
Considerações finais
O agile marketing é uma metodologia que exige mudanças de mentalidade, procedimentos e cultura. É fundamental entender como escolher o framework mais adequado para a corporação e envolver a equipe nas mudanças.
Toda essa transformação não acontece do dia para a noite, mas é possível perceber os impactos positivos na agilidade do marketing e, com isso, acompanhar facilmente as mudanças no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.