Depois de realizar o processo de captação de leads na empresa, é necessário investir na nutrição de leads, para manter os usuários interessados aumentando as chances de se tornarem clientes no futuro.
Essa é uma estratégia bem simples, que consiste em manter a empresa próxima do usuário, mostrando ao longo do tempo todo o valor que a marca pode gerar para ele.
Com isso, as chances do usuário decidir fazer uma compra aumentam, podendo assim fazer com que ele vire um cliente fiel da marca de calibrador de pneu automático.
Portanto, para ajudar a conhecer melhor a nutrição de leads e os vários benefícios que ela traz, acompanhe o artigo a seguir e descubra o que é essa nutrição, como ela funciona, e muito mais.
Entenda o que é nutrição de leads e como é o processo
Não importa o quão incrível seja o serviço ou produto que a empresa oferece, nem sempre que uma nova pessoa conhecê-lo estará pronta para comprá-lo de cara.
Mas, isso só aumenta a necessidade de manter contato com esse usuário, até porque, ele pode vir a ser um novo cliente em um futuro próximo.
Alguém que tem afinidade por reformas de casas modernas, por exemplo, mas que nunca colocou isso em prática.
Por ter um interesse, a pessoa passará a seguir empresas que falam sobre esse assunto mesmo que ela nunca tenha sequer instalado uma fachada de casa com vidro.
E com o passar do tempo, é possível que depois de conhecer bem o assunto, a pessoa decida investir na reforma da casa com esse tipo de fachada.
Assim, as chances dela comprar em uma empresa onde ela conheceu as melhores dicas sobre como fazer esse processo são altíssimas.
Sobre isso, é justamente a nutrição de um lead, todo esse processo de gerar valor para o cliente potencial, com o objetivo principal de guiá-lo em um funil de vendas específico.
E essa nutrição pode ser feita através de muitos processos que ajudam o usuário a chegar em uma decisão, alguns deles são:
- Produção de conteúdos para um blog;
- Publicações nas mídias sociais;
- Envio de e-mails marketing;
- Disponibilização de materiais ricos e gratuitos.
Em um negócio que comercializa datashow de alta resolução para pequenas empresas, é muito difícil que uma pessoa decida comprar logo no primeiro contato.
Mas, depois de vários meses em que a empresa se apresenta e mostra o quanto seu produto é de qualidade e os vários benefícios que ele agrega, as chances desse lead virar um cliente aumentam muito.
Portanto, depois de entender o que é a nutrição de leads, a empresa já pode começar a ter uma boa ideia do que quer oferecer para o público-alvo.
As estratégias devem ser definidas, são alguns exemplos, conteúdos que serão enviados por email, ações de gatilho para conteúdos, ebooks e testes grátis.
Depois de definir todos, é a hora da empresa de aluguel de limousine casamento seguir e colocar a mão na massa, por isso, se atente às etapas que isso sugere, como:
- Definir o objetivo da campanha;
- Conhecer a persona;
- Segmentação do público;
- Escolher o conteúdo conforme a etapa do funil.
Além de muitas outras coisas que precisam ser definidas, como o intervalo entre as mensagens mandadas, se será diário, semanal ou até mesmo mensal.
Por que é importante fazer a nutrição de Leads?
Quando uma empresa de fabricação de bebedouro para escola se encontra encontra momentos difíceis e precisa postergar seus projetos, ela não pode deixar seus leads esfriar.
A nutrição de leads é importante para criar um vínculo com a pessoa por trás da venda, mantendo contato para levá-la até a negociação a fim de fechar a venda.
Focar em uma estratégia de nutrição de leads, pode trazer ótimos resultados para o negócio, seja aumentando a conversão em vendas, ou até mesmo estabelecendo um relacionamento mais próximo com o cliente.
O que quer dizer que é essencial fazer com que os clientes que a nutrição de leads conseguirá, virem fãs da marca além de compradores.
Além de solucionar um problema desses clientes, a nutrição de leads proporciona uma melhor experiência de compra, o que ajuda no aumento da satisfação do cliente.
A nutrição de leads é de grande importância para garantir que a marca de material hidráulico para banheiro seja lembrada e que ganhe credibilidade com o lead, melhorando a taxa de conversão para novos negócios.
Além disso, se um novo cliente é conquistado, e ele já tem uma boa relação com a marca que só tende a melhorar, as chances dele se tornar um cliente fiel, e falar da marca para seus conhecidos aumentam consideravelmente.
Quais as vantagens de nutrir os leads?
Como já mencionado, uma estratégia de nutrição de leads pode gerar inúmeros benefícios para uma empresa que deseja aumentar seu número de clientes através dessa estratégia.
Portanto, conheça e entenda a seguir um pouco mais sobre os principais benefícios de investir em uma nutrição de leads.
Aumento da conversão de leads em clientes
Uma das vantagens principais em investir na nutrição de leads é o aumento considerável na taxa de conversão desses leads em novos clientes.
Até porque, esse é exatamente o objetivo principal pelo qual as empresas adotam essa estratégia. Quando o negócio agrega valor ao usuário, com o tempo ele será estimulado a tomar uma decisão de compras.
Automatização com processo simplificado
A execução de ações manuais frequentes sempre foi algo obrigatório para levar uma estratégia de nutrição de leads em frente.
Mas, com as inovações tecnológicas de automatização de envio de mensagens e e-mails para os leads conforme o funil de vendas que eles se encontram, tudo isso ficou para trás.
Se um lead, por exemplo, baixar um ebook, ele receberá poucos segundos depois um e-mail automático de agradecimento propondo que ele conheça outros materiais da marca.
Ou quando o usuário busca por fazer um teste gratuito do produto, em um fluxo de automação é possível enviar e-mails explicando como ele funciona e as soluções que ele traz.
Isso além de estimular uma compra, pode fazer com que o novo lead se aproxime ainda mais da empresa de serviços de instalação de GNV mais próximo.
Melhoria da imagem da marca
Para fazer uma boa nutrição de leads, é necessário gerar valor para ele não apenas nos primeiros dias, mas pode ser algo que leve meses.
Isso quer dizer que a imagem da empresa está sendo reforçada, mostrando para o público-alvo que ela se preocupa com eles e aumentado a sua autoridade dentro do ramo que atua.
Mais engajamento
Tudo o que é realizado todos os dias no mundo digital pode acabar gerando mais engajamento para o público de uma empresa.
E com estratégias de nutrição de leads, isso não poderia ser diferente, pois cada contato que a marca tem com o usuário, aumenta cada vez mais as chances deles falarem sobre a marca com os amigos, fazer comentários online, e muito mais.
Baixos custos
O ato de uma empresa de lavagem de tapetes residenciais buscar nutrir seus leads, tem custos extremamente baixos, enquanto as recompensas disso podem ser altíssimas.
O que significa que se trata de uma ótima relação se for avaliar um ponto de muita preocupação entre todos os tipos de empresa, que é o custo x benefício.
Considerações finais
Portanto, graças ao grande avanço tecnológico dos últimos anos, os compradores em potencial estão buscando estar cada dia mais informados.
Eles sempre estão buscando, pesquisando e comparando empresas, com o objetivo de tomar a melhor e mais assertiva decisão na hora de fazer uma compra.
E para uma empresa, seja ela grande ou pequena, nova ou mais antiga, é essencial fazer parte desse processo através de uma estratégia de nutrição de leads que ajude nisso.
Em empresas que contam com um setor de TI, por exemplo, onde o processo de compra na maioria das vezes é mais longo, a nutrição de leads se tornou mais importante ainda.
Isso tudo porque eles fazem de tudo para que esse lead não abandone o funil de vendas, para que os esforços empregados nele não tenham sido à toa.
Se uma empresa não é capaz de ficar na nutrição de seus leads, a concorrente do mesmo segmento provavelmente fará é se sairá melhor na captação de clientes e no processo de vendas.
O resultado disso é perder as vendas, e o seu lugar no mercado para uma outra companhia, que está mais atenta e mais focada nas necessidades dos novos potenciais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.