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Aprenda a nutrir seus clientes de forma simples e eficaz

Aprenda a nutrir seus clientes de forma simples e eficaz

O mundo dos negócios é muito abrangente e as empresas que conseguem nutrir seus clientes de maneira adequada podem conseguir um feedback interessante quanto à participação no mercado consumidor.

Nesta era digital em que a sociedade está cada vez mais inserida, é fácil sentir que o objetivo final do marketing é se conectar com o maior número possível de novos clientes em potencial, os leads, para aumentar as vendas.

No entanto, há muito para ser dito sobre nutrir seus clientes e aproximar os relacionamentos com as ferramentas disponíveis.

O marketing de relacionamento é uma estratégia implementada em diferentes segmentos produtivos, muito por ser uma maneira econômica e sustentável de ajudar sua empresa a crescer, prosperar e florescer a longo prazo.

O que é nutrição de clientes?

A nutrição de clientes, ou nutrição de leads, é o processo de construção de relacionamento com consumidores viáveis até que estes estejam prontos para comprar.

Nutrir é comumente definido como a ação de alimentar ou cultivar. Assim como bons jardineiros sabem que produzir uma colheita abundante não ocorre da noite para o dia, na área de marketing digital segue a mesma dinâmica e afinidade.

Do plantio à poda e à colheita, os melhores frutos são aqueles que receberam os melhores cuidados possíveis durante o percurso. No caso dos clientes e compras, na jornada de contato com a marca.

Da mesma forma, para que uma consulta inicial realmente se torne um lead pronto para vendas, você precisa fazer muito mais do que apenas ligar a cada 6 ou 8 semanas para acompanhar o usuário.

É preciso enviar ofertas viáveis, conteúdo significativo e educacional, de forma regular, para ajudá-los a crescer.

Esse contato prolongado não apenas fornece conteúdo útil para seus clientes em potencial, mas também garante que você seja a primeira empresa que vem à mente quando eles estiverem prontos para consumir.

Colocando as pessoas em primeiro lugar

O marketing tradicional e transacional se concentra exclusivamente em aumentar as vendas da sua empresa.

Acontece que, enquanto um cliente pode escolher sua marca em uma ocasião, se ele não tiver uma forte conexão emocional com sua empresa, ele pode não se tornar um cliente recorrente.

O marketing de relacionamento trata de colocar, de maneira simplificada, as pessoas em primeiro lugar, e isso é muito importante para cativar esse usuário.

Para isso, a estratégia concentra-se em nutrir relacionamentos com os clientes para que eles retornem ao seu escritório que desenvolve projeto de sala sob medida, empreendimento imobiliário, estabelecimento comercial, ou qualquer modelo de trato entre empresa e consumidor, uma vez e outra de novo.

Isso não leva apenas a negócios em andamento, mas a recomendação boca a boca.

Ao focar nas pessoas que amam seu negócio, você pode entender melhor como seu público usa seus produtos e serviços.

Ao fazer isso, você pode descobrir como atender às necessidades de seus clientes e fortalecer ainda mais o relacionamento.

Além disso, esse método de marketing é muito mais econômico que as campanhas de publicidade tradicionais. Não só isso, mas é muito mais fácil vender para um cliente existente.

Dessa forma, é preciso identificar oportunidades para que essas sejam aproveitadas para nutrir seus clientes de forma certeira e definitiva.

Conheça seus clientes de forma pessoal

Compreender seu público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de marketing, mas é especialmente importante para nutrir relacionamentos.

Tentar entender porque seus clientes estão interessados em seus produtos e serviços ajudará a informar seus esforços de marketing e direcionar o setor de atendimento ao cliente, assim como os profissionais de vendas de projeto cozinha industrial e pós-vendas.

A construção de uma persona ideal é o ponto de partida para que se conheça os clientes, e para isso é preciso criar o consumidor que a empresa deseja atender, com características marcantes como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Profissão.

Outros pontos podem ser explorados para nutrir os clientes, como interesses culturais e esportivos, religiosidade, problemas e atitudes que podem ser tomadas em determinadas situações.

Com essas informações é possível preparar um planejamento de nutrição definitivo, em que basta seguir as demais dicas que serão apresentadas a seguir.

Envolva-se nas redes sociais

Aprenda a nutrir seus clientes de forma simples e eficazResponder rapidamente a comentários ou mensagens diretas é fundamental para nutrir o relacionamento com o cliente.

Ter uma conversa direta nas redes sociais pode influenciar significativamente a impressão de um cliente sobre sua empresa.

Quando você mostra que está atento às necessidades de um cliente que distribui cesta básica Campo Grande MS, por exemplo, isso aumenta sua confiança e respeito da sua marca.

Levar em consideração o feedback nas redes sociais de qualquer tipo pode trazer pensamentos importantes voltados para o marketing,

Por exemplo, talvez seus clientes gostem da ideia de uma cesta de café da manhã para o Dia dos Namorados, mas gostariam de uma opção mais acessível financeiramente, para assim se adequar e consumir.

Além disso, lidar com qualquer reclamação rapidamente pode salvar seu relacionamento com um cliente.

Ao ouvir atentamente seus clientes sobre a eficácia de portas corta fogo, a marca demonstra que respeita as opiniões dos usuários. Assim, os objetivos de negócios serão guiados pelas pessoas que mais importam.

Cultive relacionamentos com marketing de conteúdo

Postagens de blog e boletins informativos por e-mail podem ser utilizados como ferramentas para atrair novos clientes. No entanto, a produção de conteúdo de alta qualidade para aqueles usuários já existentes na base de contatos também é crucial e ajudará a mantê-los emocionalmente envolvidos com sua empresa.

À medida que você aprende mais sobre seus clientes ao longo do tempo, pode personalizar seu conteúdo para ser mais relevante. O contrário também ocorre e, quanto mais o usuário receber materiais de valor e que sane suas dúvidas, mais confiança terá na marca.

Por isso, seu conteúdo deve ter como objetivo mostrar aos clientes como aproveitar melhor seus produtos e serviços, e assim tentar conectá-los ao rosto por trás de sua marca.

Há diversos exemplos de conteúdo que construtoras em SP e empresas de tantos outros segmentos podem usar no marketing de relacionamento, tudo de forma que agregue valor para os clientes existentes.

Mas lembre-se, é fundamental que sejam relacionados a área de atuação e demonstrem sua expertise.

Para isso, eles podem ser produzidos a partir de vídeos ou blogs de instruções que ajudam seus clientes a tirar o máximo proveito dos produtos adquiridos.

Já as pré-visualizações dos bastidores do seu negócio também podem ajudar a formar uma conexão mais pessoal entre o cliente e a marca.

Da mesma forma ocorre quando são feitas apresentações de funcionários por meio de conteúdo envolvente, mostrando aos clientes os rostos que estão por trás de todo o funcionamento empreendedor, reforçando a humanidade da marca.

A disponibilidade de casos de sucesso, como prêmios conquistados ou a resolução de problemas de clientes também deve ser divulgada da melhor forma possível.

Compartilhar esse tipo de conteúdo se espalha de forma orgânica, inspirando os clientes a retornar ao seu empreendimento, mantendo você na lembrança quando se pensa em um produto ou serviço relacionados à marca.

Aprenda a nutrir seus clientes de forma simples e eficaz

Marketing de relacionamento por e-mail

A interação com os clientes por meio das redes sociais é muito importante, porém o e-mail marketing ainda permite um alcance considerável em relação aos clientes mais fiéis e de forma regular.

Mesmo que sua empresa esteja competindo por atenção com outras dezenas de e-mails que um cliente pode receber, você está enfrentando muitos menos concorrência do que com uma postagem de rede social, que está competindo com uma infinidade de outras postagens.

Além disso, o e-mail pode ser entendido como uma forma de contato mais íntimo.

Assim, o e-mail marketing é uma maneira de fornecer conteúdo personalizado sobre o negócio e até orçamento obra residencial para os clientes fiéis.

Para auxiliar no processo, há plataformas de automação que permitem a segmentação de sua lista de assinantes em seções menores.

Isso permite que você forneça conteúdo mais relevante e adaptado aos interesses específicos de diferentes demográficas do seu público.

Se você não tiver tempo para criar uma estratégia de e-mail marketing, talvez queira contratar serviços terceirizados de uma agência especializada, com um planejamento coerente aos seus negócios empresariais.

E-mails automatizados são outra ótima maneira de manter os clientes engajados, pois são altamente responsivos às atividades dos clientes.

Mostre que a empresa valoriza as opiniões

Ouvir seus clientes via redes sociais pode fornecer uma impressão do que eles pensam da sua marca. Ainda assim, você não precisa esperar os comentários chegarem para obter um feedback valioso.

Em vez disso, entre em contato com seus clientes para obter feedback na forma de pesquisas e avaliações.

As pesquisas podem fazer parte de sua estratégia de marketing por e-mail ou você pode promovê-las nas redes sociais.

Mantenha suas pesquisas curtas e diretas para maximizar a participação do cliente. Decida exatamente o que você quer aprender com eles e baseie suas perguntas exatamente nesse ponto.

Em uma escala menor, o Stories do Instagram possui muitos recursos que permitem coletar opiniões sobre serviço de contabilidade preço de maneira rápida e fácil, como enquetes, adesivos de quiz, além de perguntas e respostas.

Coletar opiniões dessa maneira informal pode permitir que você se conecte com os clientes com mais regularidade, mas lembre-se de que pode ser difícil determinar a demografia daqueles que respondem às pesquisas do Instagram e outras redes sociais que permitem essa interação.

Conclusão

Seja qual for a sua escolha em nutrir seus clientes, obter feedback é uma porta de entrada para um ótimo desempenho dos mais diversos setores, como

  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing;
  • Vendas;
  • Pós-vendas.

Por fim, vale lembrar que a ideia é direcionar o foco para melhorar a interação com seu público consumidor de serviços de contabilidade preços, se for o caso, e construir um relacionamento duradouro com a marca e a empresa.

Com isso, você não apenas poderá identificar os principais pontos de contato e atividades que precisam ser aprimorados, mas também o ajudará a perceber como apresentar o serviço perfeito ao seu público.

Afinal, é preciso garantir uma satisfação excepcional e, eventualmente, exigir um ótimo desempenho do seu negócio empresarial para otimizar os resultados e o crescimento da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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