Aprenda a nutrir seus clientes de forma simples e eficaz
Aprenda a nutrir seus clientes de forma simples e eficaz
20 de maio de 2022
SEO: saiba como utilizar essa estratégia no seu site
SEO: saiba como utilizar essa estratégia no seu site
25 de maio de 2022

9 benefícios dos links patrocinados

9 benefícios dos links patrocinados

Os links patrocinados são uma das estratégias mais importantes de marketing digital, ajudando a divulgar a empresa rapidamente na internet.

O marketing digital possui diferentes estratégias e combinações que têm como objetivo converter. Para fazer isso, suas práticas costumam agir dentro do mesmo processo, que é atrair tráfego, gerar leads, nutri-los e vender.

Atualmente, as estratégias orgânicas ganharam força, não apenas por serem financeiramente mais acessíveis, mas também porque conferem credibilidade para a marca.

Por meio dessas ações, a empresa consegue gerar tráfego orgânico, ou seja, os usuários são atraídos para seu site espontaneamente, sem que para isso seja necessário investir em anúncios.

No entanto, os links patrocinados também se mostram uma excelente opção para despertar o interesse no público e não devem ser ignorados dentro do planejamento de marketing.

As organizações precisam aprender a usá-lo da maneira correta para obter resultados e fazer valer a pena o investimento. Ao contrário das estratégias orgânicas que levam um tempo para surtir efeito, os links patrocinados são mais rápidos.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, vamos explicar o conceito de links patrocinados e mostrar seus principais benefícios.

Entenda o que são links patrocinados

Podemos dizer que links patrocinados são anúncios que assumem a forma de um texto simples, e geralmente são veiculados nos mecanismos de busca.

Quando o usuário faz uma pesquisa no Google, encontra alguns links em destaque, identificados como anúncios, sendo estes os links patrocinados.

As empresas também podem anunciar nas redes sociais, uma estratégia cada vez mais forte e benéfica, e tanto nessas plataformas quanto nos buscadores, uma empresa de persiana horizontal 2 metros pode optar pelos seguintes modelos:

No custo por clique, o anunciante paga cada vez que o usuário clicar em seu anúncio, já no custo por mil impressões, quando o anúncio atinge 1000 visualizações, o anunciante paga para a plataforma.

Quanto ao custo por ação, o valor é cobrado quando o usuário realiza alguma ação no site da empresa, e no custo por visualização, cada vez que alguém vê o anúncio, o anunciante faz o pagamento.

Os valores são calculados de acordo com a palavra-chave escolhida pela marca e cada modalidade possui suas próprias características e benefícios.

9 benefícios dos links patrocinados

Vantagens dos links patrocinados

Existem algumas marcas que concentram todo o seu orçamento em anúncios, o que inclui os links patrocinados, mas devido ao crescimento das estratégias orgânicas, alguns empreendedores e gestores desprezam as ações pagas.

A verdade é que não existe melhor ou pior, o estudo o que é feito para atrair os clientes, como a instalação de fachada de lona para loja, precisa ser equilibrado, e a mesma coisa se aplica às estratégias de marketing digital.

Isso quer dizer que os anunciantes precisam usar tanto as estratégias orgânicas quanto as pagas, e os links patrocinados surgem como uma solução viável e rápida. Dentre os benefícios trazidos por eles estão:

1- Estratégia segmentada

Essa estratégia é inteligente e focada no público-alvo da empresa, pois os anúncios precisam ser segmentados, de acordo com as características das pessoas que a organização quer impactar, como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Interesses.

No fim das contas, a empresa vai entrar em contato com pessoas que realmente demonstraram interesse em seus produtos e serviços.

2- Fácil de utilizar

Se o anunciante encontrar problemas ao analisar os relatórios de suas campanhas, pode otimizá-las de maneiras rápidas e práticas.

Isso evita que a companhia se amarre a uma decisão equivocada e tem total controle de seu orçamento. Em outras palavras, consegue redirecionar sua campanha para os objetivos propostos.

3- Fácil de mensurar

Marketing digital não funciona se o anunciante não mensurar suas estratégias, tanto pagas quanto orgânicas.

No caso dos links patrocinados, as plataformas contam com ferramentas poderosas para analisar as métricas e ainda oferecem relatórios com as informações mais importantes.

Por meio desses dados, um fabricante de box de vidro consegue avaliar o modo como trabalha as suas campanhas e melhorar os investimentos.

4- Escalabilidade

É possível iniciar uma campanha com poucos recursos e aumentar o investimento, conforme os retornos melhoram.

Isso é muito vantajoso para os negócios que estão começando a investir agora nesse tipo de estratégia e não podem arriscar seu orçamento.

5- Retorno rápido

O tráfego orgânico é muito importante e necessário para construir a imagem da marca, mas ele leva muito mais tempo para surtir efeitos, ao contrário do que acontece com os links patrocinados.

Embora os retornos durem apenas enquanto a marca investir, uma loja de pneus dunlop para vans pode trabalhar com as ações pagas até que as estratégias orgânicas comecem a fazer efeito.

Como falamos anteriormente, é necessário equilibrar as diferentes estratégias de marketing digital, e uma das formas de fazer isso é usar os links patrocinados para ganhar tempo com as práticas orgânicas.

6- Melhora outras estratégias

As ações pagas também ajudam a melhorar outras estratégias de marketing, como produção de conteúdo, presença nas redes sociais e SEO (Search Engine Optimization).

Todas essas ações são orgânicas e os links patrocinados vão acelerar os resultados e colocar os consumidores em contato com a sua empresa em pouco tempo.

Se não fosse assim, não haveria tantas empresas de renome em diferentes segmentos investindo nessa combinação de estratégias.

7- Fortalece a marca

O contato direto com o público faz com que a sua marca esteja sempre na mente do consumidor que você quer atrair.

Quando alguém pesquisa sobre sala pequena planejada na internet, percebe quais são as empresas do ramo que possuem uma estratégia de divulgação sólida, e isso acontece com negócios de todos os nichos.

Por conta disso, o consumidor se sente mais confiante para ouvir o que a empresa tem a dizer e passa a respeitá-la, antes de entrar em contato com ela ou fechar negócio.

8- Reduz os custos com marketing

Quando as conversões aumentam, as estratégias orgânicas se tornam mais rápidas e o retorno vem com facilidade, naturalmente, os custos de aquisição de clientes diminuem.

Justamente por isso é que os profissionais de marketing afirmam que os links patrocinados não são uma despesa, na verdade são verdadeiros investimentos que vão ajudar a reduzir custos com outras estratégias.

9- Aumenta o número de conversões

Ao fazer um anúncio bem-feito, a empresa atrai pessoas que realmente estão interessadas em seus produtos e serviços, e fica mais fácil convencê-las no momento da venda.

Se um fabricante de mangueira corrugada 4 polegadas fizer um anúncio eficiente, consegue aumentar suas conversões e obtém um retorno positivo sobre tudo o que gastou.

Só que para aproveitar todas as vantagens dos links patrocinados, é muito importante saber trabalhá-los.

Dicas rápidas sobre links patrocinados

Assim como com qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante saber usar os links patrocinados.

Em primeiro lugar, escolha o tipo de canal que vai usar, podendo ser Google, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e muitas outras plataformas.

9 benefícios dos links patrocinadosPara escolhê-las, uma clínica de coito programado baixa reserva deve considerar os canais onde a sua persona está e os que ela acessa com mais frequência.

Feito isso, é o momento de escolher as palavras-chave, analisando aquelas que possuem um alto volume de buscas porque também são mais caras. Assim sendo, procure termos relevantes, mas que não sejam tão disputados.

Depois de escolher as palavras, é necessário montar uma escala de divulgação em cada canal, contendo os horários escolhidos em cada plataforma.

Por exemplo, se você sabe que a sua persona costuma acessar o Facebook após o expediente, então este é o melhor horário para veicular seu anúncio. 

Da mesma forma, se ela costuma acessar o Google durante o dia, então o anúncio precisa estar lá.

Por fim, não se esqueça de mensurar os resultados para entender quais anúncios devem ser mantidos e quais precisam ser ajustados.

Uma empresa de limpeza de sofá deve analisar tanto os resultados gerais quanto separadamente, de acordo com o canal.

É uma forma de entender em qual deve investir mais, qual deve ser deixado de lado, se existe algum tipo de problema com alguma campanha, entre outras informações relevantes.

É assim que o seu negócio sempre fará anúncios atraentes, que chamam a atenção dos usuários e induzem a uma ação.

Considerações finais

Sendo assim, mesmo que os links patrocinados não sejam sua única estratégia, eles precisam fazer parte do planejamento de marketing, pois são capazes de acelerar os resultados e trazer muitos benefícios para o negócio.

Tudo o que o anunciante precisa fazer, é escolher os canais compatíveis com o seu público e segmentar seus anúncios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =