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5 dicas para turbinar o WhatsApp Business da sua empresa

5 dicas para turbinar o WhatsApp Business da sua empresa

Um mensageiro com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em 180 países.

Na versão para negócios, o WhatsApp Business, as empresas estão utilizando a ferramenta para alcançar todo o público consumidor, na medida do possível.

Ultimamente, as empresas inteligentes vêm descobrindo maneiras eficazes para atender os clientes via Whatsapp Business, sendo que o aplicativo de mensagens prova ser muito útil para atendimento ao público, comunicações individuais e até campanhas de marketing digital, aproximando-a dos usuários.

Por que utilizar o Whatsapp Business?

Além da escala gigantesca da base de usuários, existem 3 razões principais pelas quais as empresas devem considerar seriamente o desenvolvimento de uma presença no Whatsapp Business.

Primeira razão, o Whatsapp Business é um canal útil de atendimento, pois permite que os gerentes de contabilidade gerencial e financeira se envolvam com os clientes de maneira rápida e fácil, sendo que estão dentro de um plataforma ao qual se sentem confortáveis.

Em segundo lugar, apesar de toda a popularidade, o Whatsapp Business ainda é um canal de comunicação digital subestimado, mesmo a ferramenta “Status” tendo mais de 450 milhões de usuários ativos diariamente,

Grupos de mensagens de clientes podem alcançar até 256 pessoas por vez, enquanto comunicações de um para um podem construir relacionamentos com usuários que fortalecem a fidelidade à marca.

Em terceiro, o marketing do Whatsapp Business é mais poderoso do que muitas marcas acreditam.

Desde o envio de notificações a leads por meio de mensagens diretas, há muitas estratégias e recursos que os profissionais de marketing podem usar para aumentar a receita e aumentar as conversões.

5 dicas para turbinar o WhatsApp Business da sua empresa

Como usar o Whatsapp Business na empresa?

Se você estiver usando o aplicativo do Whatsapp por motivos comerciais, não faz sentido fazê-lo por meio de uma conta privada. Você corre o risco de perder acesso à sua base de dados e perder vários recursos úteis.

Para isso que o setor empresarial conta com o Whatsapp Business, um aplicativo disponível para os principais sistemas operacionais de celulares smartphones.

Também é acessível como uma plataforma online chamada Whatsapp Web, que pode ser utilizada no navegador de um computador, caso tenha uma conta comercial configurada para sua empresa.

O Whatsapp Business também oferece recursos que o aplicativo voltado para o público em geral não possui.

Perfil da empresa

Nesse modelo você pode criar um perfil de escritório de contabilidade São Paulo ou de uma loja de roupas publicamente visível, com informações sobre a empresa, incluindo endereço de e-mail, local, descrição, URL do site comercial, horário de atendimento, logo e muitos outros dados importantes para o conhecimento e contato do potencial cliente.

Estatísticas

Você pode ver, por meio de relatórios básicos de análise sobre a atividade da sua conta, como está o desempenho do negócio e o relacionamento com os usuários.

Com esse relatório é possível verificar o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, por exemplo.

Rótulos

Você pode adicionar rótulos personalizados, com códigos de cores a bate-papos ativos com clientes para mantê-los organizados, o que direciona os contatos.

Saudações

Você pode configurar uma mensagem de saudação padrão para clientes que iniciam bate-papos com sua empresa, otimizando o primeiro contato, ao trazer uma boa impressão, e reduzindo o tempo de resposta.

Mensagens ausentes

É possível pré-definir mensagens que são enviadas para os clientes quando você, ou alguém da sua empresa, não está online para atendimento imediato, fazendo com que os usuários tenham alguma noção de quando poderão ser atendidos.

Respostas rápidas

Você pode salvar respostas usadas com frequência para enviar rapidamente digitando comandos curtos começando com a barra inclinada (/).

Por exemplo, se você salvar uma resposta rápida informando seu endereço aos clientes, poderá digitar “/endereço” para enviar automaticamente uma mensagem pré-escrita como “Obrigado por perguntar! Nosso endereço é Rua ou Avenida, número 0” e tornar a comunicação mais rápida.

Dicas e truques para atendimento ao cliente

Na visão das empresas, o Whatsapp Web é, antes de tudo, um canal de atendimento ao cliente. Para as pessoas que o usam como principal forma de comunicação digital, é uma plataforma conveniente e natural para chegar às organizações com dúvidas e preocupações.

De fato, as mensagens eletrônicas estão entre as mais populares formas de contato entre consumidores e empresas, entre telefonemas, redes sociais, e-mail, bate-papo por vídeo e conversas pessoais.

Isso porque as pessoas estão mais propensas a comprar com uma marca quando podem alcançar um contato por meio de um aplicativo de mensagens, de forma mais direta.

Por ser um caminho rápido, fácil e que não exige dos clientes horas de espera, o Whatsapp Business é um canal de atendimento ao cliente preferido entre os usuários dessas novas tecnologias.

Ela também é uma ótima ferramenta de atendimento ao cliente para as marcas.

Por isso vale destacar as dicas para empresas de diferentes setores que podem usar a ferramenta, desde consultoria de contabilidade a aquelas ligadas ao setor industrial, mas que desejam oferecer um atendimento prioritário aos clientes via Whatsapp Business.

5 dicas para turbinar o WhatsApp Business da sua empresa

Sempre responda em um período de 24 horas

Isso pode soar repetitivo, mas respostas rápidas são um pilar de sucesso no atendimento ao cliente do Whatsapp. Afinal, muitas pessoas enviam mensagens às marcas e esperam uma resposta em menos de uma hora.

Além disso, um estudo recente descobriu que, quanto mais rápido as empresas respondem às solicitações de atendimento ao cliente, mais esses clientes estão dispostos a pagar por seus produtos.

Considere usar chatbots de whatsapp

Se você tiver acesso ao aplicativo do Whatsapp Business, poderá adicionar um chatbot à sua conta comercial para responder automaticamente a perguntas comuns.

Isso pode economizar tempo e energia, o que significa que você sempre poderá enviar uma resposta em um curto espaço de tempo, ou ao menos dentro de 24 horas.

No entanto, é importante que você não deixe tudo para o bot. Pense nisso como um FAQ (Frequently Asked Questions) automático e verifique se você ainda tem um funcionário por perto para responder a perguntas sobre peças para CNC e fornecer respostas personalizadas sobre os serviços.

De certa forma, caso não tenha acesso ao aplicativo, ainda poderá configurar mensagens e saudações automáticas de ausência com o Whatsapp Business.

É altamente recomendável fazer isso para economizar tempo e energia, e reduzir o período para envio de resposta.

Divulgue o número do Whatsapp Web para todos

A comunicação é essencial para qualquer empresa, assim como o marketing está para o fortalecimento da marca e divulgação de produtos e serviços.

Não adianta configurar e oferecer atendimento ao cliente no Whatsapp Web se ninguém souber que a sua empresa de drywall Belo Horizonte, por exemplo, está usando.

Depois de configurar uma conta comercial e um funcionário ou equipe dedicada pronta para lidar com as consultas do Whatsapp, você pode adicionar um link, botão ou número de telefone às suas contas de redes sociais, site, assinatura de e-mail e muito mais.

Há várias maneiras de integrar links para enviar mensagens para sua empresa no Whatsapp por meio de redes sociais ou site. Estabeleça a melhor forma de comunicação para alcançar o seu público de maneira acertada.

Aproveite os diferentes formatos de mensagem

O Whatsapp oferece muitos recursos que facilitam a comunicação para empresas e clientes. Por exemplo, você pode enviar fotos, vídeos, localizações exatas, GIFs, PDFs ou até mesmo gravações de voz.

Essa variedade de formatos significa que você não fica limitado a responder às perguntas dos clientes apenas através de texto.

Assim, as marcas podem enviar tutoriais em vídeo sobre o sistema de gestão financeira para pequenas empresas ou cardápios em PDF para ajudar os usuários com problemas mais complexos, e estes podem enviar vídeos mostrando os problemas com os quais estão lidando.

Explore o status para alcançar amplo público

O Status do Whatsapp é uma versão do Stories do Instagram. Se você não utiliza essa ferramenta para se comunicar com os contatos da sua empresa, está perdendo um dos maiores canais disponíveis para marketing digital.

Para não haver dúvidas, vale aumentar o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente contando histórias divertidas e humanas sobre a vida no empreendimento, ou em um evento ao qual você esteja participando.

Outra forma de usar o status é de forma mais promocional. Por exemplo, tente postar imagens ou vídeos destacando vendas ou descontos temporários em seu site.

Como o conteúdo desaparecerá após 24 horas, essa é uma ótima maneira de criar uma sensação de pertencimento e deixar as pessoas empolgadas com seus produtos, como brinquedos para cachorros hiperativos e serviços veterinários, se trabalhar nesse setor.

Conclusão

Assim como o Whatsapp Business continua a evoluir de um aplicativo de mensagens para outra plataforma de mídia social, o mesmo acontecerá com seus esforços de marketing.

O mais recomendado é que você comece a incorporá-lo em sua estratégia de marketing desde já, levando em consideração que é uma maneira versátil para distribuição dos mais variados anexos de seus produtos e serviços, como:

  • Chamada para ação;
  • Imagens de produtos;
  • Tabelas de preços;
  • Vídeos corporativos.

Também porque é uma forma gratuita de divulgação do seu lanche em Paraguaçu Paulista, ou onde quer que você esteja, e entender melhor as necessidades de seus clientes, para que assim possa entendê-los de uma maneira ainda mais personalizada no futuro.

O segredo é medir suas interações e garantir que cada mensagem enviada forneça ainda mais valor para sua marca. Por fim, sempre acompanhe as análises e continue otimizando suas campanhas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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