Melhores ferramentas para agendamento de postagens
Melhores ferramentas para agendamento de postagens
19 de janeiro de 2022
Já pensou em montar a sua loja no Facebook?
Já pensou em montar a sua loja no Facebook?
2 de fevereiro de 2022

Aumente as vendas com WhatsApp

Transforme seu WhatsApp em uma máquina de vendas!

Entre os aplicativos de mensagem instantânea e chamadas de voz ou vídeo o WhatsApp é considerado um dos mais influentes do mundo e aliás, o app se tornou basicamente uma extensão das pessoas onde quase todos usam.

No Brasil o aplicativo ocupa o terceiro lugar como uma das plataformas de mídia social mais ativa (dados da pesquisa da Infobip, plataforma de comunicação omnichannel, e desenvolvida pela empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com o site de notícias Mobile Time.) e inclusive pelo menos 80% da população brasileira usa o app WhatsApp ativamente.

Esses dados mostram o quanto esse aplicativo tem ganhado espaço entre a população e para os empreendedores seria um desperdício não usar dessa influência para criar mais um canal de comunicação e vendas aos clientes.

Aumentar as vendas com WhatsApp é uma estratégia que pode ser muito eficiente, mas para isso é necessário ter atenção aos processos. É crucial o cuidado na forma como se comunica com o cliente nessa plataforma, pois qualquer deslize pode causar um atrito na relação do cliente e a empresa.

Veja dicas importantes para vender online.

Aumente as vendas com WhatsApp

Confira abaixo algumas dicas para que aumente as vendas com WhatsApp.

  1. Peça autorização de seus clientes para mandar novidades

Antes de tudo você precisa montar uma lista de contatos para dar início ao processo de vender pelo WhatsApp. Você jamais deve incluir um contato à lista sem a autorização da pessoa. Coloque o seu número de WhatsApp nas informações de contato do seu negócio para o cliente ir até você ou peça sua autorização para enviar as novidades da marca estimulando a compra.

  1. Não foque apenas na venda, mas em atrair e engajar

O processo para realizar uma venda e fidelizar o cliente se inicia ao atrair a sua atenção e engajá-lo. Então a dica é não ir direto ao ponto e oferecer os seus produtos/serviços de forma agressiva. Ganhe a confiança dos clientes e melhore seu relacionamento com eles, pois é a partir disso que terá mais liberdade para sugestão de compra de produtos que sejam do seu agrado.

Confira esse artigo sobre como transformar seu WhatsApp numa máquina de vendas.

  1. Esteja disponível para o seu cliente, não o deixe esperando

Demorar de 30 minutos a 1 hora para responder é tolerável, o problema é quando você deixa seu cliente esperando um retorno por horas ou até dias. Você deve estar disponível para o cliente, se não o uso do WhatsApp como mais um canal de vendas será inútil. Mantenha-se atento e caso não puder responder envie mensagens automáticas dando “prazos” para retorná-lo.

  1. Deixe claro qual é o horário de atendimento do WhatsApp

Pode parecer óbvio essa dica, mas alguns clientes entendem errado a ideia do seu negócio ter um WhatsApp e por isso acham que deve respondê-los a qualquer momento do dia. É importante que deixe claro os horários para atendimento. Se possível deixe uma janela maior do que o praticado pelos comércios tradicionais. Assim evitará um cliente irritado (e sem ter razão).

  1. Aproveite o status do WhatsApp para engajar ainda mais

O novo status do WhatsApp segue basicamente a ideia dos stories que são usados no Instagram. Eles são bem dinâmicos por isso tornam a divulgação dos produtos/serviços mais interessante. No status você pode anunciar as ofertas do dia, lançamentos de novos produtos ou serviços, convidar o seu cliente para eventos, comunicar sobre promoções da marca e entre outros.

Para que aumente as vendas com WhatsApp será necessário ser ágil e ter disponibilidade suficiente para trabalhar no relacionamento com o cliente. Entenda que não basta deixar mais um canal de comunicação disponível ao cliente se não se prontifica a responder. Dê atenção ao cliente, faça ele se sentir especial e com isso pode estimular a compra de produtos/serviços.

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =