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28 de julho de 2021

Transforme seu WhatsApp em uma máquina de vendas!

Aumente as vendas com WhatsApp

Confira as principais dicas para fazer esse aplicativo trabalhar a seu favor

Você sabia que com o WhatsApp é possível impulsionar as vendas do seu negócio e ainda e criar autoridade para a sua marca? Se ainda não usa, está perdendo tempo e dinheiro.

Os dados publicados no portal Sebrae confirmam o motivo pelo qual o Facebook efetuou a compra bilionária do aplicativo em 2014. Afinal, atualmente, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma.

No Brasil, mais de 200 milhões de pessoas estão usando o WhatsApp, o equivalente a 75% do público. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas é enorme! Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia.

Curiosidades sobre o WhatsApp

Segundo o site Sky Net Sistemas, 64% das pessoas que usam WhatsApp afirmam que gostariam de receber ofertas e promoções pelo aplicativo desde que sejam relevantes. Isso é uma excelente notícia para quem pretende conquistar diversos clientes pelo aplicativo.

Outro dado interessante trata sobre a taxa de entrega das mensagens que é de 99,9%. A taxa de abertura das mensagens é de 92%. Convenhamos, afinal, 21% dos usuários de WhatsApp checam o aplicativo a cada 5 minutos e 33% das pessoas abrem o aplicativo assim que recebem uma notificação.

O seu cliente está no WhatsApp e você precisa acompanha-lo. O mais bacana é que não importa o tipo de negócio que você tem, o aplicativo serve para todos!

Acompanhe as dicas para aproveitar o WhatApp ao máximo e conseguir excelentes resultados

Crie contatos para a sua lista no aplicativo

Para o trabalho com o WhatsApp começar certo, é necessário gerar contatos para a sua lista.  Comece criando cadastros de clientes, solicitando o número do celular dessas pessoas.

O Facebook possui um tipo de anúncio chamado Facebook Lead Ads. É possível fazer campanhas com ele e obter o número de telefone das pessoas que interessa. Outra dica é usar o CRM para extrair esses dados. Solicite ao contato para preencher um formulário ou faça campanhas de leads.

Seu cliente precisa autorizar para enviar as mensagens

Em continuidade ao item anterior, vem o pedido de autorização para enviar mensagens. Seu cliente precisa aceitar que esses conteúdos sejam enviados a ele, via WhatsApp.

Lembre-se, incluir um contato em uma lista, sem avisa-lo, e começar a enviar várias mensagens é invasivo. É bem provável que além de perder o cliente você crie um inimigo, pois nem todas as pessoas se sentem à vontade recebendo várias mensagens, muito menos de um Grupo que elas nem solicitaram para entrar.

Organize a lista de clientes por interesses

Ao adicionar uma pessoa na agenda de contatos, inclua um símbolo ou uma tag para identificar o interesse dele, ao lado do nome (em sua lista), dessa forma você estará personalizando seus contatos.

Se você é dono de uma clínica de tratamentos estéticos, por exemplo, pode classificar os seus contatos na agenda. É possível colocar algum tipo de identificação ao lado dos nomes do tipo: Cristina, está fazendo sessões de drenagem linfática, uma vez por semana, durante dois meses. Marcos, cliente antigo da clínica, tem problemas de pele e precisa fazer os procedimentos uma vez por mês.

Após os registros dos clientes, você pode classifica-los dessa forma: Cristina: Drenagem / semanal; Marcos: tratamento pele / mensal. Com isso, no momento do cadastro, já pode clicar na lupa do WhatsApp, digitar apenas “drenagem”, e criar uma lista somente com esse perfil de cliente e frequência das idas à clínica, para poder avisá-los.

As listas de transmissão terão todos os clientes classificados por tipos de tratamentos e aí você pode avisá-los sobre promoções, por exemplo.

Lista de transmissão ou grupo?

Transforme seu WhatsApp em uma máquina de vendas!A lista de transmissão suporta até 256 contatos, isso quer dizer que é possível criar quantas quiser. O diferencial é que são segmentadas de acordo com o perfil de cada cliente. Desta forma, é possível ter um relacionamento com esses contatos.

A criatividade é que manda, pois podemos enviar ofertas, novidades, promoções, esclarecimentos, mensagem de bom dia e tudo mais que achar interessante.  Cada pessoa da lista vai receber a mensagem de forma privada. Ou seja, enviamos a mesma mensagem para todos da lista, mas o receptor verá a mensagem de forma individual.

O diferencial é esse: no grupo, todos enviam mensagens para o que fazem parte do mesmo e cria-se uma sala de conversa. Na lista, você e seu cliente conversam de maneira individual, mas o envio da mensagem que você faz é para todos de uma só vez!

Você sabia que mais de uma pessoa pode fazer o atendimento do seu cliente? Mas antes, você precisa separar os públicos para não misturar contatos de trabalho com os pessoais. Melhor ter um celular e um chip somente para o uso do WhatsApp Business ou dois celulares, um para uso pessoal e outro profissional.

Passo a passo para montar a sua lista de transmissão

  1. Crie contatos e adicione em sua agenda;
  2. Avise também o contato para adicionar o seu número na agenda dele;
  3. Você deverá abrir o WhatsApp;
  4. Em seguida, deverá clicar na tela de conversas do WhatsApp;
  5. Aperte o ícone ‘Nova Transmissão’ e escolha “Nova Lista”;
  6. Os contatos que você pode adicionar vão aparecer na sua tela;
  7. Selecione os nomes que escolher e toque no ícone de criar;
  8. Em seguida, vai abrir a sua primeira lista;
  9. Altere a lista, renomeando – a;
  10. Fique à vontade para colocar ou remover pessoas da lista.

Link direto do seu WhatsApp

Você pode criar um link direto do seu número de contato do WhatsApp e  colocá-lo no site oficial da sua empresa, em um anúncio ou no seu perfil do Facebook ou Instagram, por exemplo. Confira aqui.

Funciona da seguinte forma: o seu contato ou uma pessoa interessada em seu negócio ou produto, clica na opção de ‘Enviar Mensagem’ e, automaticamente, a tela do WhatsApp vai abrir, tanto no celular como no computador dele.

Atraia, engaje e converta!

Crie um relacionamento saudável com seu cliente, sem força-lo a comprar nada. Ou seja, abasteça seu contato com informações de qualidade, que o envolva emocionalmente.

O mais importante nessa fase é atrair a atenção dele e isso só se consegue com trabalho de conteúdo de boa qualidade. Dessa forma, primeiro você irá conquista-lo para depois, num futuro próximo, puxa-lo para a conversão ou a venda, propriamente dita.

Você sabia que as estratégias adotadas no SAC de um site ou e-commerce podem ser adotadas no WhatsApp? E ainda há um diferencial a favor do cliente, que é a facilidade de se relacionar com você pelo aplicativo de forma imediata. Caso contrário, ele teria que abrir um formulário de contato no site ou ter que enviar e-mail e esperar horas ou dias por uma resposta.

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