Marketing digital: Saiba os benefícios de investir no seu negócio
Marketing digital: Saiba os benefícios de investir no seu negócio
27 de abril de 2022
Chatbot: Entenda o que é, e a sua importância
Chatbot: Entenda o que é, e a sua importância
12 de maio de 2022

Ferramenta de automação: você sabe o que é?

Ferramenta de automação: você sabe o que é?

A ferramenta de automação é essencial para agilizar determinados processos e ações do marketing digital. 

Além disso, ajuda a promover a personalização do relacionamento de uma empresa com todos os seus leads, visando o aumento da conversão de vendas.

Com o auxílio da tecnologia, as etapas do trabalho dos profissionais de marketing se tornam cada vez mais práticas. Desde a captura de potenciais clientes, até o acompanhamento do seu comportamento são monitorados pela técnica de automação.

Ferramenta de automação: você sabe o que é?O objetivo desse recurso não é substituir o trabalho humano, mas torná-lo mais prático e assertivo. Outra vantagem da utilização dessa ferramenta é a melhor otimização do tempo utilizado em cada tarefa da rotina corporativa ou empreendedora.

A automação de processos pode ser utilizada por qualquer empresa ou empreendimento que deseje realizar diversas funções do marketing de forma rápida, e sem possuir uma equipe composta por colaboradores responsáveis por cada tarefa. 

Essa é a alternativa ideal para empresários e empreendedores que buscam soluções eficientes e que exijam um baixo investimento. Com uma internet ultra rápida e instalações de softwares, o sucesso e economia são garantidos para o marketing digital.

Além do benefício de redução de custos, a ferramenta de automação é capaz de resolver processos operacionais e burocráticos, enquanto a equipe de colaboradores se concentra apenas na elaboração e execução de tarefas estratégicas.

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo é primordial investir em todas as estratégias possíveis para aprimorar o método de trabalho. 

Com a ajuda de recursos tecnológicos e digitais, pode-se alcançar os seguintes benefícios:

Para que todas essas vantagens sejam conquistadas por um time de marketing, é primordial seguir alguns passos. 

O primeiro deles é definir as estratégias e as métricas que serão implementadas na campanha de automação.

Ferramenta de automação: você sabe o que é?A seguir, deve-se selecionar a ferramenta ou o software que melhor atendam as necessidades do objetivo estabelecido. Dessa forma, o fluxo de trabalho poderá fluir com eficiência e naturalidade.

A definição do formato de comunicação com o cliente em cada etapa do processo de compra também é primordial. 

Isso pode ser feito por e-mail, mídias sociais ou alternativas disponibilizadas pelo software disponível.

Outro ponto importante é a escolha de quais serão os conteúdos oferecidos ao público, em cada etapa de aquisição de alguma mercadoria. A partir disso, será possível prosseguir didaticamente até a finalização de uma compra.

Por fim, após pensar em todas as estratégias de cada campanha e função que será automatizada, as métricas de acompanhamento devem ser definidas. Assim, será possível acompanhar cada progresso e dificuldade enfrentada na transição.

Quais são as principais ferramentas de automação?

Após saber o que são ferramentas de automação, como elas podem ajudar uma empresa ou negócio e quais são os passos necessários antes de optar por esse meio, é primordial conhecer as principais possibilidades disponíveis no universo digital.

Como mencionado anteriormente, elas são capazes de resolver diversas etapas processuais do marketing, portanto, conhecer cada uma e qual a sua função é imprescindível. 

Entre os tipos de ferramenta de automação, estão as listadas a seguir:

1.    RD Station

O software é responsável pelo agendamento e disparo de e-mails, análise dos leads e do seu comportamento digital, agendamento de publicações nas mídias sociais e criação de landing pages.

Com ele, é possível que as informações enviadas ao cliente sejam muito mais efetivas e resultem em conversões de vendas. 

Suponhamos que um distribuidor de cosméticos para revenda faça uso desse recurso para automatizar processos. Em consequência, ele consegue segmentar muito melhor a persona de seus clientes. 

Dessa forma, o funil de vendas será melhor estruturado e poderá servir como base para a produção de conteúdos direcionados a diferentes grupos e pessoas potenciais.

2.    Hubspot  

Essa é uma ferramenta responsável pela junção de todas as áreas de comunicação de uma empresa. Com ela, é possível acompanhar o cliente desde o primeiro contato com a marca, até o momento do pós-venda.

Todos os processos podem ser automatizados e controlados por uma plataforma, de forma mais humana e sem contar com uma equipe de colaboradores de diversas áreas do marketing.

Uma escola que oferece curso de roteiro, por exemplo, pode contar com uma análise muito mais precisa de cada aluno, por meio de um banco de dados. Com isso, as propostas terão muito mais chances de chegarem ao alvo certo e serem convertidas.

Além disso, é possível que ela tenha acesso às negociações que foram bem sucedidas e às que não conseguiram ser concluídas. Assim, o panorama de vendas é ampliado e administrado da melhor forma.

3.  Autopilot

Por meio da ferramenta é possível automatizar os movimentos de nutrição de leads e envio de e-mail marketing. Além disso, o seu uso amplia a visão da jornada dos leads no funil de vendas.

Imagine que um e-commerce focado na venda de balcão para lanchonete faça uso do Autopilot. Com isso, ele consegue monitorar quais são as pessoas mais propícias a efetuar uma compra e quais são aqueles que ainda precisam ser persuadidos.

Com esses dados em mãos, o responsável pela loja virtual pode traçar estratégias muito mais certeiras para aumentar o número de clientes e consequentemente de vendas e lucratividade do negócio.

4. Infusionsoft

Cobranças indevidas e oferta de conteúdos repetidos deixam de ser problemas com o uso dessa ferramenta. 

Além de auxiliar na administração do disparo de e-mails automáticos, ela acompanha o comportamento do consumidor dentro dos sites.

A partir disso, é possível ir mudando as estratégias de acordo com o cenário encontrado. 

Uma empresa de empresa de terceirização de serviços de manutenção, por exemplo, pode compreender muito melhor o público que navega pelo seu site.

O uso da Infusionsoft ajuda na criação e gerenciamento de landing pages direcionadas à oferta de cada serviço. Com isso, é possível compreender qual cliente visitou a página e o que ele tem buscado.

Assim, a oferta de um serviço repetido já adquirido, como o de manutenção de ar condicionado central, não ocorrerá e dará espaço a novas interações e novas estratégias com o cliente.

5. Slack

A ferramenta possibilita a criação de equipes por meio dos canais de comunicação. Além disso, estabelece datas de entregas para determinados projetos e promove lembretes automáticos que não permitem que os colaboradores deixem de cumpri-los.

Com a missão de potencializar o trabalho em equipe, esse tipo de automação visa otimizar o tempo dedicado a cada tarefa, de forma a cumprir todas as demandas. Assim, o número de esquecimentos sobre as obrigações diárias passa a ser muito menor.

A utilização pode auxiliar também no controle da realização de reuniões. Uma empresa de transporte fretado pode contar com a ferramenta para gerenciar as reuniões com as equipes internas e externas, sem deixar nenhuma em esquecimento.

Quais os benefícios da automação?

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é essencial se adaptar aos recursos que auxiliem no desenvolvimento e desempenho das tarefas diárias no ambiente de trabalho.

São diversas alternativas que podem auxiliar empresas a crescer e aumentar a produtividade por meio de ferramentas e softwares tão eficientes quanto um colaborador. Entre elas, pode-se mencionar as seguintes:

Aumento da produtividade

O sistema automatizado de marketing digital age tão rápido quanto um sistema de alarme para loja. Com isso, a produtividade das tarefas é maior, o que gera benefícios às empresas, como o crescimento, aumento do lucro e menor sobrecarga da equipe.

Melhor uso do banco de dados

A adoção de um sistema que concentre todos os dados internos e externos é essencial para uma melhor integração de todas as áreas de uma empresa. Com uma ferramenta unificada, todos os funcionários ficam cientes dos processos e status de cada um.

Padronização dos processos

As operações feitas por ferramentas tecnológicas estão menos propensas a erros, portanto, o seu uso traz padronização às empresas que adotam essa prática. 

Além do controle do desempenho, a automação também cuida da qualidade da gestão.

Redução de custos

Com o auxílio de um software ou uma plataforma é possível desempenhar diversas funções em uma empresa, de forma assertiva. Consequentemente, isso diminui o investimento em novas contratações de funcionários e aumento do seu trabalho.

Considerações finais

Resumindo, automatizar processos de marketing é garantir a otimização do tempo, melhor manipulação de informações, melhor segmentação do público e melhor direcionamento de conteúdos e ofertas.

O investimento na tecnologia, consequentemente, traz retornos muito positivos às organizações, como um rápido crescimento, expansão, melhor gestão, aumento da produtividade e maior lucratividade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dezessete =