Marketing de conteúdo é uma estratégia usada para atrair clientes por meio de materiais que abordam assuntos de seu interesse e agreguem valor, como os textos e posts em redes sociais.
Essa ação não tem como objetivo promover a marca, mas é capaz de atrair o público e solucionar o problema das pessoas.
Aliás, o marketing digital se tornou uma necessidade para as organizações, sendo um investimento indispensável para qualquer empresa que queira impactar o público certo.
Em outras palavras, qualquer marca que queira continuar relevante para a audiência precisa construir uma boa presença online.
As empresas precisam estar na internet, mas também saber se posicionar dentro dela, pois é assim que vão conquistar a atenção do público e se destacar em meio aos concorrentes.
As corporações precisam adotar boas estratégias para conquistar os consumidores, e uma das mais usadas é o marketing de conteúdo. Mas, para aproveitar todas as vantagens trazidas por ele, é necessário saber aplicá-lo.
Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar alguns pontos importantes sobre esse assunto para esclarecer todas as suas dúvidas.
Você vai saber o que é marketing de conteúdo, por que ele é importante e de que maneira pode ajudar as empresas a conquistarem mais clientes.
Marketing de conteúdo: do que se trata?
O marketing de conteúdo é uma estratégia feita para engajar o público e aumentar a quantidade de clientes e potenciais clientes, por meio de materiais relevantes e valiosos.
Dessa forma, é possível atrair a atenção das pessoas, gerar valor para a audiência e ainda criar uma percepção positiva da marca, atraindo mais oportunidades de negócios.
Só que para aplicar essa estratégia, uma marca de vinho fino seco deve compreender que as pessoas não se convencem mais a respeito de um produto ou serviço, apenas com uma propaganda de TV.
O consumidor moderno quer saber tudo a respeito das empresas e estabelecer uma relação de confiança com elas, para só assim comprar os produtos e serviços que oferecem.
Nesse sentido, é necessário criar conteúdos que ofereçam algum benefício para os leitores, esclareçam suas dúvidas, resolvam seus problemas, e assim em diante.
O material precisa transmitir uma mensagem para o público, no momento em que as pessoas mais precisam dele. Consequentemente, a marca supera as expectativas, promove algo de valor e que será compartilhado.
Contudo, para funcionar é necessário seguir as cinco etapas que fazem parte do planejamento de marketing de conteúdo. São elas:
- Planejamento;
- Elaboração da persona;
- Criação de conteúdo;
- Distribuição;
- Análise dos resultados.
A primeira etapa consiste em deixar o planejamento claro, mostrar quais são os profissionais responsáveis pelas tarefas e de que maneira elas ajudam a atingir a meta.
Além disso, uma empresa de mudança comercial frete também deve passar pela segunda etapa, de modo a desenvolver o perfil de cliente ideal e direcionar todos os conteúdos produzidos a esse perfil.
Finalmente chega a etapa da criação de conteúdo, que podem assumir diferentes formatos, como vídeos, textos, imagens, dentre outras possibilidades.
Depois de prontos, eles precisam ser promovidos em diferentes canais, como no caso das redes sociais, onde é possível compartilhar com facilidade.
Por fim, chega à etapa de mensuração de resultados, que serve para analisar o que precisa ser melhorado e o que realmente funciona.
Importância do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é importante por diversas razões. Uma delas é o fato de que consegue reduzir consideravelmente os custos para divulgar a marca.
Muitos aspectos mudaram desde que o marketing digital passou a fazer parte do planejamento dos negócios, principalmente o fato de que ele é acessível a qualquer tamanho de empresa, ao contrário do marketing tradicional.
Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pela Demand Metric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato do que o marketing tradicional, embora ajude a gerar muito mais leads.
Por meio dele, uma confecção de agasalho esportivo personalizado também consegue se relacionar melhor com os clientes.
Isso acontece porque esse tipo de estratégia é menos intrusiva e, ao invés de interromper o cliente com propagandas, busca levar informações e esclarecer suas dúvidas.
Ao longo do tempo, eles desenvolvem um relacionamento saudável e positivo, fazendo com que os consumidores se sintam mais valorizados pelas empresas.
Como consequência torna-se mais simples de fidelizá-los, e a partir disso voltam para a comprar mais vezes e falam sobre a marca com outras pessoas.
O marketing de conteúdo também ajuda a aumentar o tráfego nos sites das empresas. As marcas que investem nessa ação recebem, em média, 2,2 vezes mais visitas que as demais.
Assim, se uma empresa de limpeza de fachada publicar 13 conteúdos por mês, a quantidade de visitantes pode aumentar em mais de 4 vezes.
A prática também melhora o branding da marca, portanto, faz com que o público tenha uma percepção melhor em relação à empresa.
Ela estará sempre presente na mente das pessoas e será lembrada quando houver uma necessidade de compra, e isso acontece porque a relação entre confiança já foi estabelecida.
Embora o objetivo do marketing de conteúdo não seja vender, ele acaba fazendo com que a venda se torne uma consequência natural.
Uma pesquisa realizada pela Hubspot mostrou que os consumidores ficam cerca de 50% do tempo consumindo conteúdo antes de comprar alguma coisa.
Como atrair clientes?
O marketing de conteúdo só oferece todas as estratégias que mostramos anteriormente se for aplicado da maneira certa, e é dessa maneira que ele vai atrair clientes. Dentre as principais ações estão:
1 – Oferecer detalhes sobre o assunto
Não é de hoje que sabemos que o Google gosta de materiais detalhados. Assim sendo, na hora de criar os materiais, é necessário se atentar a todos os detalhes sobre o assunto.
Por exemplo, se for apresentar dicas de pintura predial, a marca precisa fazer uma pesquisa extensa sobre o tema e criar um artigo que tenha, em média, 2.000 palavras.
A publicação constante de artigos detalhados melhora o tráfego da plataforma nos resultados de pesquisa, no entanto, uma opção também é obter compartilhamentos sociais e fazer a empresa crescer na web.
Se a intenção é vender, de acordo com uma pesquisa da Marketing Experiments, mostrou que um discurso de vendas mais longo é capaz de aumentar em 30% a conversão, do que discursos curtos no site da empresa.
Para escrever um material detalhado, é necessário escolher um tema e estudá-lo profundamente, criar um título com uma palavra-chave de cauda longa, pesquisar informações recentes e adicionar imagens.
2 – Testar botões de chamada
A chamada para ação, também conhecida como call to action (CTA), é uma frase ou link usado para aumentar as conversões, orientando os usuários a realizarem algo que a empresa deseja.
Um fabricante de toldo para comércio pode aumentar a taxa de conversão em 13%, fazendo testes nos botões de chamada, o que ajuda a atrair mais clientes.
Especialistas afirmam que ela representa um ponto crítico entre conversão e rejeição, portanto, se a companhia não quer que os leitores abandonem a landing page, precisa testar formas, tamanhos e cores da chamada para ação.
Esse teste pode ser criado de várias maneiras e o objetivo é melhorar a performance da estratégia.
3 – Investir em uma abordagem pessoal
É fundamental escrever textos que falem diretamente com o leitor, pois é dessa forma que ele vai se conectar de maneira próxima com a companhia.
Em outras palavras, uma escola que oferece curso de manutenção de iphone deve falar diretamente com os seus leitores, direcionando o conteúdo para eles e diminuindo a distância entre a marca e o público.
4 – Mostrar dados quantitativos
Sabemos que o marketing de conteúdo é um investimento importante atualmente, sendo cerca de 41% mais barato do que as estratégias pagas, como no caso dos links patrocinados.
No entanto, a estimativa é de que, em 3 anos, seja capaz de gerar 300% mais leads do que as ações pagas.
O consumidor confia, entretanto, em quem comprova os fatos por meio de números. Em outras palavras, é necessário embasar o que se fala, sempre utilizando fontes confiáveis para fazer isso.
5 – Usar as estratégias de SEO
Por fim, o marketing de conteúdo vai atrair mais clientes se contar com as estratégias de SEO, mas para isso é necessário determinar o que os clientes estão buscando, integrar as palavras ao conteúdo e escrever meta-título atraente.
Logo, uma empresa de instalação de persiana romana deve linkar páginas relevantes de seu site, incluir botões de compartilhamento nas redes sociais e acompanhar as estratégias usadas pelos concorrentes.
Considerações finais
O marketing de conteúdo é uma estratégia que, como nenhuma outra, é capaz de construir uma imagem positiva e trazer mais credibilidade para a marca.
Embora seu foco não seja atrair clientes, há maiores possibilidades de obtenção desses resultados uma vez que os materiais falam sobre assuntos do interesse do público e esclarecem todas as suas dúvidas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.