Marketing de conteúdo: saiba como pode ajudar a atrair mais cliente
Marketing de conteúdo: saiba como pode ajudar a atrair mais clientes
20 de abril de 2022
Call-To-Action: Saiba mais sobre e a sua importância
Call-To-Action: Saiba mais sobre e a sua importância
26 de abril de 2022

Como ganhar mais clientes por meio da interatividade?

Como ganhar mais clientes por meio da interatividade?

Para ganhar mais clientes e ter credibilidade, as empresas podem investir em estratégias de marketing interativo, algo que motiva a interação do público com a marca e cria uma melhor relação cliente-empresa.

Isso porque esse é um método que ajuda muito no engajamento e otimização das ações de marketing, aproxima e traz uma melhor compreensão das necessidades e gostos da audiência, bem como coloca a marca mais à disposição dos usuários.

A experiência do cliente é algo muito importante, principalmente no momento de decisão de compra. Deste modo, as empresas precisam dar uma atenção especial para o processo de relacionamento e compra para conseguir excelentes resultados.

Os consumidores modernos não gostam das empresas que os tratam apenas como meros números em uma planilha, preferindo aquelas que priorizam um tratamento personalizado e humanizado.

Assim, é importante ter compreensão sobre os consumidores, seus gostos e hábitos. Isso porque esse detalhe ajuda a guiar as estratégias de marketing e de conteúdo.

No caso das estratégias focadas em marketing de conteúdo, as ações visam criar uma relação de confiança entre marca e persona (representação do cliente ideal), atraindo esse usuário para depois convertê-lo em lead e cliente, efetivamente.

Isto posto, desenvolver experiências interativas e atrativas são formas de superar os concorrentes do mercado, conquistar os clientes, informar e conquistar a confiança do consumidor, se destacando no segmento de atuação – independentemente de qual seja.

É neste momento que o marketing interativo pode ser incorporado no planejamento da empresa. Com alguns elementos de interatividade é possível otimizar algumas etapas do funil de vendas.

Deste modo, entender o conceito e como aplicá-lo é o modo de conseguir utilizar as estratégias em uma empresa de ar condicionado, e em outras de diferentes segmentos.

O que é Marketing Interativo?

Como ganhar mais clientes por meio da interatividade?O marketing interativo consiste em um conjunto de estratégias que visam encorajar a persona a interagir com a marca, criando um cenário para atração, nutrição e conversão dos leads e o estabelecimento de uma “conversa”.

Essa é uma ótima maneira de melhorar o engajamento dos consumidores, potencializando e, ao mesmo tempo, proporcionando uma ótima experiência.

A ideia de interatividade é colocar sempre o cliente no centro dos processos realizados pela empresa, gerando um sentimento positivo de colaboração e inclusão.

Deste modo, é possível dialogar com a persona e deixá-la em uma posição em que ela se sinta no controle da experiência, algo que gera ótimos resultados.

Exemplo disso é exibir a produção de uma nova linha de vestuário nas redes sociais e convidar os usuários a marcar os tipos de peças que tem mais interesse para a nova coleção.

As vantagens do marketing interativo não se restringem apenas ao fator marca-cliente. As estratégias ajudam muito no desenvolvimento estratégico, por exemplo, da sua empresa de envelope personalizadose também de outras áreas.

Como as estratégias de marketing interativo podem ser úteis nos negócios?

As estratégias de marketing interativo focam na troca de informações com a audiência.

Para incorporar as técnicas no seu negócio, é importante entender que a marca não está no controle das relações com os consumidores.

No marketing 4.0, o público fica no topo da hierarquia do mercado, algo que permite ditar tendências, seja de forma direta ou indireta.

O segredo para ter sucesso com as estratégias é saber as preferências da persona, assim será mais fácil criar uma abordagem conforme os interesses delas, mas direcionando aos objetivos do negócio.

No marketing interativo, as ações são baseadas em trocas nas quais o papel do emissor e receptor se invertem, possibilitando uma comunicação mais horizontal.

Quanto mais a persona interage com a marca, maior a possibilidade de crescimento da confiança e desenvolvimento . Com isso, o processo de coleta de dados sobre frequência de compras, hábitos de consumo, estilo de vida e preferências se torna mais simples.

Para chegar neste nível, as empresas precisam focar em diálogos inteligentes, oferecendo vantagens antes de pedir para que os consumidores preencham formulários, por exemplo.

Outra opção é pensar em experiências inesquecíveis, os usuários terão memórias e podem desenvolver um bom relacionamento com a marca.

É com a troca de informações com os consumidores que as empresas de cabeamento estruturado podem aprimorar os seus produtos e serviços, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes e melhorando o engajamento nos canais de comunicação.

O mesmo processo se dará em outros segmentos do mercado, que podem avaliar as interações para otimizar os processos de contato e os serviços oferecidos.

A interatividade tende a ficar marcada na memória dos clientes, por isso investir nessa estratégia é uma excelente maneira de ter bons resultados nos negócios, visto que favorece a experiência e memória afetiva.

Deste modo, abrir um espaço para que o público participe e se sinta parte das ações e de diferentes processos contribui para que ele se sinta valorizado e, consequentemente, prefira a marca. Afinal, ela se preocupa em oferecer uma excelente experiência.

Benefícios do marketing interativo

Existem muitos benefícios em investir no marketing interativo. As principais são:

Engajamento

É importante assegurar que os clientes tenham experiências e interações positivas, recebendo um tratamento amigável. Isso aumenta as possibilidades de bons resultados.

Os clientes podem relatar suas experiências com a marca, algo que permite acompanhar e nutrir um relacionamento positivo com a empresa, além de divulgar os produtos e serviços da companhia nas redes sociais e em conversas com amigos/familiares.

Ou seja, eles interagem mais e estimulam seus círculos sociais a fazerem o mesmo.

Otimização do banco de dados

Ter mais informações sobre o seu público e persona aumenta as chances de atender as expectativas das pessoas e criar ações mais efetivas.

Isto posto, o processo de tomada de decisões se torna mais prático e permite surpreender com melhorias coerentes, ajudando nos resultados da empresa, além de facilitar o gerenciamento de riscos do negócio.

Envolvimento

Quando um potencial cliente permanece por mais tempo no site, focado em responder um quiz ou fornecer dados em uma landing page, é possível que ele pesquise outras informações e assim se mantenha mais inteirado.

Fidelização

O cliente que é valorizado passa a confiar mais na marca que escolheu se relacionar.

A confiança é a base de um bom relacionamento e pode impactar os processos de fidelização com a marca.

Valorização do cliente

Ao criar um espaço de relacionamento por meio do marketing interativo permite que o consumidor perceba que a marca não o trata apenas com mais um cliente.

Assim ele tem a sensação de ser ouvido e recebe a atenção que merece, algo que ajuda no crescimento da empresa e no retorno desse cliente.

Como ganhar mais clientes por meio da interatividade?

Tipos de conteúdos interativos que podem ajudar nos negócios

Conhecer alguns conteúdos interativos que podem ser utilizados é uma maneira de conseguir desenvolver estratégias que facilitam a conversão com mais clareza.

Os conteúdos interativos são aqueles que transmitem muitas informações, mas dependem de uma ação do leitor, por isso geram um grande engajamento.

Para isso podem apontar dados personalizados conforme os interesses de quem interage e são considerados inovadores. Algumas das suas características são:

  • Permite gamificação;
  • Perecibilidade;
  • Potencial para viralizar;
  • Inovador;
  • Pode ter gráficos atrativo;
  • É simples;
  • Estimula emoções.

Os conteúdos interativos que são produzidos para a fase de decisão de compra ajudam a prender atenção dos leads em um momento crucial na jornada de compra, por isso tem um papel estratégico e devem contar com informações relevantes para esse momento.

Os principais formatos de conteúdos consistem em landing pages interativas, pesquisas, mapas e vídeos interativos, jogos, demonstrativos ao vivo, calculadoras e quizzes.

Estes são formatos que podem ajudar uma empresa de portaria e outras de diferentes áreas a efetivarem os processos de conversão.

Para que sejam qualificados, no momento de elaborar os conteúdos os profissionais precisam considerar alguns fatores como quem é a persona do seu negócio, as demandas e realidade atual.

Além disso, é preciso considerar como os produtos e serviços podem ajudar nas necessidades das personas e qual o melhor formato de conteúdo para proporcionar uma boa experiência de comunicação e evidenciar esse auxílio, promovendo as interações.

Em relação à estratégia é preciso considerar quais são as metas e objetivos da sua empresa e como melhorar o relacionamento com os clientes para ganhar mais credibilidade, potencializar o engajamento e taxas de conversão.

Por fim, é crucial definir os indicadores de sucesso que podem ajudar na análise de performance das estratégias.

Como colocar o marketing interativo em prática?

Para implementar as estratégias de marketing interativo na sua marca, seja um fornecedor de transformadores de tensão ou um comércio varejista, os profissionais podem criar:

Diálogos frequentes nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é muito importante para as marcas que desejam ter mais clientes e estimular a interação.

As redes são excelentes canais de comunicação e permitem aproximar os leads com as postagens, aumentando o nível de interação.

Deste modo, se manter presente nas redes, com uma boa interatividade e um suporte de qualidade são formas de conquistar a confiança dos clientes.

Ofereça um quiz

O hábito de responder diversos quizzes e testes sobre diversos assuntos são ações que têm crescido nos últimos anos.

Essa ferramenta é um excelente entretenimento, pois as pessoas estão sempre querendo saber o que mais combina com elas.

Sendo assim, explorar e desenvolver um quiz é uma ótima maneira de promover interatividade para o público e pode ajudar nas vendas de livros infantil cristão e outros produtos diversos.

Promova lives

As lives são um recurso presente em várias redes sociais e as empresas podem utilizar para falar com o seu público em tempo real.

Essa ação promove um momento para esclarecimento de dúvidas, para que as pessoas conheçam todos os produtos e serviços, entre outras possibilidades.

Portanto, investir em estratégias de marketing interativo é o modo das empresas de diferentes segmentos, como de climatizadores evaporativos, ganharem mais clientes ao oferecer experiências incríveis e produtos de qualidade. Com isso a marca conquista mais espaço no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe isso
Gizella Almeida
Gizella Almeida
Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade UNINOVE, em São Paulo, já trabalhou como auxiliar de marketing em uma agência de empregos e foi assistente de atendimento telefônico. Atualmente trabalha como assessora digital e redatora para sites e blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 13 =