Os sistemas de automação de marketing é uma tecnologia que vem para fazer com que ações ou processos aconteçam de forma automática.
Como resultado, é essencial para o seu negócio, facilitando diversos serviços, reduzindo o seu tempo de trabalho e ainda acelerando os resultados.
Por isso, conheça agora um comparativo entre os principais sistemas para escolher aquele que atenda todas as suas necessidades.
Comparativos dos melhores sistemas de automação de marketing
A automação é um dos temas mais falados nos últimos anos e, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, vale a pena conferir um post completo do tema, Ferramenta de automação: você sabe o que é?
Enfim, conheça agora as vantagens e desvantagens de cada um os principais sistemas mais interessantes do mercado.
RD Station
Primeiramente, RD Station é uma ferramenta brasileira e que já é líder no mercado, nascida em Florianópolis com o objetivo de facilitar a comunicação entre empresa e cliente.
Dessa forma, as principais vantagens incluem:
- Mais facilidade para organizar todas as estratégias do seu negócio;
- Você consegue fazer o gerenciamento de todas as mídias digitais;
- Métricas que mostram o seu retorno;
- Vai te ajudar nas técnicas de SEO;
- Interface simples e amigável;
- Navegação simples e intuitiva;
- Bom custo-benefício;
- Diversas funcionalidades;
- Tem opção totalmente gratuita e mais.
Ao mesmo tempo, possui alguns fatores que importantes relatados pelos usuários que merecem a sua atenção, dentre eles:
- Relatos de fluxos arcaicos, com ações primárias no plano Light;
- Opções estáticas para criação de langind pages com poucas opções de edição;
- Poucas opções de testes A/B.
Hubspot
O Hubspot é um sistema americano fundado em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah focado em produtos de software para atendimento ao cliente, vendas e marketing de entrada.
Por isso, está entre os melhores sistemas de automação de marketing e tem as seguintes vantagens:
- Possui SEO embutido;
- Apresenta facilidade para o compartilhamento;
- Nutrição de leads automatizada;
- Diversos recursos e indicadores de desempenho;
- Interface intuitiva e simples de usar;
- Programas de treino;
- Tem versão gratuita;
- Opções de planos com funcionalidades diversas;
- Dá para criar todo o seu website dentro do sistema;
- Integrações para tudo o que você precisa e mais.
Por outro lado, algumas desvantagens citadas pelos usuários incluem:
- Suporte apenas na versão paga (algo bastante comum);
- Você não consegue criar novos módulos;
- Baixa flexibilidade para processos diferentes de venda/negócio;
- Os campos de calculados só são uma opção no plano mais caro;
Mautic
O Mautic é um dos sistemas de automação disponíveis para você e para o seu negócio, fundado em 2014 por David Hurley.
Vale destacar que a ferramenta é a primeira Open Source Gratuita, ou seja, de código aberto. Pensando nisso, as principais vantagens são:
- Facilidade para gerir a infraestrutura;
- Gratuito e com planos mais baratos;
- Maior facilidade para replicar conteúdo;
- Plataforma totalmente personalizável;
- Diversas funcionalidades para você e seu negócio;
- Integração com CRM ou outras ferramentas de site;
- Criação de landing pages com canal direto de comunicação e mais.
Da mesma maneira, existem alguns pontos que merecem a sua atenção, como por exemplo:
- Você não pode liberar acesso a clientes;
- Exige cuidado na organização para evitar que a gestão fique bagunçada;
- Ao sair de uma lista, sai de todas;
- Só tem um código de tracking e URL de acesso.
Melhores sistemas de automação de marketing: qual escolher?
Agora que você conhece melhor cada uma das vantagens e desvantagens principais de cada um desses sistemas, fica a dúvida de qual opções escolher.
Portanto, algumas informações podem te ajudar nessa tomada de decisão.
A Hubspot, por exemplo, é uma das mais completas e mais caras (inclusive, cobra em dólar), ideal para projetos e empresas maiores, que tem um faturamento alto.
Da mesma forma, é ideal que a equipe tenha conhecimento suficiente para usar todas as funcionalidades.
Já a RD Station é líder no mercado brasileiro e tem um custo-benefício mais interessante.
Inclusive, é reconhecida por realizar diversos eventos, fortalecendo e otimizando o networking.
Entretanto, tem menos funcionalidades e ideal para empresas que estão começando.
Por fim, o Mautic é indicada para as empresas que tem um conhecimento de TI mais amplo, já que não tem suporte ou equipe para implementar.
Ao mesmo tempo, é bastante inovadora, tem código aberto, mas também limitações relacionadas aos recursos.
Logo, é interessante realizar esse comparativo além do custo na hora de escolher entre os melhores sistemas de automação de marketing, considerando como pode te ajudar.
Você também deve avaliar o conhecimento referente ao sistema, principalmente se não tiver uma equipe especializada ou profissionais que atuam simultaneamente em outras áreas.
Aproveite para conhecer a Agência Digital VMW, a agência especializada em desenvolvimento web, marketing digital e inbound marketing.
Desse modo, você terá acesso as tecnologias mais recentes do mercado, projetos bem sucedidos e soluções poderosas para o seu negócio.
Além disso, acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades, tirar dúvidas e descobrir as melhores ferramentas e tendências.