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Como gerar tráfego orgânico?

Como gerar tráfego orgânico?

Uma das bases do marketing é ter a capacidade de atrair pessoas de forma espontânea: é o que se chama de tráfego orgânico.

Há várias possibilidades de potencializar o tráfego de forma paga que também são vantajosas e geram resultados consistentes.

No entanto, o tráfego orgânico é interessante porque permite chegar a muitas pessoas sem gastar recursos a mais para isso.

Por essas e por outras razões, ele faz parte dos objetivos prioritários de qualquer empreendedor especializado em ambiente digital.

Entenda os detalhes do tráfego orgânico, por que trabalhar para alcançá-lo e como fazer isso no material abaixo, confira!

O que é tráfego orgânico?

Todas as visitas a um canal digital (como o site ou blog de uma empresa) são chamadas de tráfego.

Tráfego orgânico nada mais é do que visitas recebidas espontaneamente, ou seja, sem propagandas, por inbound marketing (marketing de atração).

A maior diferença entre tráfego orgânico e pago é que você gasta dinheiro uma vez para obter resultados por um longo período de tempo.

Um artigo de blog que você escreve leva tempo e custa dinheiro, mas pode produzir resultados hoje e daqui a um ano.

Por outro lado, no tráfego pago os resultados só vem enquanto você pagar por ele.

Dessa forma, não é tanto que o tráfego orgânico não tem dinheiro envolvido (pois tem), mas mais pela longevidade e duração dos resultados proporcionados por ações específicas.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Nós já começamos a traçar alguns dos pontos mais do que positivos do tráfego orgânico no tópico acima.

Agora continuaremos mostrando e explicando por que esse termo é tão conhecido e abordado nas campanhas de marketing digital, leia mais!

Constrói autoridade

Esse tipo de tráfego costuma acontecer tendo mecanismos de busca como intermediários. Ou seja, as pessoas chegam até uma marca a partir de pesquisas que elas mesmo realizam.

Google, Yahoo e similares são espécies de janelas por onde milhares de usuários tomam conhecimento de sites que os agradam.

Com o decorrer do tempo, um blog bem posicionado ali se transforma em autoridade no setor em que atua.

A construção da autoridade é crucial para ter imagem positiva na web e, a partir daí, fazer mais e mais negócios.

Alimenta relacionamentos

É claro que o marketing digital não começa e acaba na conversão: o relacionamento que se cria nesses processos também é de extrema importância.

Pense nos recursos típicos de um blog:

  • Caixa de comentários;
  • Curtidas;
  • Link para newsletter;
  • Informações de contato.

Todos eles são oportunidades para que o leitor inicie um contato mais próximo com a marca – isto é, travar realmente um relacionamento com a empresa.

Tem melhor custo-benefício

Colocando na ponta do lápis, estratégias bem elaboradas de tráfego orgânico valem mais a pena do que estratégias de tráfego pago.

A margem de lucro é bem maior principalmente porque o investimento necessário para se ter sucesso é mais baixo.

Marketing de conteúdo e técnicas de SEO, por exemplo, são dois componentes relativamente simples e baratos que geram resultados notórios. Continue lendo para saber mais!

Como alcançá-lo?

As estratégias e técnicas de tráfego orgânico têm relação com a qualidade de navegação e, acima de tudo, a qualidade do conteúdo que se acessa e consome.

Detalhamos esses aspectos nos tópicos abaixo, acompanhe.

Produzindo conteúdo relevante

Sob diversos aspectos, o conteúdo é o cartão de visitas de um empreendimento na internet. As pessoas ficam a par das vantagens que ele pode oferecer através do conteúdo.

Neste termo entram diversos formatos, como tutoriais, lives, webinares, posts em blogs e nas redes sociais.

É simples explicar por que o conteúdo é tão central: quando ele dialoga diretamente com a persona, ela mesmo tem interesse em consumi-lo.

Está aí a essência do tráfego orgânico, a espontaneidade de visitar um site que tenha algo que interesse ao público-alvo.

Investindo em e-mail marketing

Outro ponto central da estratégia é saber como abrir um canal de comunicação direto com o cliente.

O marketing por e-mail se revela uma ótima forma de fazer isso. As marcas podem enviar ofertas segmentadas, newsletters e conteúdo exclusivo por lá.

Trata-se de um formato que privilegia a interação personalizada. Chamar a pessoa pelo nome, por exemplo, é uma ótima prática.

Adotando boas práticas de SEO

O que fazer para atrair o maior número possível de cliques nos resultados do Google? Investir em SEO.

A otimização para mecanismos de busca garante rankeamento, visibilidade e notoriedade, tudo em um mesmo conjunto de práticas.

Entre tantas que podemos citar, títulos de impacto, textos estruturados em títulos e subtítulos, e citação de links de terceiros são boas práticas de SEO.

Gerar tráfego orgânico é bastante vantajoso e relativamente simples, como você pode ver pelo que foi apresentado neste texto.

Aposte nessa estratégia e se torne mais conhecido na web!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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