Uma das bases do marketing é ter a capacidade de atrair pessoas de forma espontânea: é o que se chama de tráfego orgânico.
Há várias possibilidades de potencializar o tráfego de forma paga que também são vantajosas e geram resultados consistentes.
No entanto, o tráfego orgânico é interessante porque permite chegar a muitas pessoas sem gastar recursos a mais para isso.
Por essas e por outras razões, ele faz parte dos objetivos prioritários de qualquer empreendedor especializado em ambiente digital.
Entenda os detalhes do tráfego orgânico, por que trabalhar para alcançá-lo e como fazer isso no material abaixo, confira!
O que é tráfego orgânico?
Todas as visitas a um canal digital (como o site ou blog de uma empresa) são chamadas de tráfego.
Tráfego orgânico nada mais é do que visitas recebidas espontaneamente, ou seja, sem propagandas, por inbound marketing (marketing de atração).
A maior diferença entre tráfego orgânico e pago é que você gasta dinheiro uma vez para obter resultados por um longo período de tempo.
Um artigo de blog que você escreve leva tempo e custa dinheiro, mas pode produzir resultados hoje e daqui a um ano.
Por outro lado, no tráfego pago os resultados só vem enquanto você pagar por ele.
Dessa forma, não é tanto que o tráfego orgânico não tem dinheiro envolvido (pois tem), mas mais pela longevidade e duração dos resultados proporcionados por ações específicas.
Quais são as vantagens do tráfego orgânico?
Nós já começamos a traçar alguns dos pontos mais do que positivos do tráfego orgânico no tópico acima.
Agora continuaremos mostrando e explicando por que esse termo é tão conhecido e abordado nas campanhas de marketing digital, leia mais!
Constrói autoridade
Esse tipo de tráfego costuma acontecer tendo mecanismos de busca como intermediários. Ou seja, as pessoas chegam até uma marca a partir de pesquisas que elas mesmo realizam.
Google, Yahoo e similares são espécies de janelas por onde milhares de usuários tomam conhecimento de sites que os agradam.
Com o decorrer do tempo, um blog bem posicionado ali se transforma em autoridade no setor em que atua.
A construção da autoridade é crucial para ter imagem positiva na web e, a partir daí, fazer mais e mais negócios.
Alimenta relacionamentos
É claro que o marketing digital não começa e acaba na conversão: o relacionamento que se cria nesses processos também é de extrema importância.
Pense nos recursos típicos de um blog:
- Caixa de comentários;
- Curtidas;
- Link para newsletter;
- Informações de contato.
Todos eles são oportunidades para que o leitor inicie um contato mais próximo com a marca – isto é, travar realmente um relacionamento com a empresa.
Tem melhor custo-benefício
Colocando na ponta do lápis, estratégias bem elaboradas de tráfego orgânico valem mais a pena do que estratégias de tráfego pago.
A margem de lucro é bem maior principalmente porque o investimento necessário para se ter sucesso é mais baixo.
Marketing de conteúdo e técnicas de SEO, por exemplo, são dois componentes relativamente simples e baratos que geram resultados notórios. Continue lendo para saber mais!
Como alcançá-lo?
As estratégias e técnicas de tráfego orgânico têm relação com a qualidade de navegação e, acima de tudo, a qualidade do conteúdo que se acessa e consome.
Detalhamos esses aspectos nos tópicos abaixo, acompanhe.
Produzindo conteúdo relevante
Sob diversos aspectos, o conteúdo é o cartão de visitas de um empreendimento na internet. As pessoas ficam a par das vantagens que ele pode oferecer através do conteúdo.
Neste termo entram diversos formatos, como tutoriais, lives, webinares, posts em blogs e nas redes sociais.
É simples explicar por que o conteúdo é tão central: quando ele dialoga diretamente com a persona, ela mesmo tem interesse em consumi-lo.
Está aí a essência do tráfego orgânico, a espontaneidade de visitar um site que tenha algo que interesse ao público-alvo.
Investindo em e-mail marketing
Outro ponto central da estratégia é saber como abrir um canal de comunicação direto com o cliente.
O marketing por e-mail se revela uma ótima forma de fazer isso. As marcas podem enviar ofertas segmentadas, newsletters e conteúdo exclusivo por lá.
Trata-se de um formato que privilegia a interação personalizada. Chamar a pessoa pelo nome, por exemplo, é uma ótima prática.
Adotando boas práticas de SEO
O que fazer para atrair o maior número possível de cliques nos resultados do Google? Investir em SEO.
A otimização para mecanismos de busca garante rankeamento, visibilidade e notoriedade, tudo em um mesmo conjunto de práticas.
Entre tantas que podemos citar, títulos de impacto, textos estruturados em títulos e subtítulos, e citação de links de terceiros são boas práticas de SEO.
Gerar tráfego orgânico é bastante vantajoso e relativamente simples, como você pode ver pelo que foi apresentado neste texto.
Aposte nessa estratégia e se torne mais conhecido na web!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.