Diante das tantas possibilidades que o ambiente digital propiciou, torna-se impossível fazer uma boa gestão de todos esses mecanismos sem que se considere as operações de marketing na equação.
Consolidando todos os mecanismos da estratégia de marketing, é preciso operacionalizá-los de forma condizente com os objetivos traçados. Ou seja, é fundamental que se estruture uma dinâmica de otimização da aplicação dessas estratégias.
Isso é possível através de algumas ferramentas de mensuração de resultados e automatização da análise de dados obtidos dentro de um mercado.
Essas perspectivas são fundamentais para a manutenção de uma boa política de qualidade nesse departamento.
Se uma empresa de impermeabilização apartamento, por exemplo, estiver tentando conquistar o seu espaço no mercado, é preciso que ela estruture uma boa estratégia de marketing.
Mas se na hora de aplicá-las, não houver essa demanda por uma centralização operacional é possível que alguns dados essenciais sejam perdidos.
Por isso, a adoção de algumas ferramentas podem ser fundamentais para que se tenha uma otimização de ponta a ponta.
Nesse sentido, existem algumas vantagens podem ser obtidas ao aplicar essa estratégia dentro de um negócio, algumas delas são:
- Decisões precisas;
- Aumento da produtividade;
- Direcionamento acurado;
- Política de resultados.
É certo, que a maior parte desses benefícios dizem respeito aos objetivos de grande parte do mercado. Por isso, é importante esclarecer todas as potencialidades que as operações de marketing podem proporcionar.
Com relação à precisão que ela traz para as decisões é possível afirmar que esse ponto só é possível por conta de sua capacidade de aferir dados e propor novas medidas de forma quase espontânea à alguma falha.
Nesse sentido, também, é possível perceber seu benefício no aumento da produtividade de uma equipe, uma vez que, através dessas ferramentas, é plenamente detectável se há alguma quebra na linha de produção daquela empresa.
Além disso, o direcionamento acurado diz respeito a um aumento da capacidade de avaliar o mercado e responder às suas demandas.
Supondo que uma empresa de impressão de banner em tecido tenha se deparado com uma baixa no seu mercado. A partir dessas operações será possível detectar onde está o erro e direcionar ao mercado a solução mais adequada.
Ou seja, tudo isso resulta no último ponto que é o da política de resultados, uma vez que todas essas questões vão se incorporar à otimização total do serviço, melhorando diversas áreas da empresa e podendo até mesmo impactar os lucros de forma positiva.
O que é operação de marketing?
Com base nos exemplos mais generalistas citados anteriormente, é possível seguir com um detalhamento sobre essa estratégia. Afinal, não há como instituir uma estratégia sem que se compreenda todos os seus detalhes e pontos principais.
As operações de marketing consistem na criação de uma equipe dentro da empresa para a otimização das aplicações da área.
Ou seja, todas as concepções criadas pela área responsável estarão sendo mediadas por essa nova equipe.
O setor de marketing vai estar responsável pela otimização das buscas de dados do mercado e da atuação da empresa.
A partir deles será possível avaliar quais serão os passos a serem dados pela empresa em determinados momentos.
Apesar de seu caráter técnico, não é necessário que a equipe seja inflada na medida que os dados forem aumentando.
Na verdade, o grande trunfo dessa estratégia é a busca incessante por mecanismos de automação de busca.
Ou seja, é preciso obter resposta de forma precisa e mediada pelas tecnologias digitais disponíveis no mercado.
Por exemplo, se uma empresa que faz locação de escritório compartilhado advogado estiver buscando entender quais os mecanismos do mercado imobiliário nesse setor, é possível que algumas ferramentas sejam utilizadas.
Como aplicar?
A partir disso, já é possível entrar nos pormenores das aplicações que podem ser feitas dentro desse segmento.
Portanto, surge a necessidade de compreender alguns passos fundamentais para a realização dessa tarefa.
Centralize os processos
O primeiro passo a ser dado é compreender quais são os processos de marketing que a empresa está aplicando no momento.
A partir disso, é preciso centralizar todos esses mecanismos a fim de começar a entender os pontos de melhoria.
Se, por exemplo, uma fornecedora de uniforme escolar infantil estiver utilizando algumas ferramentas inadequadas, esse é o momento que será percebido.
Além disso, a partir dessa centralização, será possível entender se todo o espectro do público-alvo está sendo atingido.
Corrija erros
Com todos os mecanismos centralizados, os erros começam a ser identificados com maior clareza.
Esse é o momento em que todas essas falhas precisam ser avaliadas e corrigidas prontamente.
Não há como seguir para a aplicação dos próximos itens sem que se tenha pavimentado esse caminho.
Se uma empresa que presta serviço de limpeza de telhado de vidro estiver apostando em estratégias que estão gerando custos e nenhum resultado, esse é o momento de reavaliar.
Avaliar objetivos
Avaliar novos objetivos, e reavaliar os antigos, é um dos pontos mais fundamentais para a aplicação do marketing ops.
Esse é o momento em que os KPIs podem ser aplicados. Essa sigla corresponde a aplicação de métricas para definir os indicadores de sucesso daquelas estratégias.
Ou seja, aqui pode ser avaliado o CAC (custo de aquisição por cliente) ou, por exemplo, o ROI (retorno sobre investimento).
Esses pontos são apenas alguns dos tantos mecanismos que podem ser avaliados por um setor de operações de marketing.
Como exemplo, uma empresa de terceirização de serviços gerais que está com um CAC alto precisa reavaliar a sua rota.
Mas se ela não tiver nenhuma estratégia nesse sentido, esse é o momento de defini-las urgentemente.
Automação e banco de dados
Com os objetivos em mente, é possível avaliar quais serão as ferramentas aplicadas para a manutenção dos direcionamentos estratégicos.
Ou seja, avaliando todas as informações colhidas é possível entender quais serão os softwares utilizados para a operacionalização do marketing.
Se um site de closet planejado com penteadeira está sendo muito acessado, mas não está resultando em vendas, é possível fazer uma avaliação.
A partir dela, é preciso entender se as ferramentas de CRM conseguirão ajudar a compreender as etapas das jornadas desses clientes.
Com isso, torna-se factível a automatização de alguns elementos de marketing para facilitar o contato com o cliente.
Tudo isso será definido a partir da consagração dos elementos citados anteriormente, uma vez que é a partir deles que é possível direcionar uma boa estratégia de operações de marketing.
Ferramentas utilizadas
Consolidada as diretrizes principais para a aplicação desses processos, é possível avançar rumo a algumas dicas de ferramentas que podem ser adotadas.
CRM
As ferramentas de CRM se relacionam diretamente com a possibilidade de gestão dos clientes de uma empresa
A partir dele, os dados obtidos em um acesso comum do usuário podem sustentar uma série de oportunidades para a empresa.
Essas ferramentas constituem-se do cadastramento manual ou automático dos clientes no banco de dados da empresa.
Por exemplo, com ele é possível saber quais etapas que estão os clientes que procuraram por um serviços de cabeamento estruturado.
Categorizando por etapas, fica plausível o uso de automatizações de marketing para cada um desses clientes.
Big data
As ferramentas de big data consistem na avaliação automática de uma série de dados obtidos através de diversos mecanismos.
Sejam pelos dados obtidos via CRM ou por ferramentas do próprio mercado, é a partir dele que será possível estruturar alguns rumos para a empresa.
A adoção do big data como método de operações de marketing pode significar um grande avanço na avaliação dos dados obtidos.
Automatizações por IA
As automatizações por via de inteligência artificial é um grande recurso que o mercado digital tem proporcionado para as empresas.
A partir delas, é possível garantir que algumas tarefas sejam realizadas de formas objetivas e com menos chances de ruídos.
Um exemplo interessante para ser dado sobre essas ferramentas são os dos chatbots para otimizar o contato com as empresas.
Esses mecanismos consistem em automatizar respostas para perguntas mais corriqueiras sobre determinadas rotinas das empresas.
Sua adoção, portanto, pode significar uma série de benefícios, sendo um de seus principais a desobstrução dos chats.
Além disso, a adoção da automatização de disparos para e-mail marketing pode garantir um maior contingente de compras.
Supondo que um cliente abandonou o carrinho com alguns itens, esse é o momento que essas ferramentas entenderão essa dinâmica e farão os disparos adequados.
Considerações finais
Em virtude das informações obtidas até aqui, é possível compreender o quão fundamental tem sido a adoção das perspectivas de operações de marketing.
Isso se dá, sobretudo, pela centralização de todos os mecanismos disponíveis dentro da empresa.
Afinal, não há como garantir que toda essa quantidade de ferramentas aplicadas conseguirão ser supervisionadas pela área de marketing.
Portanto, é fundamental a adoção de alguns pontos de automação para a avaliação desses pontos.
O CRM, o Big Data e as ferramentas de automação por inteligência artificial têm sido o grande trunfo do mercado frente a esses desafios.
Por fim, é importante afirmar o quão vantajoso pode ser para a empresa a adoção dessas perspectivas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.