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Introdução ao Google Ads (antigo AdWords)

Introdução ao Google Ads

O Google Ads, antigo Adwords é a principal plataforma de anúncios pagos que pode revolucionar o seu negócio, aumentando rapidamente as conversões em um dos motores de busca mais famosos do mundo.

Entretanto, essa ferramenta ainda não é conhecida por todos os empreendedores, que acabam perdendo meses de oportunidades.

Considerando todos os benefícios desse sistema, separamos aqui tudo o que você precisa conhecer, inclusive o passo-a-passo de como começar a usar. Confira!

Google Ads – O que é e como funciona

Primeiramente, o Google Ads é uma ferramenta de publicidade digital, ou seja, uma plataforma de anúncios pagos para produtos e serviços.

A partir disso, usa o principal motor de pesquisa, o Google e ainda possibilita o monitoramento de resultados, ajuda de especialistas e outras vantagens.

Por outro lado, ainda ficam algumas dúvidas referente ao tema.

Assim, o Ads é um sistema online para você criar um anúncio ou campanha daquilo que vende, sendo publicado:

  • Nos resultados do Google;
  • Em outras plataformas;
  • Em sites parceiros.

A plataforma foi lançada em 2000 e tem como principal diferencial a segmentação. Ou seja, os anúncios são mostrados para leads qualificados.

Em suma, apenas usuários interessados terão acesso a publicidade, já que estão pesquisando por aquilo.

Como funciona

A ferramenta funciona via site ou aplicativo, para que você crie esses anúncios.

Depois de criados, esses serão exibidos como resultado principal, no topo dos resultados sempre que uma pesquisa é realizada.

Vale destacar que a seleção do que vai aparecer inclui o tipo de produto/pesquisa, a partir de palavras-chave.

Logo, os anúncios são exibidos:

  • Na página de resultados de pesquisa no Google;
  • Anúncios dentro de sites;
  • Em vídeos do Youtube;
  • Em aplicativos;
  • Rede de display;
  • Banners e muito mais.

Vale destacar que o funcionamento é pré-pago, ou seja, você define quanto quer pagar por cada clique nesses anúncios por um período de tempo, geralmente de um mês.

O pagamento se dá por cartão de crédito ou boleto.

Depois, funciona como um tipo de leilão, que usa todas as informações de classificação para definir onde o anúncio vai aparecer e como será posicionado.

Mas você também precisa saber que o Google avalia o índice de qualidade da sua campanha bem como o custo pro clique – CPC.

Lembrando que o valor do clique só é descontado quando a ação acontece.

Inclusive, separamos um post completo para você entender como funciona esse índice de qualidade Google, clique aqui para conferir.

Introdução ao Google Ads (antigo AdWords)

Vantagens do Google Ads

O Google Ads apresenta um diferencial quando o assunto é publicidade, já que pertence a um dos motores de busca mais famosos do mundo. Ao mesmo tempo, apresenta uma série de outras vantagens, confira:

  • Segmentação de anúncios;
  • Melhor custo-benefício;
  • Aumenta as chances de conversão;
  • Facilidade para controlar os custos;
  • Agilidade para gerenciar as campanhas;
  • Diversos resultados em tela para você;
  • Otimização de campanhas em tempo real;
  • Tem a opção de pausar anúncios;
  • É escalável: você pode começar aos poucos;
  • Ajuda a reforçar outras ações da sua marca/empresa;
  • É mais flexível;
  • Auxilia no posicionamento das suas páginas;
  • Você compete diretamente com seus concorrentes;
  • Dá para programar os anúncios para a melhor hora e mais.

Portanto, são diversos benefícios para você aproveitar ao máximo tudo o que o Google tem a oferecer, incluindo espaços em parceiros, para a sua empresa ter resultados cada vez melhores.

Guia de início – 3 passos para começar a usar

Por fim, se você já está interessado no Google Ads, é hora de descobrir como usar essa ferramenta de maneira prática. Então, confira os passos a serem seguidos.

1# Configuração de conta

O primeiro passo para usar o Google Ads é configurar a sua conta, acessando o site oficial e clicando em “Começar agora”.

Em seguida, você vai vincular um e-mail (Gmail), informações gerais suas, da empresa e de contato.

Ou seja, é só ir avançando nas telas e preenchendo os espaços, incluindo o método preferencial de pagamento.

2# Comece a criar sua campanha no Google Ads

Para começar a criar a sua campanha, você deve acessar a página do Google Ads e clicar no botão azul com sinal de “(+)”.

Em seguida, você define o objetivo da sua campanha, como:

  • Vendas: para vender um produto/serviço pela internet;
  • Leads: para convidar os usuários a realizar um cadastro ou assinar a newsletter;
  • Tráfego na Web: para aumentar o tráfego na sua página.

Os demais passos aqui incluem:

  • Definir o tipo de campanha;
  • Como você vai alcançar seu objetivo;
  • Inserir a URL do seu site;
  • Definir qual a conversão de interesse.

Vale destacar que todos esses passos são bem simples, já que a plataforma possui uma interface simples, dinâmica e você tem todas as informações que precisa ali, usando o mouse ou touch.

3# Finalize o seu anúncio

Por fim, você vai finalizar a criação do seu anúncio definindo onde quer anunciar, criar/escrever toda a mensagem que será apresentada e definir o orçamento.

Depois disso, basta publicar a sua campanha, esperar os resultados e avaliar o que obteve.

Assim, você saberá onde melhorar para impactar mais usuários e alcançar resultados cada vez maiores.

Para saber mais, acompanha a página de Blog da VMW com todas as novidades, passos, dicas e mais sobre web, marketing e sucesso online.

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