Search Engine Optimization (SEO) = um conjunto de técnicas, métodos e estudos que, juntos, trabalham para que seu site esteja bem posicionado nos resultados de busca.
É importante saber que temos dois tipos de resultados diferentes nas entregas do Google: um deles é pago, chamado Link Patrocinado, e o outro é Orgânico ou SEO.
Não há SEO sem conteúdo, todo e qualquer texto que houver na página terá influência. Alguns especialistas chegam a dizer que “Conteúdo é Rei” para SEO.
SEO não envolve apenas técnicas de programação e boa parte do sucesso de um resultado num mecanismo de pesquisa está relacionado a um conteúdo de qualidade. Por este motivo, você deve estar atento às técnicas e utilizá-las em seu dia-a-dia.
Pensando em SEO, os profissionais passam a escrever de forma mais próxima ao leitor. O Google oferece inúmeras formas de entender como os usuários pensam e realizam as suas pesquisas, além disso, explica que estar atento a estas dicas e escrever de acordo com palavras mais buscadas, planejando títulos ou inserindo essas palavras em seus textos, é uma boa prática. Isso está longe de ser uma maneira de escrever pensando em máquinas e sim, escrever pensando nos usuários.
Você pode trazer várias técnicas de SEO para o seu dia-a-dia dentro das redações e, com isso, melhorar a audiência, a qualidade dos textos e a relevância perante os buscadores. Okabe, em “SEO é essencial para jornalistas e redatores”, explica que o resultado final do trabalho do não é mais a matéria publicada no site e sim é a matéria encontrada no Google e outros buscadores.
Não é preciso fazer textos forçados ou exagerados para que usem técnicas de SEO. Vamos ver, adiante, como é possível usar essas técnicas.