Para calcular o ROI de campanhas de marketing digital usamos alguns fatores como receita e custo.
Suponha que sua empresa, em um determinado mês:
Temos, então, como custo total do marketing R$20.000.
ROI = (FATURAMENTO – CUSTO DE MARKETING) / CUSTO DE MARKETING
Durante este mês, a empresa fechou 150 vendas, a um ticket médio de R$150, totalizando R$22.500 em receitas.
Logo, o ROI é calculado da seguinte maneira: 150 vendas multiplicadas pelo ticket médio, subtraindo o custo do investimento e, então, dividindo pelo custo do investimento.
Se o ROI for negativo, significa que a campanha não se pagou. No nosso exemplo, temos uma campanha bem sucedida:
ROI = (22500 – 20000)/20000 = 12,5% de ROI
Para calcular o ROI de cada canal individualmente deve-se seguir o mesmo processo do cálculo anterior.
Suponha que a sua empresa mantenha um blog. Ele gera R$15.000,00 em vendas mensais. O custo de manutenção do blog é de um profissional de marketing dedicado (R$ 4.000,00) e um provedor de conteúdo (R$ 1.000,00).
Logo, o ROI desta campanha seria:
ROI = (1 5.000 – 5000)/5000 = 200% de ROI