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Entenda a importância da comunicação visual para um negócio
15 de maio de 2024

Cálculo do ROI da sua estratégia de marketing

Veja, a seguir, como calcular o ROI global da sua estratégia de marketing de conteúdo e Social Media Marketing. 

Para calcular o ROI de campanhas de marketing digital usamos alguns fatores como receita e custo. 

Suponha que sua empresa, em um determinado mês: 

  • Teve 3 funcionários no departamento de marketing, gerando um custo total de R$12.000 mensais; 
  • Fez investimentos mensais em produção de conteúdo no valor de R$3.000; 
  • Investiu R$5.000 em campanhas publicitárias mensalmente. 

Social Media Marketing 

VMW - Blog - Calculo do ROI da Sua Estrategia_imgmeioTemos, então, como custo total do marketing R$20.000. 

ROI = (FATURAMENTO – CUSTO DE MARKETING) / CUSTO DE MARKETING 

Durante este mês, a empresa fechou 150 vendas, a um ticket médio de R$150, totalizando R$22.500 em receitas. 

 

Logo, o ROI é calculado da seguinte maneira: 150 vendas multiplicadas pelo ticket médio, subtraindo o custo do investimento e, então, dividindo pelo custo do investimento. 

Se o ROI for negativo, significa que a campanha não se pagou. No nosso exemplo, temos uma campanha bem sucedida: 

ROI = (22500 – 20000)/20000 = 12,5% de ROI 

Como calcular o ROI de cada canal individualmente? 

Para calcular o ROI de cada canal individualmente deve-se seguir o mesmo processo do cálculo anterior. 

Suponha que a sua empresa mantenha um blog. Ele gera R$15.000,00 em vendas mensais. O custo de manutenção do blog é de um profissional de marketing dedicado (R$ 4.000,00) e um provedor de conteúdo (R$ 1.000,00). 

Logo, o ROI desta campanha seria: 

ROI = (1 5.000 – 5000)/5000 = 200% de ROI 

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