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Introdução ao Marketing de Conteúdo

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Afinal, o que é marketing de conteúdo?  

Marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo útil e interessante para atrair e converter os visitantes do seu site em clientes e, depois, fidelizá-los para que retornem sempre.  

Ou seja, criar posts em seus blogs, produzir vídeos explicando assuntos relacionados ao seu trabalho, fazer postagens em redes sociais, como Facebook e LinkedIn e, até mesmo, ter descrições bem elaboradas de seus serviços ou produtos.  

O tipo de deve sempre ser próximo à sua área de atuação, afinal, você está informando as pessoas para que elas conheçam, gostem e confiem em você e em sua empresa o suficiente para fazer negócios.  

Marketing de conteúdo versus marketing tradicional  

Diferente do marketing tradicional, o marketing de conteúdo é sobre um possível consumidor e não sobre você. Você nem sempre falará sobre seu negócio diretamente, mas ensinará aos seus clientes temas relevantes que envolvem sua área de atuação. Portanto, é um diálogo e não um monólogo. 

 A opinião de seus clientes é relevante e tem uma importância imensa. Essa discussão de ideias pode auxiliá-lo a alterar suas estratégias para melhorar a experiência dos clientes junto ao seu trabalho.  

Os custos para investir nos meios tradicionais de marketing são muito altos. Segundo um estudo da HubSpot, marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional. Os resultados do marketing tradicional ocorrerão durante o período de veiculação, mas serão passageiros e, graças ao Google e às redes sociais, um conteúdo interessante pode gerar tráfego e vendas mesmo muito depois de publicado.  

Marketing de conteúdo aumenta tráfego, gera leads, impulsiona vendas e ajuda seu negócio a crescer. Empresas que blogam tem 55% mais visitantes, 97% mais referências de seu site e 434% mais páginas indexadas.  

 

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Os clientes estão cada vez mais céticos em relação a propagandas: eles não querem seus momentos familiares (ou qualquer momento!) interrompidos por ligações de telemarketing ou ter suas caixas de e-mail lotadas de spams que eles simplesmente jogarão fora. Então, facilite ao máximo que seus possíveis consumidores encontrem conteúdo útil e relevante. Eles irão lhe agradecer por isso.  

Lembre-se do boca-a-boca: antigamente, ao precisar comprar algo, pessoas pediam referências a amigos e conhecidos sobre as marcas disponíveis no mercado. Hoje, com acesso à Internet, consumidores podem olhar o que milhares de pessoas estão falando sobre os produtos, marcas e serviços em redes sociais e blogs.  

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