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Introdução ao Marketing de Conteúdo
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Definindo os objetivos da sua estratégia de conteúdo

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Uma estratégia de marketing de conteúdo sem objetivos claros é um tiro no pé. Por isso, é importantíssimo que você tenha objetivos claros.

Neste tópico, aprenderemos a definir nossos objetivos antes de começar. 

Reconhecimento de marca  

Esse é um dos objetivos mais tradicionais, afinal, que empresa não quer ser top of mine/ em seu mercado? Quem usa esse tipo de estratégia?  

Por exemplo, empresas que vendem produtos fora da Internet podem gerar conteúdos engajadores que serão amplamente distribuídos em redes sociais e, consequentemente, irão fazer com que haja uma grande exposição de sua marca.  

Dessa maneira, os clientes terão uma percepção positiva da marca, aumentando as chances de compra em um ponto de venda. 

Geração e nutrição de leads  

Uma das armas mais importantes de qualquer profissional de marketing é sua lista de e-mails e qualquer outro tipo de lead que seja relevante para o seu negócio. O marketing de conteúdo é ideal para gerar e engajar leads, de maneira a aumentar o número de potenciais clientes que a empresa tem permissão para iniciar um diálogo.  

Sempre tome cuidado para saber gerenciar bem esses leads, com um bom funil de conversão, para saber o momento certo de entrar em contato e como entrar em contato, sem ser intrometido e gerar problemas.  

A geração de leads é um objetivo muito comum para empresas que possuem processos lentos de venda, com tickets altos e/ou com baixa taxa de conversão, como construtoras, concessionárias de automóveis e empresas B2 B.  

Suporte a vendas  

Eu sei que você está pensando que, obviamente, o objetivo de toda empresa é vender mais e que colocar um objetivo a mais só para isso não é nada esperto, certo? Mas bem, o fato é que o marketing de conteúdo pode também ser usado com um foco em gerar a venda imediata, ao contrário da manutenção de leads, que geralmente é associada a uma venda longa.  

Um e-commerce, por exemplo, pode gerar conteúdos que são, ao mesmo tempo, relevantes para seus leitores e que possuam alguma relação direta com um produto vendido por ele. Some isso a um bom layout com CTAs (Calls to Action) e é possível gerar uma máquina de vendas poderosa. Alguns tipos de conteúdo que se encaixam nesse objetivo são análises de produtos, casos de uso, etc.  

Aumentar engajamento e fidelizar clientes  

Definindo os objetivos da sua estratégia de conteúdo_img2Todo bom empresário sabe (ou deveria saber) da importância da manutenção de um bom relacionamento com seus clientes, mesmo após a venda efetuada. Afinal, se uma pessoa já se convenceu a comprar seu produto, significa que ela possui alguma percepção positiva em relação à sua empresa, então, por que não potencializar isso?  

Uma construtora pode, por exemplo, enviar uma série de e-mails para seus novos clientes com dicas de como decorar um apartamento ou como se dar bem com vizinhos, por exemplo.  

Manter seus clientes engajados pode trazer vários benefícios para sua empresa, como melhorar a percepção de marca, ajudar na divulgação de seu produto para outras pessoas, que podem se tornar clientes recorrentes e, quem sabe, embaixadores de sua marca.  

Tornar-se autoridade em um assunto  

Esse é um objetivo ambicioso, mas que pode ser alcançado com a dedicação e estratégia certas. A ideia é simples: toda vez que alguém pensar em algum assunto e buscar informações sobre ele acabará esbarrando em sua marca e, provavelmente, irá usar seu conteúdo como referência ao falar de algum assunto ou mercado específico.  

Alcançar o status de autoridade não é uma tarefa fácil, principalmente, em mercados que já estão saturados e são muito concorridos. Você deve gerar materiais de altíssima qualidade, prover fatos inéditos, pesquisas e ainda saber divulgar e posicionar muito bem seu conteúdo. Apesar de dar muito trabalho, alcançar esse status vale a pena e, com isso, você será inserido em uma posição muito privilegiada no mercado.  

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