O Google oferece uma maneira rápida, eficaz e descomplicada para os comerciantes anunciarem seus produtos e serviços na Internet por meio do Google AdSense, um serviço de publicidade de custo por clique e custo por impressão, no qual os anúncios são exibidos em sites de pesquisa e conteúdo e resultados feitos na rede do Google.
Os comerciantes serão cobrados quando os usuários on-line clicarem nos anúncios exibidos. São escolhidas as palavras-chave nas quais os anúncios serão exibidos e os comerciantes especificam o quanto estão dispostos a desembolsar por cada clique.
Existem vários benefícios que os anunciantes podem obter ao utilizar o Google Ads. Ao contrário de outros canais de publicidade online, o Ads permite que o anunciante elimine prazos e contratos. O tipo de publicidade do Google não pede pré-pagamento e pacotes. É através dele que os comerciantes podem gerenciar suas campanhas publicitárias com suas métricas de desempenho preferidas.
O serviço oferece exposição máxima para os anunciantes devido ao grande número de visitantes adquiridos pelos vários sites incluídos na rede do Google. Os anúncios são exibidos ao longo de sites e produtos de pesquisa e conteúdo em um público composto por cerca de 80% dos usuários da Internet nos EUA.
O próprio serviço de correio eletrônico do Google, o Gmail, também apresenta os anúncios. Para tornar o serviço mais vantajoso para os anunciantes, o Ads integrou-se ao Google Analytics. O Google Analytics fornece informações aos anunciantes, como os canais nos quais os visitantes on-line localizaram seus anúncios e a maneira como eles reagem e interagem com o site. O serviço permite que os comerciantes ganhem mais visitantes para suas páginas.
O Google Analytics também monitora as atividades de comerciantes que não estão relacionados ao Google Ads, sem nenhum custo. Com o Analytics, pode-se criar campanhas de marketing centradas no alvo e orientadas ao ROI.
O anúncio inicial de que o Google está oferecendo este serviço junto com o Ads causou um burburinho considerável entre os usuários. Dúvidas vem sendo geradas quando chega o momento de decidir se devem ou não aproveitar o novo produto. Muitos usuários começaram a investigar o que diferencia o Google Analytics de outras empresas de análise, como WebTrends e Coremetrics.
A ferramenta ficou tão requisitada que o Google teve que parar temporariamente os interessados de se registrarem. No momento em que decidiram fazê-lo, mais de 200.000 contas foram criadas.
O serviço é gratuito para os sites que atraem 5 milhões ou menos de visualizações de página. Para os sites que obtêm mais visualizações, é necessário se registrar em uma conta do Google Ads. O registro é rápido, leva cerca de sete minutos para fazê-lo (menos se o anunciante já tiver uma conta de e-mail do Gmail).
A opção Ajuda é bastante funcional e o sistema está disponível em vários idiomas. Além disso, o Google deu importância à proteção dos dados corporativos de cada conta, sabendo que os dados referentes à análise da web são extremamente delicados.
O Google Analytics se tornou tão popular em seu lançamento inicial devido a vários motivos: Primeiro, o fato de o Google, um gigante do ciberespaço, estar oferecendo-o gratuitamente. Os custos só ocorrem quando a página começa a atrair mais de 5 milhões de page views. O serviço é altamente funcional e possui bons recursos, que são mais avançados do que outras ferramentas de análise.
Operações como eventos Javascript, downloads de PDF podem ser rastreados. Embora haja dúvidas de que o Google tire vantagem de sua oferta de monitorar empreendimentos externos dos comerciantes, a empresa enfatiza o contrário.
É certo que alguns problemas surgiram para o Google devido à imensa popularidade do serviço. Demorou quase um dia inteiro ou mais para que alguns dados fossem carregados na interface do Google Analytics, na verdade, alguns dados demoram mais. Existem
também algumas dificuldades com a infraestrutura de apoio. Para aqueles que estão pensando em aproveitar o serviço, existem algumas preocupações possíveis que precisam ser consideradas, que decorrem de ser um software de relatório ao vivo ou baseado em tags. O principal problema com ferramentas como o Google Analytics é que os dados baixados, como arquivos de áudio e vídeo e PDF, podem não ser completamente monitorados.
O Google Analytics é um canal para o Google cuidar de seus anunciantes e qualquer outro profissional de marketing que deseje fazer material de boa qualidade na web. O serviço é capaz de fornecer análises da web de ponta aos anunciantes, e sua integração com o AdWords oferece benefícios de economia de tempo.