Mais importante que isso, é essencial para o marketing digital, que se torna cada vez mais comum e indispensável para quem vende ou apresenta alguma coisa.
Sendo assim, funciona para a venda de produtos online ou físicos, para apresentação de ideias bem e garante o acesso à informação em uma era onde esta é a melhor moeda.
Portanto, conheça agora tudo sobre essa ferramenta agora, desde como ela funciona até como dar os primeiros passos.
Primeiramente, vamos ao conceito.
Na prática, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que funciona monitorando o tráfego dentro de uma página. Seja um site, blog ou loja virtual.
Porém, o foco aqui não é saber quantas pessoas acessam suas páginas, mas a maneira como elas se comportam nos posts, seções e páginas.
Geralmente, o Analytics é conhecido por ser um sistema de análise que facilita o processo de configuração e melhoramento.
Ou seja, com as informações desse sistema, você conseguirá entender melhor o que precisa mudar e como fazer isso, para aumentar os acessos e vendas.
É importante dizer que a ferramenta é oficial do Google e também funciona em aplicativos, sempre usando códigos de rastreio.
Depois da coleta dessas informações, o sistema organiza esses dados em relatórios, para facilitar a sua compreensão.
Enfim, o Google Analytics também facilita a condução de testes bem como otimiza a escolha das estratégias e páginas.
A data de lançamento do sistema foi novembro de 2005 e vem lançando melhorias desde então.
Não à toa, já está na quarta geração, chamada de GA4.
O funcionamento do Google Analytics começa com a instalação da ferramenta, que passa a recolher as informações de tráfego.
Em seguida, todos os dados recolhidos são avaliados e apresentados em relatório.
Assim, você saberá:
A partir dessas informações, você consegue avaliar se os usuários estão fazendo o que você espera, se as campanhas e páginas estão funcionando corretamente, onde estão possíveis problemas e assim por diante.
Então, o funcionamento começa com a instalação, usando suas credenciais, código de acompanhamento e em definição de conta.
Mas calma que, mais abaixo, você terá um passo-a-passo de como fazer isso.
As vantagens desse sistema de monitoramento se refere, principalmente, ao reconhecimento da origem das visitas.
Em outras palavras, o Google Analytics serve para você saber o que os usuários fazem quando acessam sua página, onde vão e como se comportam.
Só assim você saberá as melhores maneiras de melhorar as páginas corretas, converter de forma orgânica e assim por diante.
Dessa forma, as vantagens destaque são:
Portanto, é uma ferramenta completa e essencial de marketing que possui diversas funcionalidades para o seu negócio.
Além disso, como possui diversos recursos, se adapta facilmente ao tipo de página que você tem para melhorar os resultados.
Agora é hora de entender como começar a usar o sistema, lembrando que se dá por um código instalado no seu site, blog ou loja virtual.
Logo, essa página precisa estar funcionando.
O primeiro passo é criar a sua conta no Google Analytics.
Então, acesse a página oficial e preencha todos os campos necessários, como nome da conta.
Ao todo, são três páginas: Configuração de Conta, Configuração de Propriedade e Sobre a Empresa.
Depois de finalizar a sua conta, você recebe um código do Google Analytics, que deverá ser instalado em todas as páginas que você quer monitorar.
Este será inserido no código HTML do seu site antes da tag “</head>”, geralmente, que se refere ao fechamento.
Caso você tenha ficado um pouco confuso, pode ficar tranquilo: a própria página do Google vai te ensinar o passo-a-passo.
Pensando em facilitar a vida dos empreendedores, disponibiliza diversos conteúdos informativos que mostram como copiar e colar o código.
Depois do código ser inserido no seu site, você deve esperar 24 horas, ao menos, para ter os primeiros dados.
Em seguida, você vai seguir os seguintes passos:
Depois, você conseguirá criar um novo relatório de acordo com suas necessidades, seja o número de visitantes, taxa de rejeição, palavra-chave e mais.
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