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Introdução ao Google Analytics

Introdução ao Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de uma das principais plataformas do mundo, amplamente conhecida e que pode fazer parte de lojas virtuais, sites, blogs e mais.

Mais importante que isso, é essencial para o marketing digital, que se torna cada vez mais comum e indispensável para quem vende ou apresenta alguma coisa.

Sendo assim, funciona para a venda de produtos online ou físicos, para apresentação de ideias bem e garante o acesso à informação em uma era onde esta é a melhor moeda.

Portanto, conheça agora tudo sobre essa ferramenta agora, desde como ela funciona até como dar os primeiros passos.

Google Analytics – O que é e como funciona

Primeiramente, vamos ao conceito.

Na prática, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que funciona monitorando o tráfego dentro de uma página. Seja um site, blog ou loja virtual.

Porém, o foco aqui não é saber quantas pessoas acessam suas páginas, mas a maneira como elas se comportam nos posts, seções e páginas.

Geralmente, o Analytics é conhecido por ser um sistema de análise que facilita o processo de configuração e melhoramento.

Ou seja, com as informações desse sistema, você conseguirá entender melhor o que precisa mudar e como fazer isso, para aumentar os acessos e vendas.

É importante dizer que a ferramenta é oficial do Google e também funciona em aplicativos, sempre usando códigos de rastreio.

Depois da coleta dessas informações, o sistema organiza esses dados em relatórios, para facilitar a sua compreensão.

Enfim, o Google Analytics também facilita a condução de testes bem como otimiza a escolha das estratégias e páginas.

A data de lançamento do sistema foi novembro de 2005 e vem lançando melhorias desde então.

Não à toa, já está na quarta geração, chamada de GA4.

Introdução ao Google Analytics

Como funciona

O funcionamento do Google Analytics começa com a instalação da ferramenta, que passa a recolher as informações de tráfego.

Em seguida, todos os dados recolhidos são avaliados e apresentados em relatório.

Assim, você saberá:

  • Quem acessou sua página;
  • Quais são as páginas mais acessadas;
  • Número de conversões de acordo com o número de visitas;
  • Regiões/cidades que mais acessam suas páginas e muito mais.

A partir dessas informações, você consegue avaliar se os usuários estão fazendo o que você espera, se as campanhas e páginas estão funcionando corretamente, onde estão possíveis problemas e assim por diante.

Então, o funcionamento começa com a instalação, usando suas credenciais, código de acompanhamento e em definição de conta.

Mas calma que, mais abaixo, você terá um passo-a-passo de como fazer isso.

Vantagens do Google Analytics

As vantagens desse sistema de monitoramento se refere, principalmente, ao reconhecimento da origem das visitas.

Em outras palavras, o Google Analytics serve para você saber o que os usuários fazem quando acessam sua página, onde vão e como se comportam.

Só assim você saberá as melhores maneiras de melhorar as páginas corretas, converter de forma orgânica e assim por diante.

Dessa forma, as vantagens destaque são:

  • Saber a origem dos usuários;
  • Conhecer mais sobre o perfil desses visitantes;
  • Conhecer os canais que tem maior conversão;
  • Saber quais são os conteúdos que apresentam melhor desempenho;
  • Você vai saber quanto tempo as páginas demoram para carregar;
  • Informações sobre os melhores horários para ações;
  • Entender porque os usuários abandonam as páginas;
  • Avaliar quais dispositivos que os usuários mais usam e muito mais.

Portanto, é uma ferramenta completa e essencial de marketing que possui diversas funcionalidades para o seu negócio.

Além disso, como possui diversos recursos, se adapta facilmente ao tipo de página que você tem para melhorar os resultados.

Guia de início – 3 passos para começar a usar

Agora é hora de entender como começar a usar o sistema, lembrando que se dá por um código instalado no seu site, blog ou loja virtual.

Logo, essa página precisa estar funcionando.

1# Crie sua conta

O primeiro passo é criar a sua conta no Google Analytics.

Então, acesse a página oficial e preencha todos os campos necessários, como nome da conta.

Ao todo, são três páginas: Configuração de Conta, Configuração de Propriedade e Sobre a Empresa.

2# É hora dos códigos do Google Analytics

Introdução ao Google AnalyticsDepois de finalizar a sua conta, você recebe um código do Google Analytics, que deverá ser instalado em todas as páginas que você quer monitorar.

Este será inserido no código HTML do seu site antes da tag “</head>”, geralmente, que se refere ao fechamento.

Caso você tenha ficado um pouco confuso, pode ficar tranquilo: a própria página do Google vai te ensinar o passo-a-passo.

Pensando em facilitar a vida dos empreendedores, disponibiliza diversos conteúdos informativos que mostram como copiar e colar o código.

3# Espere e avalie os dados

Depois do código ser inserido no seu site, você deve esperar 24 horas, ao menos, para ter os primeiros dados.

Em seguida, você vai seguir os seguintes passos:

  • Acesse a conta Google Analytics;
  • Abra a aba “Relatórios”;
  • Clique em “Personalização > Relatórios Personalizados”.

Depois, você conseguirá criar um novo relatório de acordo com suas necessidades, seja o número de visitantes, taxa de rejeição, palavra-chave e mais.

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