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Comunicação digital: conheça os benefícios!

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A busca pela consolidação no ambiente digital tem se tornado cada vez mais latente. Por isso, não há como escapar dos impactos que uma boa comunicação digital traz para uma empresa.

Desde o início da implementação das novas perspectivas digitais no mercado, há a necessidade de se estar atento a elas. Afinal, não há como fugir do fato que o mercado empresarial está cada vez mais atrelado a esse ambiente.

Isso se dá, sobretudo, por conta das facilidades que essas novas tecnologias propiciaram e portanto passaram a se tornar a opção mais viável para milhares de negócios.

Esses aspectos não são necessariamente uma ruptura com a comunicação tradicional utilizada pelas empresas até o atual momento.

Eles têm um grande caráter de complementaridade e, por isso mesmo, é importante ser considerado até por aquelas marcas que estão bem estabelecidas sob outras perspectivas.

Isso significa dizer que é possível se valer de uma boa estratégia de comunicação digital para alcançar os mesmo objetivos que se buscava em mídias físicas.

No entanto, aqui existe a possibilidade de se obter uma maior precisão na análise desses mercados.

Por conta de seus mecanismos arrojados de segmentação, as ferramentas digitais conseguem atingir um público mais especificado e com custos menores.

Ou seja, todos os mecanismos que surgem dentro da lógica digital vem para consolidar uma dinâmica de facilitação do contato com o cliente. Com o passar do tempo, essa perspectiva vai se tornando mais latente e impossível de desviar.

A lógica pode ser aplicada em marketplaces e nos e-commerces que têm ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo e no Brasil não é diferente. 

Além disso, o foco na experiência do usuário de smartphone é uma grande preocupação das empresas.

O que em outras circunstâncias poderia ser representado por um shopping movimentado, hoje é a fotografia do ambiente digital.

Se uma empresa de higienização poltrona precisava ser vista para ser considerada, nesse momento, ela precisa ser acessada e estar em destaque na internet.

Portanto, a visibilidade que se consolidava no ambiente físico a partir do contato direto, agora se estabelece da mesma forma no ambiente digital.

Diante disso, é importante mencionar alguns benefícios que a adoção de uma boa comunicação digital pode trazer:

  • Qualificação de lead;
  • Especificação de mercado;
  • Custos menores;
  • Política de dados.

Esses são alguns benefícios que a adoção dessas ferramentas pode trazer para uma empresa.

O primeiro ponto tem a ver com a qualificação daqueles possíveis clientes que estão em algum nível de sua jornada de compra com a empresa.

Se uma creche infantil particular estiver bem posicionada nas lógicas da comunicação digital, é muito provável que os contatos estabelecidos sejam muito mais qualificados.

Isso significa que um cliente que está à procura de um serviço nesse segmento, encontrou naquele estabelecimento alguns benefícios que ele está procurando.

Esse ponto só se realiza por conta da especificação do mercado que as ferramentas utilizadas podem ofertar.

Por isso, há uma incidência menor de custos em mídia. Uma empresa que, em outras circunstâncias, anunciaria as suas paredes de drywall para interiores em mídias de alta cobertura e baixa segmentação, agora consegue especificar seu público.

Além disso, toda essa política de resultados proporcionam alguns dados para que sejam avaliadas as comunicações feitas e quais foram seus resultados.

O que é comunicação digital?

Diante dos dados levantados até aqui, fica latente a necessidade de especificar um pouco mais o que é comunicação digital. Essa modalidade diz respeito a uma evolução natural das metodologias de comunicação tradicional.

Com o advento das novas possibilidades que os avanços tecnológicos propiciaram, foi possível avançar com a publicidade dentro desse mercado.

Uma comparação que é possível de se fazer para ter como perspectiva o impacto desse novo ambiente é com o surgimento da TV.

É fato que antes da televisão a publicidade reinava soberana em outros tipos de mídia, como as rádios e jornais impressos. No entanto, essa nova tecnologia surgiu como uma possibilidade que logo foi abraçada.

Hoje, as ferramentas digitais desempenham um papel parecido com o citado acima, mas com algumas especificidades.

Por exemplo, nesse momento é possível que uma empresa que presta o serviço de fechamento de área com vidro não precise anunciar em mídias mais generalistas, segmentando sua publicidade para um público específico.

A sua capacidade de segmentação pode trazer à empresa uma perspectiva de menores custos e maior impacto.

Por essa razão, é importante entender quais os motivos de se aplicar esse tipo de metodologia dentro da comunicação de uma marca.

Os 4 pilares da comunicação digital

Tendo em mente o breve contexto histórico citado acima, é preciso seguir para entender como a aplicação desses mecanismos deve ser feita. Para que isso ocorra, compreender quais são os 4 pilares da comunicação digital se faz necessário, são eles:

Relacionamento

O relacionamento é um dos aspectos mais fundamentais para as empresas que desejam se estabelecer no ambiente digital.

Esse ponto ganha relevância na medida que a concorrência vai se acirrando cada vez mais dentro dessa lógica.

Por exemplo, uma empresa que presta o serviço de piso laminado instalado pode encontrar no relacionamento com os seus clientes a grande razão das suas empreitadas digitais.

Por isso, é importante que se obtenha canais de comunicação cada vez mais ativos para que haja esse tipo de contato com os clientes.

É claro que uma relação de marca com o público, muitas vezes, tem o foco de se passar uma mensagem.

No entanto, quanto mais canais de diálogos, melhor a comunicação será efetuada e com isso há uma garantia maior de satisfação.

Engajamento

O segundo pilar fundamental para uma boa comunicação digital é a garantia de engajamento.

A partir dele, é possível obter um bom posicionamento no ambiente online, uma vez que o engajamento tem a capacidade de aproximar o público da marca.

Uma empresa que faz limpeza de tapetes ao domicílio pode criar algumas interações em suas redes sociais. A partir de algumas dicas, é possível atrair comentários e interações de compartilhamento.

Esse ponto faz com que os amigos daquele público também tomem conhecimento do que está sendo dito pela marca em determinada rede social.

Conteúdo

O item anterior só consegue ser realizado com sucesso se houver um foco na produção de conteúdo.

Ou seja, a garantia de que uma marca vai engajar os usuários de suas redes reside em uma boa prática de conteúdos relevantes.

Por exemplo, se uma escola técnica estiver querendo garantir um maior engajamento a partir de suas postagens em redes sociais, a efetivação de algumas práticas pode ajudar.

É possível que algumas dicas presentes em seu curso de retroescavadeira online sejam dadas a fim de garantir uma atração daquele público.

Esse conteúdo tem que mostrar de forma divertida e informativa quais são os benefícios de se fazer esse curso.

A partir disso, é possível garantir uma boa prática de conteúdo para o público que frequenta os espaços da empresa no ambiente digital.

Presença

Esse é um dos pontos mais fundamentais para a consolidação de uma boa prática de comunicação digital.

Nesse ponto, é importante que seja adquirida a habilidade de se estar presente no momento e no lugar certo.

Isso significa dizer que, ao perceber as suas demandas, o cliente precisa ser surpreendido com a empresa.

Se o usuário estiver buscando no Google por serviço de motoboy para delivery, a empresa em questão tem de se fazer presente nos primeiros resultados dessa busca.

Essa presença pode ser efetuada de algumas maneiras. A primeira delas é através de links patrocinados. Modalidade essa em que a empresa vai pagar um valor para a plataforma a fim de aparecer de forma destacada para aquele usuário.

Outra forma muito comum é através da busca orgânica. Para que isso ocorra é importante que o site da empresa esteja direcionado para ser reconhecido pelos mecanismos de busca.

Fazer-se presente, portanto, é um dos aspectos mais fundamentais para que um lead seja qualificado e resulte em vendas para o negócio.

Considerações finais

Diante de todas as mudanças impostas pelas dinâmicas de comunicação digital, fica latente a percepção de alguns pontos para a efetivação de boas ações nesse ambiente. Entender, portanto, o que é e quais são as suas demandas mais intrínsecas é fundamental. 

A comunicação digital possui alguns pilares que precisam ser fixados para aqueles que buscam se posicionar.

O primeiro deles é o relacionamento. Esse ponto diz respeito à capacidade que essas novas ferramentas trouxeram ao mercado de manter esse contato aproximado entre usuários e marcas.

Com isso, o segundo ponto que se torna fundamental é o engajamento. Nele reside toda a capacidade da empresa de atrair novos leads.

Para que essa atração seja feita de forma satisfatória, o próximo passo a ser dado é o da criação de uma política de boas práticas de conteúdo.

A partir de bons conteúdos disponíveis, os clientes começam a enxergar a marca como uma referência em seu segmento.

Por fim, o último elemento a ser destacado é justamente a presença da marca para os seus clientes.

Não há como obter uma boa comunicação com o público de um determinado segmento sem que se tenha uma presença constante.

Por esse motivo, torna-se interessante para uma empresa pensar e aplicar estratégias que vão fomentar a comunicação digital em seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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