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4 Ps do marketing: saiba como aplicar na sua estratégia

4 Ps do marketing: saiba como aplicar na sua estratégia

Os 4 Ps do marketing representam um conceito que define os pilares básicos para uma boa estratégia de marketing.

Também conhecido como mix de marketing, ajuda as empresas a divulgarem melhor seus produtos e serviços.

O marketing evolui constantemente, mesmo possuindo conceitos usados há muito tempo. Mas desde que a internet surgiu e o consumidor começou a mudar seu comportamento e hábitos de consumo, as transformações foram ainda maiores.

Mesmo assim, os 4 Ps prevaleceram e continuam sendo fundamentais para o planejamento estratégico de qualquer empresa. Profissionais da área e estudantes de marketing estão acostumados com essa estratégia.

Ela é fundamental porque representa os pilares de uma boa divulgação, definindo de que maneira a marca vai alcançar seu público e como vai se posicionar para atingir seus objetivos.

O conceito foi desenvolvido na década de 1960 e, desde então, passa por muitas revisões, principalmente porque precisa se adaptar ao meio digital. Mesmo assim, continua embasando as decisões de empresas no mundo todo.

Neste artigo, será possível compreender o conceito e quais são os 4 Ps de marketing, a importância desse recurso e ver algumas dicas para aplicá-lo do jeito certo.

Conceito de 4 Ps do marketing

Os 4 Ps representam o conceito básico para elaborar uma boa estratégia de marketing, envolvendo, para isso, há quatro aspectos fundamentais, que são:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

O nome da estratégia se refere às iniciais desses elementos, que representam todas as variáveis das ofertas que as organizações levam para o público, ajudando-as a alcançarem seus objetivos com as estratégias de marketing.

Também conhecido como mix de marketing ou composto de marketing, pode envolver outras variáveis, entretanto, este é o framework mais conhecido.

Pode ser usado por organizações dos mais variados setores, como um fornecedor de embalagens personalizadas, e de acordo com Philip Kotler, que popularizou o conceito, todas as variáveis são controláveis pela empresa.

Em outras palavras, são decididas internamente, durante o planejamento e de acordo com os objetivos das estratégias de marketing, sempre pensando em influenciar as respostas dos consumidores.

Uma variável depende da outra para ter sucesso, nesse sentido, é fundamental que sejam planejadas em conjunto para que estejam sempre alinhadas e tragam uma percepção relevante e única sobre a marca.

4Ps-do-Marketing

Entenda melhor os 4 Ps do marketing

Visto isso, para compreender melhor o conceito, é fundamental compreender mais a fundo quais são os 4 Ps:

Preço

A precificação dos produtos e serviços nem sempre é considerada como parte das estratégias de marketing, entretanto, é algo determinante para construir a imagem da marca, além de gerar receita para a companhia.

Essa variável envolve preço de lista, formação do preço, modelo de cobrança, variações regionais, políticas de descontos, condições de pagamento e formas de pagamento.

O preço é o valor que o cliente vai pagar pela solução, por exemplo, um serviço de entrega de documentos. A precificação envolve os benefícios do produto, por isso, está relacionada com componentes psicológicos.

Em linhas gerais, quanto maior é a percepção de valor da solução, mais caro o cliente se dispõe a pagar.

Produto

O produto, como o próprio nome sugere, é a solução oferecida pela empresa e que satisfaz as necessidades dos consumidores, trazendo benefícios para o dia a dia.

A definição do produto envolve sua qualidade, características e opções, design, linhas de produtos, branding do produto e outros serviços agregados, como assistência e garantia.

São esses fatores que fazem os consumidores perceberem atributos tangíveis e intangíveis da solução, e também é dentro dessa variável que a organização entende o ciclo de vida de seu produto.

Praça

Praça são os canais de distribuição e pontos de vendas por onde os consumidores terão acesso ao produto.

Para defini-la, é necessário considerar os canais de distribuição, cobertura de distribuição, pontos de venda, regiões de venda, locais de estoque, frete e logística.

A definição também depende do tipo de produto ou serviço, quais são as possibilidades logísticas do negócio, o tempo que o cliente precisa esperar para receber, entre outros pormenores.

Promoção

Uma empresa de limpeza predial terceirizada precisa definir de que maneira vai promover o seu serviço e as estratégias de marketing que vai usar para isso.

A promoção se refere exatamente a esse fator, considerando aspectos como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, merchandising, redes sociais e blog.

Trata-se de uma variável importante que vai fazer a comunicação entre a marca e seu público, despertando o interesse da audiência e criando expectativas no consumidor.

4Ps-do-MarketingImportância do mix de marketing

O mix de marketing é importante por diversas razões, e uma delas é o fato de que essa estratégia transmite o posicionamento da empresa para o público.

São os 4 Ps que vão colocar uma empresa de pintura interna automotiva no mercado, considerando o posicionamento que ela deseja alcançar.

A definição dessas variáveis é responsável por transmitir o posicionamento ao público ao mesmo tempo em que consolida a imagem da marca na mente das pessoas.

Outra vantagem é que ele ajuda a criar estratégias integradas, visto que colocar uma empresa no mercado não significa apenas divulgar seus produtos e serviços. Na verdade, é necessário planejar o composto dessa divulgação de maneira integrada e alinhada.

O alinhamento começa a partir da definição de público e do posicionamento no mercado, lembrando que o foco deve ser o cliente e a imagem que a companhia deseja transmitir.

Também é com a ajuda dessa metodologia que o negócio consegue cobrir todos os pontos de contato com a audiência.

Ele garante que o consumidor tenha uma boa experiência com a organização, considerando fatores importantes como pesquisa de preço, características do ponto de vendas e publicações nas redes sociais.

Por fim, com a ajuda dos 4 Ps, uma empresa especializada em higienização poltrona consegue consolidar seu posicionamento e se diferenciar dos concorrentes.

A intenção de buscar um bom posicionamento é fazer com que a organização consiga ocupar um espaço único e relevante na mente dos consumidores, sem correr o risco de ser substituído pelos concorrentes.

Dicas de como aplicar os 4 Ps do marketing

Para aproveitar todos os benefícios do mix de marketing, é muito importante saber colocá-lo em prática, e algumas dicas para fazer isso, são:

1. Definir o público

Definir o público-alvo é uma ação básica para qualquer estratégia de marketing digital, pois é com base nas informações sobre essas pessoas que o negócio vai definir seus 4 Ps.

Para conhecer a audiência, invista em pesquisas de mercado e investigue o comportamento do público, reunindo características em comum, como informações geográficas, comportamentais, psicográficas e demográficas.

2. Criar uma estratégia competitiva

Um fabricante de divisórias em vidro para interiores deve criar uma estratégia competitiva para enfrentar o mercado e escolher seu composto de marketing.

Uma das estratégias importantes é a liderança em custo, que visa reduzir os custos com produção e distribuição, sem prejudicar a qualidade do produto, de modo a aumentar a rentabilidade.

A organização também deve trabalhar sua diferenciação para alcançar desempenho e qualidade superiores em áreas importantes para o cliente, aumentando sua percepção de valor.

Outro ponto importante é o foco, que tem a intenção de abordar segmentos menores com foco em necessidades específicas. Ademais, é fundamental prestar atenção nas estratégias dos concorrentes.

3. Definir o posicionamento de mercado

Para definir seu posicionamento de mercado, uma gráfica especializada em banner restaurante deve pensar em seu público. O propósito é desenvolver uma oferta que ajude a conquistar uma posição única e valorizada na mente das pessoas.

O posicionamento pode ser definido com base em um atributo, usuário, benefício, categoria de produto, concorrente, utilização ou aplicação da solução ou por qualidade e preço.

4. Definir as estratégias

As estratégias devem ser focadas no público e estarem alinhadas às estratégias competitivas e ao posicionamento. A dúvida da maioria dos gestores é por qual P começar.

O melhor é iniciar pelo produto, visto que todas as outras variáveis giram em torno dele. Conhecendo o produto, fica mais fácil definir o preço, em seguida, a promoção e, por fim, a praça.

5. Criar um plano de marketing

Por fim, uma empresa de instalação de tela proteção cachorro retrátil deve criar um plano de marketing operacional para definir metas, prazos, responsáveis e etapas de cada estratégia.

É assim que o negócio vai desenvolver planos de ação para cada equipe, fazendo com que seja possível alcançar seus objetivos.

Considerações finais

Sendo assim, os 4 Ps de marketing servem como base para todas as outras estratégias que a empresa quiser trabalhar no futuro.

Mais do que isso, ele é fundamental para estabelecer a marca no mercado em que atua, mostrar o valor das soluções para os clientes e estabelecer a organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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