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SEO para Instagram: saiba como aumentar o alcance do seu perfil

SEO para Instagram: saiba como aumentar o alcance do seu perfil

As redes sociais acabaram modificando muitas ações dentro do mercado, especialmente quando elas podem se unir com estratégias do marketing digital, como é o caso do SEO para Instagram.

Sendo uma rede social onde a criatividade e a interatividade ocorrem por meio de recursos visuais, como imagens e vídeos com curtas durações, o Instagram acabou se popularizando justamente por abrigar o formato mobile, algo presente cada vez mais na sociedade.

Que, por sua vez, gerou reflexos dentro do mercado, sendo portfólio para demonstrar um serviço de letreiro luminoso fachada ou, então, uma forma de gerar conversão de usuários para consumidores.

Por intermédio do Instagram, é possível que não apenas os conteúdos sejam compartilhados, como também o dono do perfil possa interagir com outros usuários por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Devido as suas múltiplas funcionalidades, o Instagram acabou ganhando atenção do mercado pela quantidade de usuários que usam a plataforma, sendo diferentes públicos e, desta forma, fazendo com que a empresa possa até mesmo fazer segmentações.

E, com isso, as estratégias para se criar uma presença digital, assim como atrair os consumidores com os conteúdos passaram a cada vez mais serem exercidas, especialmente com a ajuda do formato business e do SEO.

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma estratégia de otimização dos mecanismos de busca que, se elaborados, podem fazer com que uma empresa de persiana romana com bandô obtenha bons destaques com as palavras-chave e termos corretos.

Embora seja uma prática mais comum em plataformas de busca com seus rankings de resultados, o SEO também é um formato de otimização que pode ser incluído nas redes sociais, em especial, o Instagram.

Proporcionando ao empreendimento uma maior notoriedade dentro do seu segmento de atuação, algo que pode contribuir para haver um destaque na concorrência que há nas atividades do mercado.

Por isso, se o SEO para Instagram for utilizado por uma empresa de suporte para fixação de painel solar, é importante ter conhecimento dos seus funcionamentos e técnicas para que os resultados obtidos sejam positivos e traga destaque ao negócio.

Seo para instagram

A importância do SEO para o Instagram

Ter uma presença digital na atualidade do mercado é fundamental e, por isso, compreender estratégias que possam agregar valor como o SEO para o Instagram é importante e pode fazer a diferença.

Principalmente para os pequenos negócios ou quem está adentrando no mercado poderem ter uma chance de ganhar uma boa visibilidade, algo que a plataforma proporciona com a ajuda dos algoritmos que demonstram os conteúdos aos usuários.

Pelo grande fluxo de conteúdos que pode existir, indo desde parede de gesso decorada até dicas sobre rotina de pele na hora de dormir, o SEO acaba se tornando importante por permitir que o usuário encontre aquilo que deseja mais facilmente.

E por funcionar por meio de palavras-chave, dentro das redes sociais, este termo é conhecido popularmente como hashtags, que acaba contribuindo para que, durante uma busca, o conteúdo seja achado facilmente.

Por isso, é importante que, em meio a tantos conteúdos que são postados diariamente e gerem um grande fluxo, a companhia coloque os termos adequados para que os algoritmos da plataforma trabalhem para entregá-los aos perfis certos.

Desta forma, tornando possível que um usuário que conhece a página possa compartilhar os conteúdos, ou quem está sendo abordado em um primeiro momento, possa começar um período de conversão de leads.

Entenda como a técnica funciona

Ao todo, o SEO é uma estratégia que exige um bom planejamento tanto para ser usada na sua forma mais tradicional em blogs e sites quanto nas redes sociais, como o Instagram.

O funcionamento do SEO está diretamente ligado às ações que a empresa irá realizar para obter destaque, podendo ser pontuadas:

  • Definir persona;
  • Palavras relevantes;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Coerência e postagens consistentes;
  • Atualização de conteúdos antigos.

A definição da persona que vai ter acesso aos conteúdos e a estratégia de SEO é um dos primeiros planejamentos a serem elaborados, já que são esses indivíduos que estão tendo alguma necessidade e desejo, e assim, partindo para uma busca.

Conhecer como é o perfil do consumidor da empresa acaba contribuindo para uma maior assertividade, fazendo com que o negócio seja uma referência quando se trata de serviço de limpeza geral.

Porque através deste conhecimento, é possível saber como é o comportamento do cliente e, especialmente, a linguagem que é mais usada, algo que pode contribuir para que a foto ou o vídeo no Instagram seja achado mais facilmente.

As palavras têm uma enorme importância dentro do SEO e, por isso, devem ser estruturadas adequadamente para que o que a empresa obter seja considerado como um resultado positivo.

Outro ponto importante é que os conteúdos devem sempre ter uma qualidade, tanto na imagem quanto no caso do Instagram como na temática, pois é por intermédio desta qualidade que a empresa será reconhecida dentro do seu segmento.

Podendo manter uma coerência com a postagem anterior ou, então, ao que o negócio vende, além de ter um cronograma para que as postagens possam ser feitas como uma forma de fazer com que o engajamento na página continue.

Devido ao fato de o Instagram ser uma rede popular e ter uma grande quantidade de conteúdos que são postados cotidianamente, o cronograma de uma empresa para que suas mídias possam ser publicadas acaba gerando uma grande diferença.

Tanto pela página demonstrar que está ativa no mercado de baterias heliar, como também fazer com que os seguidores e usuários da plataforma fiquem engajados e atentos às novidades ou conteúdos que serão apresentados, muitos podendo até educá-los.

Criar uma notoriedade e mantê-la dentro das redes sociais é uma ação que causa uma diferença a longo prazo na rotina de uma empresa, e por essa razão, quanto mais os conteúdos poderem gerar engajamento, maiores são os resultados.

Seja com compartilhamentos, curtidas ou comentários, essas ações que podem ser incentivadas pela empresa proporcionam ao Instagram a percepção da relevância que possui dentro das palavras-chave usadas na legenda.

Outro funcionamento do SEO para Instagram que também funciona é atualizar os conteúdos que já foram postados novamente, reforçando aquilo que já foi dito e, ainda assim, podendo trazer novos impactos.

Especialmente quando o conteúdo foi publicado em um período sem grandes movimentações na página, e este reforço demonstra que a empresa sabe o que está abordando há mais tempo do que se estipula.

Técnicas para aumentar alcance

Se a página de uma companhia de piso metálico antiderrapante deseja aumentar o alcance do perfil dentro do Instagram, algumas técnicas podem contribuir para esta ação. São elas:

1. Palavras-chave na bio

A plataforma disponibiliza uma área chamada biografia, onde pode ser um espaço para demonstrar, em um pequeno texto, sobre algo que o dono daquele perfil considera interessante.

No caso das empresas, usar a bio do Instagram com palavras-chave pode ser uma forma de aumentar o alcance do perfil, principalmente porque os algoritmos da plataforma irão compreender que a página tem relação ao termo que está escrito.

Portanto, usar estas palavras-chave, especialmente as de cauda curta pelo limite de caracteres, pode contribuir para um aumento de seguidores e visitantes ao perfil.

2. Inserir local nas postagens

O Instagram é uma rede social global, e inserir o local de atuação de uma fabricante de mezanino metálico desmontável nos conteúdos pode oferecer um maior alcance para a empresa, de forma especial com os usuários que estão perto da região.

Essa ação intensifica os negócios e facilita que a conversão de clientes ocorra mais facilmente, já que ao ter a percepção, o indivíduo irá trafegar pela página e, assim, começar o processo de fidelização.

Os locais nas imagens contribuem para que a empresa também saiba quais são as suas concorrentes e as estratégias que elas realizam, especialmente com vendas e marketing, para que assim possa conquistar ainda mais espaço e destaque com outros planos.

3. Humanização

Processos humanizados são bem vistos por clientes, e fazer essa demonstração nas redes pode ser um planejamento que traz bons resultados, ainda mais para aqueles que desejam ter um tato mais humano em seus processos de compra.

Mostrar que algumas ações possuem funcionários por trás acaba gerando bons resultados, sobretudo na área de atendimento, cujo o tato de uma pessoa acaba dando outra percepção da empresa para o cliente.

Manter o foco nos seguidores também é fundamental, contudo, pequenas demonstrações de que o serviço ou produto tem um toque humano acaba facilitando ainda mais na fidelização.

Considerações finais

A plataforma do Instagram ganhou grande popularidade dentro da sociedade e do mercado, fazendo com que as empresas buscassem incluir em suas estratégias para ganhar visibilidade e converter usuários em consumidores fiéis.

Por conter um grande volume de conteúdos que são postados a todo momento, o SEO para Instagram contribui para que a empresa garanta uma boa visibilidade dentro dos termos que, por estarem na plataforma, são conhecidos como hashtags.

Para que os conteúdos possam ajudar a companhia a ter uma credibilidade dentro do mercado, é importante que estes tenham informações relevantes independentemente do formato que se encontram.

De modo que a qualidade é um dos pontos que gera engajamento e, por isso, ter um cronograma de postagens pode ser um contribuinte para que o alcance do perfil aumente dentro da plataforma.

Usar o Instagram oferece boas oportunidades dentro do mercado, independentemente do segmento que atua, de forma que a presença digital e os consumidores que são convertidos geram benefícios a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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