Nosso artigo apresenta dicas práticas e insights valiosos para ajudar você a compreender profundamente seu público-alvo, personalizar suas estratégias de marketing e impulsionar o sucesso do seu negócio.
Veja um exemplo de como focar no comportamento:
“John é um recém-formado da USP e começou a trabalhar como desenvolvedor do Buscapé Company. Desenvolve aplicativos móveis, que é sua paixão. Ele também gosta de tirar fotos enquanto explora a cidade para capturar e compartilhar olhares únicos. Ele não se considera um artista, mas adora prosseguir e investir no seu hobby.”
Você não quer usar o exemplo real de um de seus clientes. A pessoa tem idiossincrasias específicas e talvez não se aplique ao arquétipo que você está construindo.
Para compreender completamente a vida da persona, seus interesses, objetivos e comportamentos.
Conte histórias em vez de usar marcadores. Veja o exemplo:
“Audrey, 62 anos de idade, é mãe de dois filhos e avó de cinco netos. Ela mora na casa própria com o marido Roberto, e seu labrador preto, Lucy, de quatro anos. Toda manhã ela leva Lucy para dar uma volta de uma hora no lago perto de sua casa, quando o tempo está bom. Audrey é uma aposentada classe média, que vive com renda fixa. Sua hipoteca está paga e ela tem um cartão de crédito, que raramente usa. Ela é cliente do mesmo banco há 40 anos e nunca fez qualquer transação por telefone ou online. Ela vai ao banco toda segunda para tirar o dinheiro da semana e faz compras no mercado ao lado.”
Escolha uma persona como primária e as outras como secundárias. Tipicamente, empresas vão ter entre 1-5 diferentes Buyer Personas. Crie a mais proeminente e depois desenvolva as outras. De qualquer forma. quando você está criando conteúdo, você deve focar em apenas uma Buyer Persona. Você também pode considerar identificar personas negativas.