Introdução ao Google Merchants Center imgcapa
Introdução ao Google Merchants Center
19 de abril de 2023
vmw_blog_erros_dos_emai_marketing_img_capa
Erros nos E-mail Marketing
11 de maio de 2023

Comparativo: Os melhores sistemas de disparo de e-mail marketing

Comparativo: Os melhores sistemas de disparo de e-mail marketing_imgcapa

Nesse post, você vai conhecer os melhores sistemas de disparo de e-mail marketing considerando os prós e contras, para avaliar qual o melhor para a sua empresa, pensando nas suas necessidades.

Sendo assim, é importante avaliar um pouco mais as principais ferramentas disponíveis no mercado.

Ao mesmo tempo, é preciso ir um pouco além da percepção inicial, fazendo um balando desses sistemas. Então, confira!

Comparativo dos melhores sistemas de disparo de e-mail marketing

Primeiramente, vale destacar que essas ferramentas tem como principal objetivo garantir a criação e edição de templates.

Ao mesmo tempo, trazem outras funcionalidades interessantes, como armazenamento de contatos, disparos, monitoramento e métricas.

O disparo se refere ao envio automático, geralmente de atualizações e posts mais relevantes.

Você ainda pode definir exatamente o que enviar, links de direcionamento e conteúdos adicionais.

Pensando nisso, aqui vamos apresentar as melhores vantagens dos principais sistemas que podem te ajudar a vender mais todos os dias.

MailChimp

O MailChimp é um dos sistemas mais conhecidos do mercado, sendo uma ferramenta de automação do Rocket Science Group.

Dessa forma, entre as principais vantagens são:

  • Tem uma versão gratuita;
  • Ferramenta bastante intuitiva e simples de usar;
  • Alta usabilidade;
  • Tem um com custo-benefício na versão paga;
  • Boa taxa de entrega;
  • Várias funcionalidades gratuitas: como testes, automação e integrações;
  • Tem conteúdo educacional;
  • Dá para criar lista de contatos (Audiences);
  • Campanhas de design elegante e mais.

Por outro lado, existem alguns fatores que precisam ser observados com cuidado, dentre eles:

  • A ferramenta é em inglês, mesmo que existam guias e tutoriais em português;
  • Os recursos são considerados mais básicos;
  • Não tem a opção de gerenciamento de funil de vendas;
  • Você não poderá criar landing pages otimizadas.

Brevo (antigo Sendingblue)

O Brevo é uma empresa da Armand Thiberge e Kapil Sharma, que surgiu em 2007 com a ideia de oferecer soluções de comunicação de marketing.

Assim, as principais vantagens incluem:

  • Possui versão gratuita;
  • Fácil de usar e intuitiva;
  • Diversos recursos importantes;
  • Tem construtor de fluxo de trabalho;
  • Você pode criar uma lista de contatos do tamanho que quiser;
  • Tem recurso de SMS para contato mais direto;
  • E-mails transacionais que são pagos de forma separada;
  • Tem um custo mais baixo, com opções diferentes de planos;
  • Vários modelos com design interessantes e responsivos, entre outros.

Ao mesmo tempo, existem alguns pontos que vão de encontro a essas vantagens e que podem tornar a ferramenta não muito atrativa para você, como:

  • O número de integrações é limitado;
  • Curva de aprendizado poderia ser mais simples;
  • Você terá uma limitação nas funcionalidades para fusões/autoresponders;
  • Alguns usuários relataram problemas na entrega dos e-mails;
  • Devido ao limite do plano gratuito, a ferramenta fica estimulando a compra dos pacotes.

Mailjet

O Mailjet é um dos sistemas de disparo de e-mail marketing de origem francesa, da organização Mailgun Technologies, que surgiu em 2010, totalmente baseado na nuvem.

A partir disso, as principais vantagens da ferramenta são:

  • Plano gratuito mais interessante, com envio de até 6 mil e-mails por mês;
  • Opções de planos pagos com mais funcionalidades;
  • Integrações com várias plataformas;
  • Painel intuitivo e simples de usar;

Por outro lado, possui algumas desvantagens que merecem atenção, como:

  • Usuários relatam a dificuldade em excluir usuários inativos da lista;
  • Segmentações limitadas;
  • Não dá para editar o seu fluxo após ativado;
  • Não dá para reativar um fluxo que está inativo;
  • Limitações em relação a design;
  • Não armazena imagens.

Comparativo: Os melhores sistemas de disparo de e-mail marketing_img2Melhores sistemas de disparo de e-mail marketing: qual escolher?

Depois de conhecer melhor os principais sistemas de disparo, fica a dúvida de qual deles escolher para o seu negócio.

Neste aspecto, o primeiro passo é fazer um comparativo de quais são as suas necessidades, principalmente em relação a lista de contatos.

Depois, avalie quais ferramentas possuem todos os recursos que você precisa.

Só depois disso você avalia o custo-benefício dos planos, caso as versões gratuitas não sejam suficientes para o seu negócio.

Inclusive, você pode fazer um teste com cada uma dessas ferramentas de disparo, para ver qual delas se encaixa melhor no seu negócio.

Afinal, se a versão gratuita se mostrar interessante, a versão paga apresentará ainda mais pontos positivos.

Seguindo um relatório da Crozdesk, a opinião dos usuários dessas três plataformas são:

  • Brevo: Felicidade dos Usuários – 90%, Zumbido da imprensa – 60%, Tendência: queda dos juros;
  • MailChimp: Felicidade dos Usuários – 86%, Zumbido da imprensa – 80%, Tendência: queda dos juros;
  • Mailjet: Felicidade dos Usuários – 78%, Zumbido da imprensa – 54%, Tendência: queda dos juros.

Considerando esses números, o sistema mais indicado seria o Sendinblue, seguido do MailChimp e Mailjet.

Enfim, se você está procurando ideias inovadoras, projetos bem sucedidos e acesso as tecnologias mais recentes do mercado, converse com um dos consultores da Agência Digital VMW.

Dessa forma, você terá uma parceria que atua a 11 anos no mercado e diversos clientes satisfeitos e projetos com resultados incríveis.

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 11 =