Nesse post, você vai conhecer os melhores sistemas de disparo de e-mail marketing considerando os prós e contras, para avaliar qual o melhor para a sua empresa, pensando nas suas necessidades.
Sendo assim, é importante avaliar um pouco mais as principais ferramentas disponíveis no mercado.
Ao mesmo tempo, é preciso ir um pouco além da percepção inicial, fazendo um balando desses sistemas. Então, confira!
Comparativo dos melhores sistemas de disparo de e-mail marketing
Primeiramente, vale destacar que essas ferramentas tem como principal objetivo garantir a criação e edição de templates.
Ao mesmo tempo, trazem outras funcionalidades interessantes, como armazenamento de contatos, disparos, monitoramento e métricas.
O disparo se refere ao envio automático, geralmente de atualizações e posts mais relevantes.
Você ainda pode definir exatamente o que enviar, links de direcionamento e conteúdos adicionais.
Pensando nisso, aqui vamos apresentar as melhores vantagens dos principais sistemas que podem te ajudar a vender mais todos os dias.
MailChimp
O MailChimp é um dos sistemas mais conhecidos do mercado, sendo uma ferramenta de automação do Rocket Science Group.
Dessa forma, entre as principais vantagens são:
- Tem uma versão gratuita;
- Ferramenta bastante intuitiva e simples de usar;
- Alta usabilidade;
- Tem um com custo-benefício na versão paga;
- Boa taxa de entrega;
- Várias funcionalidades gratuitas: como testes, automação e integrações;
- Tem conteúdo educacional;
- Dá para criar lista de contatos (Audiences);
- Campanhas de design elegante e mais.
Por outro lado, existem alguns fatores que precisam ser observados com cuidado, dentre eles:
- A ferramenta é em inglês, mesmo que existam guias e tutoriais em português;
- Os recursos são considerados mais básicos;
- Não tem a opção de gerenciamento de funil de vendas;
- Você não poderá criar landing pages otimizadas.
Brevo (antigo Sendingblue)
O Brevo é uma empresa da Armand Thiberge e Kapil Sharma, que surgiu em 2007 com a ideia de oferecer soluções de comunicação de marketing.
Assim, as principais vantagens incluem:
- Possui versão gratuita;
- Fácil de usar e intuitiva;
- Diversos recursos importantes;
- Tem construtor de fluxo de trabalho;
- Você pode criar uma lista de contatos do tamanho que quiser;
- Tem recurso de SMS para contato mais direto;
- E-mails transacionais que são pagos de forma separada;
- Tem um custo mais baixo, com opções diferentes de planos;
- Vários modelos com design interessantes e responsivos, entre outros.
Ao mesmo tempo, existem alguns pontos que vão de encontro a essas vantagens e que podem tornar a ferramenta não muito atrativa para você, como:
- O número de integrações é limitado;
- Curva de aprendizado poderia ser mais simples;
- Você terá uma limitação nas funcionalidades para fusões/autoresponders;
- Alguns usuários relataram problemas na entrega dos e-mails;
- Devido ao limite do plano gratuito, a ferramenta fica estimulando a compra dos pacotes.
Mailjet
O Mailjet é um dos sistemas de disparo de e-mail marketing de origem francesa, da organização Mailgun Technologies, que surgiu em 2010, totalmente baseado na nuvem.
A partir disso, as principais vantagens da ferramenta são:
- Plano gratuito mais interessante, com envio de até 6 mil e-mails por mês;
- Opções de planos pagos com mais funcionalidades;
- Integrações com várias plataformas;
- Painel intuitivo e simples de usar;
Por outro lado, possui algumas desvantagens que merecem atenção, como:
- Usuários relatam a dificuldade em excluir usuários inativos da lista;
- Segmentações limitadas;
- Não dá para editar o seu fluxo após ativado;
- Não dá para reativar um fluxo que está inativo;
- Limitações em relação a design;
- Não armazena imagens.
Melhores sistemas de disparo de e-mail marketing: qual escolher?
Depois de conhecer melhor os principais sistemas de disparo, fica a dúvida de qual deles escolher para o seu negócio.
Neste aspecto, o primeiro passo é fazer um comparativo de quais são as suas necessidades, principalmente em relação a lista de contatos.
Depois, avalie quais ferramentas possuem todos os recursos que você precisa.
Só depois disso você avalia o custo-benefício dos planos, caso as versões gratuitas não sejam suficientes para o seu negócio.
Inclusive, você pode fazer um teste com cada uma dessas ferramentas de disparo, para ver qual delas se encaixa melhor no seu negócio.
Afinal, se a versão gratuita se mostrar interessante, a versão paga apresentará ainda mais pontos positivos.
Seguindo um relatório da Crozdesk, a opinião dos usuários dessas três plataformas são:
- Brevo: Felicidade dos Usuários – 90%, Zumbido da imprensa – 60%, Tendência: queda dos juros;
- MailChimp: Felicidade dos Usuários – 86%, Zumbido da imprensa – 80%, Tendência: queda dos juros;
- Mailjet: Felicidade dos Usuários – 78%, Zumbido da imprensa – 54%, Tendência: queda dos juros.
Considerando esses números, o sistema mais indicado seria o Sendinblue, seguido do MailChimp e Mailjet.
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