Criar estratégias para que haja um alinhamento nos departamentos da empresa é algo que ocorre a todo momento, e um desses modelos é denominado como smarketing.
O smarketing é uma estratégia onde as vendas e o marketing são alinhados para melhorar os resultados que a empresa obteve, de modo que uma boa comunicação e o compartilhamento de objetivos dos setores podem contribuir para isso.
A derivação do nome smarketing é devido a união entre a palavra sales, em inglês, que significa vendas, com a palavra marketing. Este modo de trabalho acaba unindo os setores, de modo que não há uma competição entre equipes internas.
Por exemplo, se uma empresa que presta serviços de envelopamento de ônibus se unir internamente com os seus setores com o propósito de vender e conquistar mais consumidores, as chances de obter sucesso são expressivamente grandes.
Embora seja um processo que é feito de modo gradual, os resultados que podem se conquistar com um maior engajamento dos setores, por meio da união, acabam proporcionando um enorme destaque em relação à concorrência.
A importância e os benefícios
Podendo gerar valor para a empresa que o utilizar, desde fabricantes de guarda corpo até uma marca de cosméticos à base de plantas, o marketing em si é o que torna possível um bom relacionamento entre consumidores e indústria.
Sendo por meio destas estratégias que há uma conquista de novos consumidores e também, a fidelização daqueles que já são clientes, através de métodos para retê-los.
A importância de utilizar o smarketing dentro da indústria, é que há um fortalecimento dentro dos setores responsáveis e, através dessa união, o empreendimento acaba ganhando uma maior força para se destacar entre a concorrência.
Com um aumento do faturamento, a empresa acaba tendo um grande reconhecimento dentro do mercado de janela de vidro pequena, atraindo não somente clientes, como também possíveis parcerias e até mesmo investidores.
Dentre outros benefícios, podemos encontrar motivos para adoção do smarketing no empreendimento através de pontos, como:
- Otimização nos funis de vendas;
- Previsão das vendas e crescimento confiável;
- Estratégias com dados reais;
- Utilização de sistemas inteligentes e ferramentas de software;
- Soluções criativas;
- Campanhas com um maior direcionamento.
Um dos pontos benéficos que o smarketing proporciona é que, ao unir os setores, as oportunidades para que estratégias inovadoras e criativas acabam surgindo com uma maior facilidade.
Isso porque o time de marketing compreende a persona que a empresa usa nas campanhas de totens de estacionamento em junção aos setores de venda, que compreende com dados mais específicos sobre os consumidores.
Essa sintonia acaba beneficiando e se tornando ainda mais forte quando se usa ferramentas e softwares, como o CRM, que ajuda na gestão de relacionamento com o cliente.
A união entre setores para aumentar os lucros da empresa são sempre bem-vindos e, por isso, quanto mais ferramentas e estratégias puderem ligar esses setores, melhor será para o empreendimento conquistar os objetivos e se consolidar no mercado.
Como alinhar com o marketing e as vendas?
O primeiro passo para gerar um bom alinhamento entre o marketing e as vendas de uma marca de tintas tampográficas, é que o objetivo de ambos os setores devem estar ligados, de forma igual ou similar.
Porque, através desses objetivos e desse alinhamento de pensamentos e ideais, é que ambos os setores poderão fazer uma comunicação de forma clara entre si para apresentar progressos que foram feitos, tarefas em andamento ou que estão por vir.
Os objetivos da corporação podem ser apenas um, contudo, não significa que os setores também compartilhem do mesmo modo, como vender está ligado ao ato de atingir números, já o marketing pode estar voltado para os relacionamentos.
Portanto, quanto mais o smarketing estiver alinhado e com todos os objetivos de ambos os lados esclarecidos, a união de dois departamentos distintos se tornará mais fácil.
Se uma empresa trabalha com base em metas, seja para vender o maior número de setas de led para moto ou para conquistar o dobro de clientes da concorrência, é importante que ao menos nesta área, a meta principal tanto mensal ou anual seja o financeiro.
Ter o princípio de que o capital que a empresa coletar é um dos pontos chaves da união, pode contribuir para que o alinhamento seja feito de uma maneira mais simples de ser iniciada.
Outro ponto que pode contribuir para que o smarketing acabe tendo um bom alinhamento, é deixar os estágios de venda e o funil de vendas do marketing de modo unificado, algo que é padrão neste formato de estratégia.
Ter a compreensão de como funcionam os trabalhos envolvendo um marketing e como está o andamento de um processo de vendas, pode contribuir no alinhamento do funil e como o consumidor se comporta em sua jornada de compras.
Para que, posteriormente, os dois setores consigam acabar interagindo com uma maior facilidade e compreensão do processo, sabendo o que deve ou não ser feito para que o número de vendas e conversão de leads aumente.
Com isso, a importância de que os setores criem um canal de comunicação se torna ainda maior, sendo esse um dos pontos principais para que o smarketing funcione com uma boa qualidade.
Indo além de troca de e-mail, a comunicação mais aberta destes setores pode incluir reuniões semanais para alinhar pontos e tarefas envolvendo o produto, como grades para piscinas, assim como meios de manter os consumidores envolvidos.
As reuniões feitas de forma mensal podem ser desenvolvidas de um modo mais profundo, do qual não houve uma resolução em encontros anteriores e que possuem alguma urgência de ser concluído.
Ter uma forma de compartilhar relatórios de resultados entre as equipes é uma forma de documento que ajuda a entender os piores pontos e os melhores, especialmente se o marketing está conseguindo converter bons clientes, mas as vendas não estão subindo.
Esses relatórios fazem com que as empresas saibam as formas de novos contatos com leads e outros benefícios que são englobados, mas que não estão sendo bem utilizados.
Portanto, conhecer a persona que a marca tem e saber colocá-la em ação por meio do marketing, para que o resultado reflita nas vendas, é importante para os dois setores.
O smarketing acaba unindo dois segmentos distintos, tanto em seus ideais, quanto em seus profissionais.
Por isso, é importante que haja um respeito mútuo no processo de alinhamento e em quaisquer trabalhos em conjuntos que a empresa tenha que fazer, de modo respeitoso e amigável para que os objetivos possam ser alcançados.
Principalmente, porque pode haver empecilhos e ruídos de comunicação entre ambos os lados, já que a união de setores distintos acaba não tendo um bom entendimento de como são os modos de operação das equipes.
Deste modo, atividades que possam ter um maior entrosamento e uma empatia para se criar uma boa conexão são pontos bem-vindos dentro do smarketing.
Ferramentas para smarketing
Por trabalhar com dados e ter sua base composta por eles, as ferramentas de automação são as mais indicadas para que possam contribuir com as estratégias que o departamento de marketing e vendas irão construir.
Especialmente, porque essas ferramentas podem proporcionar um acesso dos dois lados, tanto de vendas, para saber como estão indo as estratégias de marketing, quanto o marketing para saber como estão as porcentagens de venda por meio de seus canais.
Outra ferramenta que ajuda é o CRM, Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em tradução livre.
Por intermédio desse software, ambos os departamentos podem acompanhar processos que estão em andamento envolvendo os consumidores, além de terem os dados atualizados em tempo real até mesmo se estiverem em reunião.
Estando ligado à formulários de conversão, fechamento de vendas ou até mesmo com os consumidores que entraram em contato para reclamação ou elogios, o CRM é uma ferramenta indispensável para marcas que operam com smarketing.
Considerações finais
Intensificar e criar estratégias que alinhem o departamento de marketing e o de vendas é uma estratégia que está cada vez mais sendo utilizada pelas empresas dos mais diferentes nichos, desde portas de enrolar automáticas, até o de cosméticos.
Tendo o principal ponto de aumentar o capital da empresa, o smarketing é feito por meio de uma clara comunicação e reuniões das quais pretendem deixar o alinhamento entre os dois setores fortalecido, para que os objetivos sejam alcançados.
Embora possa ser feito de uma forma mais gradativa do que se é esperado, algumas empresas acabam aderindo essa prática para se fortalecer dentro do mercado, e contam com o auxílio de ferramentas de software para ter uma maior efetivação.
As entidades que recorrem a esse recurso, têm uma maior chance de não somente vender mais seus produtos e serviços, mas também fazer com que seus consumidores fiquem ainda mais fidelizados ao que a empresa oferece para atender às suas necessidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.