Smarketing: saiba como alinhar o marketing e as vendas da sua empresa!
Smarketing: saiba como alinhar o marketing e as vendas da sua empresa!
30 de agosto de 2022
3 coisas para evitar quando nutrir sua lista de e-mails
3 coisas para evitar quando nutrir sua lista de e-mails
8 de setembro de 2022

Introdução ao Google Data Studio

Introdução ao Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta desenvolvido com o objetivo de transformar a vida do empreendedor através de painéis repletos de informação e relatórios fáceis de entender, tudo de forma gratuita.

Justamente por isso, separamos aqui uma introdução ao tema, para você entender exatamente tudo o que precisa sobre o assunto.

Dessa maneira, você será capaz de começar a usar o quanto antes, atingir seus objetivos e alavancar os números. Confira!

Google Data Studio – O que é e como funciona

A princípio, o Google Data Studio é uma ferramenta que cria dashboards, ou seja, um painel com todas as principais informações da empresa, como indicadores e métricas.

Mais importante que isso, todos os painéis dessa ferramenta são interativos e personalizáveis.

Como resultado, são mais atraentes, inteligentes e responsivas. Logo, se adapta a todos os tipos de dispositivos.

Assim, funciona montando painéis usando templates usando a identidade da sua empresa usando diferentes recursos.

É importante destacar que o objetivo dessa ferramenta é garantir que esses painéis sejam amigáveis, fáceis de entender e de criar.

Na prática, trata-se de uma ferramenta que faz parte do Business Intelligenge.

Isso quer dizer que está dentro das ferramentas de inteligência de negócio, desenvolvidas para que todas as informações brutas sejam mais fáceis de ler e de usar.

Além disso, o Google Data Studio faz parte do Google Marketing Platform, um pacote bastante completo da empresa.

Da mesma maneira, é ideal para pequenas e grandes empresas.

Introdução ao Google Data Studio

Como funciona

A ferramenta funciona de modo simples, coletando dados usando várias plataformas diferentes.

Depois dessa coleta, o Data Studio cria tabelas, gráficos bem como outros recursos para apresentar as informações.

Na prática, você avalia diferentes dados usando métricas valiosas e painéis que seguem exatamente os objetivos do seu negócio.

Para que serve a criação de dashboards

Introdução ao Google Data StudioSe você ainda não conhece ou não usa o Google Data Studio, fica na dúvida de para que serve essa ferramenta.

Assim, é importante considerar que os painéis são funcionais para todos os setores da empresa, traz rapidez e inteligência para as avaliações.

Além disso, é essencial para as áreas de finanças em geral, desde a gestão de pessoas/negócios até as vendas.

Com isso, amplia o desenvolvimento, direciona as estratégias e impacta diretamente no marketing, elevando os resultados.

 

Outros destaques são:

  • Analises mais profundas de dados;
  • Monitoramento de indicadores de desempenho;
  • Apresentação de resultados de forma visual, interativa e fácil;

Vantagens do Google Data Studio

As principais vantagens da ferramenta mostram porque se trata de um meio funcional e prático, ideal para a rotina e que permite a transformação dos dados da sua empresa em uma história mais simples de entender. Tome notas:

  • Facilita a gestão de dados e pessoas;
  • Aumenta as vendas;
  • Totalmente gratuita;
  • Diversos recursos e ferramentas;
  • Melhora as ações e estratégias;
  • Diversas opções de gráficos diferentes;
  • Compartilhamento de dados;
  • Essencial para o marketing e finanças;
  • Reduz o seu tempo na elaboração de relatórios;
  • Integração eficiente;
  • Facilita a compreensão de dados;
  • Reúne todas as informações de forma amigável e mais.

Guia de início – 4 passos para começar a usar

Se você quer nutrir seus leads de forma eficaz, aprender mais sobre o seu negócio e definir estratégias que funcionam, deve conhecer esse passo-a-passo de início.

1# Acesse a página

Comece acessando a página e criar a sua conta, seja através de um novo e-mail ou ousando sua conta Gmail que existe.

2# Insira os dados no Google Data Studio

Após acessar a página inicial, é interessante navegar entre as abas para conhecer mais e já começar a inserir os dados para ter o seu primeiro relatório.

Dessa forma, é só clicar em Criar > Origem de dados, que fica localizado à esquerda, no menu principal.

Selecione as plataformas que você quer adicionar e clique em “Autorizar”.

3# Crie um relatório

Depois de definir o local de onde os dados serão obtidos, é hora de criar um relatório.

Então, você vai clicar em “Criar” e em “Relatório”. Se quiser, você pode escolher o template de apresentação clicando em “Galeria de modelos”.

Em seguida, clique em “Minhas origens de dados”, selecione as fontes dos dados e crie o seu relatório adicionando informações como:

  • Formas e gráficos;
  • Textos;
  • Templates e mais.

Na página que vai estar aberta para fazer essa configuração, você pode acessar o menu e escolher diversas características, adicionar controle e mais.

4# Salve e compartilhe com Data Google Studio

Por fim, você pode escolher o nome do relatório, acessar e editar dados e ainda fazer cópias ou atualizar.

Você também pode clicar em “Compartilhar”, enviando por email, link ou baixando um PDF, ou “Visualizar”.

Se tiver mais dúvidas, a página de suporte da ferramenta criou um passo-a-passo para facilitar o uso. Confira aqui.

Por fim, confira todas as soluções da VMW que podem levar o seu negócio a próxima etapa de sucesso e desenvolvimento. A Agência Digital VMW disponibiliza um relatório consolidado, totalmente personalizado para cada cliente, feito totalmente no Google Data Studio.

Além disso, acompanhe os posts para saber todas as novidades, tirar dúvidas e descobrir como as novas tecnologias podem mudar os números.

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + treze =