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Saiba como gerar leads pelas redes sociais

Saiba como gerar leads pelas redes sociais

Atrair os potenciais clientes para uma loja virtual, ou um marketplace, pode ser uma aventura e tanto no mundo dos negócios, mas um planejamento de marketing permite gerar leads pelas redes sociais, desde que todas as etapas sejam bem definidas.

Quando se trata de gerar leads, como são denominados os potenciais clientes, os profissionais que trabalham na área da publicidade podem contar com as mais diversas opções de ferramentas digitais. 

A criação de um site institucional é fundamental para se inserir no ambiente virtual, mas há outras plataformas que devem ser exploradas ao longo do tempo.

Quais estratégias usar para gerar leads?

Entre tantas, vale destacar aquelas que são mais acessíveis e fáceis de alcançar os leads, como:

  • Desenvolvimento de blog;
  • E-mail marketing 
  • Plataformas de áudio e vídeo;
  • Redes sociais. 

Mesmo com tantas possibilidades para um planejamento de marketing digital, a crescente popularidade e eficácia das redes sociais mostram maior potencial. Desde que seja preparada uma estratégia eficaz voltada para a geração de leads. 

Isso acontece por diversos fatores, como a expansão das redes de telefonia e internet, desenvolvimento de aplicativos voltados para a socialização, mesmo que digital, e a popularidade dos equipamentos eletrônicos, principalmente os celulares smartphones. 

Preparadas para atender a maior faixa da população que possui acesso à internet móvel, as redes sociais ocupam um espaço considerável no dia a dia das pessoas. 

Tudo para interagir com amigos e familiares e, consequentemente, acompanhar marcas e empresas  que trabalham com garrafa personalizada com nome até setores da indústria e da construção civil, aproximando essas esferas e possibilitando as novas formas de consumo.

Sendo assim, é impossível ignorar a possibilidade em gerar leads pelas redes sociais, sendo que essas plataformas digitais se mostram como uma poderosa ferramenta e alcance de, literalmente, bilhões de pessoas, aproximando as pessoas da marca de forma mais humanizada. 

O que é gerar leads pelas redes sociais?

Saiba como gerar leads pelas redes sociaisLeads são pessoas que expressam interesse em uma empresa, uma marca, um produto ou um serviço. 

Eles podem fazer isso fornecendo informações de contato por meio de pontos de contato, por meio do número de telefone comercial, e-mail disponível nas embalagens, entre outros.

O motivo pode ser variado, desde conhecer mais sobre um bem de consumo, ou então o desejo de baixar um e-book com um conteúdo sobre alarmes de incêndio que desperte interesse. 

Qualquer que seja o objetivo ou demonstração de interesse, as empresas geralmente consideram que uma pessoa se converte em um lead, de fato, apenas depois de fornecer todos os detalhes de contato.

De modo simplificado, a geração de leads é o processo de captura do interesse dos clientes em potencial, nutrí-los com todas as informações possíveis, e direcioná-los para o fundo do funil de vendas, até que eles se convertam em clientes, propriamente dito. 

Definitivamente, é preciso lembrar que as empresas não estão interessadas em que ninguém se converta em um lead e fique nesse patamar. 

Na verdade, as empresas buscam por leads qualificados, ou seja, que estejam em um patamar de público-alvo. 

Enfim, os clientes em potencial com maior probabilidade de se tornarem consumidores pagantes, seja no modelo B2B (Business To Business), como fornecedores de tubos galvanizados para uma fábrica, ou B2C (Business To Consumer), direto para o consumidor final.

A importância da qualificação de leads

Mesmo quando um lead apresenta interesse em uma marca, um produto ou um serviço, não necessariamente ele vai realizar a compra. Por diferentes motivos, as pessoas simplesmente não são adequadas para a empresa. 

Os casos variam de internauta para internauta, como não ter o dinheiro para pagar por algo, Também pode ser apenas uma pesquisa de preço, fazendo um comparativo de um mesmo produto em diferentes e-commerces

Nesse ponto a empresa deve aplicar a qualificação de leads. Caso seja uma empresa de engenharia civil, é preciso entender qual o público-alvo para que possa direcionar o planejamento de marketing com finalidade de alcançar esse modelo de cliente.

Isso ajuda a garantir que os leads com os quais a equipe de vendas entrará em contato estejam mais qualificadas e prontas para consumir, aumentando a probabilidade de efetivar a compra junto ao potencial cliente. 

Gerar leads pelas redes sociais é acessível

Além do fato de que bilhões de pessoas estão inseridas nas mais diferentes plataformas neste formato, com públicos variados e com interesses diversos, há um fator preponderante que brilha aos olhos das empresas, principalmente quando se trata de investimento financeiro.

As redes sociais fornecem uma maneira econômica de interagir com os leads e os consumidores formalizados, girando uma roda que permite a geração de potenciais clientes sem grandes custos, ao menos a princípio, e de forma mais dinâmica.

Isso é importante especialmente para as empresas que estão se inserindo no mercado consumidor, ou mesmo para pequenos e médios escritórios contábil que não podem investir uma pequena fortuna em publicidade, de uma forma geral. 

Além disso, as redes sociais permitem que as empresas possam interagir diretamente com os seguidores e com perfis mais propensos a fechar o negócio, com ações orgânicas ou de orçamentos mais flexíveis. 

Tal aspecto torna muito mais fácil criar uma situação de venda, ou seja, construir uma conexão significativa e convencê-los a comprar da empresa.

Como gerar leads pelas redes sociais?

Gerar leads usando as redes sociais exige muito mais esforço do que simplesmente criar uma conta comercial e se fazer presente, sem qualquer tipo de participação ou interação. 

Um escritório que desenvolve projetos de arquitetura precisa ter um plano de ação para convencer mais clientes em potencial e realmente tirar o máximo proveito das atividades possíveis. 

As plataformas digitais voltadas para essa finalidade permitem interação variada, desde textos curtos e diretos, até ferramentas que permitem a inserção de fotografias, vídeos, imagens e áudios que podem ser facilmente editados.

A seguir estão 4 dicas estratégias para gerar leads pelas redes sociais. 

1.Fortaleça o perfil nas redes sociais

Em primeiro lugar, a empresa precisa ter um perfil em redes sociais que sejam confiáveis e que se apresentem de maneira profissional, para assim ser reconhecido como uma marca no ambiente virtual.

O perfil deve explicar do que se trata a empresa, e qual a finalidade para se encaixar no público-alvo. 

Além disso, é importante fornecer detalhes quanto ao contato, além de convites para visitar o site e participar do mailing (base de contatos de e-mail). 

Outra dica importante é certificar-se de usar a mesma imagem de perfil, foto de cabeçalho e plano de fundo em todas as contas das redes sociais, ou mesmo desenvolver uma paleta de cores e símbolos que representem a marca.

Isso ajuda a construir uma identificação visual da marca e mantém a consistência, mesmo em diferentes cenários. 

2.Crie conteúdo valioso

Se for preciso falar sobre plataforma elevatória preço industriais, é preciso desenvolver um texto que tenha começo, meio e fim, com explicações que possam ser interpretadas por pessoas leigas e com conhecimento técnico.

O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial dentro das redes sociais pois, queira ou não, muitas pessoas captam informações a partir de postagens de empresas que, então, são compartilhadas pelos seguidores. 

Dessa forma, há uma responsabilidade grande em que se pode publicar, e como direcionar os leads para sites e lojas virtuais ao fim de uma postagem em uma rede social. 

3.Invista em anúncios dentro das redes sociais

Saiba como gerar leads pelas redes sociaisA geração de leads é um processo contínuo que requer paciência e tempo, especialmente se a empresa depende de estratégias que visam a captação orgânica e gratuita.

Caso a empresa conte com um orçamento disponível dentro do planejamento de marketing digital, a melhor maneira para angariar mais leads é investir em anúncios voltados para as redes sociais. 

Com os anúncios de captação de leads, a empresa pode executar campanhas publicitárias segmentadas, com probabilidade de alcance maior e que garantirá mais inscrições em ações propostas para o fornecimento de dados. 

Por ser altamente segmentável, é possível enxergar os resultados e mensurar por meio de métricas dispostas pelas próprias redes sociais. 

Assim fica mais fácil compreender o público-alvo e direcionar ofertas e propostas de maneira direta, visto que os comportamentos e interesses são identificados, permitindo campanhas cada vez mais qualificadas.

4.Construa um relacionamento com os seguidores

Dentre os muitos seguidores que é possível angariar com uma página empresarial bem estruturada, as redes sociais tornaram diferentes pessoas influenciadores digitais. 

Isso pode ser usado a favor da empresa como uma estratégia de geração de leads, promovendo o conteúdo frente a um público relevante. 

A partir do momento que uma empresa trabalha com influenciadores digitais, passa por um aceite, como uma validação adicional sobre o papel que cumpre no mercado consumidor. 

Quando um influenciador compartilha e fala sobre produtos e serviços de uma empresa, isso ajuda a desenvolver ou até mesmo melhorar o reconhecimento da marca junto ao público.

Utilize tudo o que as redes oferecem

Dentro do planejamento de marketing digital, uma parte deve levar em consideração a geração de leads. Consequentemente, as redes sociais devem fazer parte das diversas estratégias que precisam ser aplicadas ao longo do tempo. 

Isso porque as redes sociais ajudam a direcionar o tráfego da internet a partir de postagens sobre empréstimos consignados, por exemplo, ou mesmo por pessoas que estão procurando informações sobre produtos ou serviços.

Aliás, eles podem até mesmo estar prontos para comprar um bem de consumo, ou mesmo contratar um serviço essencial ou pontual. 

Para que uma empresa possa oferecer o que tem à disposição, é preciso utilizar as abordagens que as redes sociais permitem, como:

A partir do momento que a empresa começa a receber a atenção de potenciais clientes, as redes sociais mostram o poderio que possui no cerne, expandindo a fronteira além de memes e troca de mensagens entre amigos e familiares. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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