O que é Inbound Marketing? Esse é um assunto que ainda gera muitas dúvidas, mesmo entre profissionais de Marketing e Comunicação!
Inbound Marketing se refere a todas as ações online executadas para atrair tráfego para um blog, site ou e-commerce, sempre pensando em converter esse público em leads ou pessoas ou empresas, buscando fidelizar clientes. Sejam serviços ou produtos.
Nos últimos 20 anos, a internet se perpetuou nos dia-a-dia das pessoas e o Inbound Marketing tem sido o principal aliado, em destaque agora no marketing online no Brasil. Nesta época de pandemia COVID 19 e maior presença de compra pela internet, a evitar acessos às lojas e ter de sair de casa. Com essas práticas, oferecer um conteúdo exclusivo, a alimentar os interesses e a começar com estes a jornada da compra. Se você fornecesse um material gratuito para fazer download como e-books, planilhas para facilitar trabalhos e imagens para o uso, já está no caminho certo. As novas atualizações do Google sugerem uma caminhada em conjunto para este conceito.
A Agencia VMW sugere tudo isso, de modo a qualificar páginas online pelo canal específico e personalizado, a garantir um tráfego qualificado para as buscas orgânicas realizadas diariamente. Criar relacionamento nunca foi tão importante, mesmo antes da primeira compra ou locação.
As pessoas escolhem o que querem ver, seja em redes sociais ou ao estarem nos buscadores. No Inbound Marketing é o cliente que vem atrás de seus produtos. Assim, o desenvolvimento direto de canais de comunicação personaliza sua venda. Você tem contato com quem realmente quer, sem ações evasivas como no Outbound Marketing.
A estratégia de Inbound Marketing deve ser de fácil entendimento e acesso. Os principais canais podem ser:
- SEO – Search Engine Optimization
- Blogs associados ao site da marca
- Midias Sociais ( Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, Youtube, etc…
- Landing Pages
- Email Marketing
Motivos para aderir ao Inbound Marketing
- No Inbound Marketing, valores orçados em campanhas de Facebook, por exemplo, chegam a custar 50% de valores do tradicional marketing direto. ter pontos de relacionamento através de valores ou ideias em comum entre consumidores e empresas, tem sido a chave de sucesso para alto dos negócios.
- A jornada de venda se consiste, conforme se oferece um conteúdo relevante e dirigido, conforme etapas.
- Taxa de conversão altíssima….. enquanto que em tradicionais canais de mídias pagas estes mesmos funcionam com constante pagamento de campanhas, com o uso de Inbound Marketing, valores de lances de palavras-chave tendem a irem diminuindo conforme mais tempo de uso (a partir de 3 meses) , quanto mais por subirem na busca natural e valores lances de palavras-chave tendem sempre a descer, a reduzirem até 60% do investimento total.
- Reduzir custo em adesão de clientes – com o uso desse tipo de estratégia de marketing digital, o engajamento com o público é grande, a marca se posiciona e ainda terá uma segmentação, onde o despertar do interesse para com a sua marca.
- Técnicas de persuasão menos invasivas – com um conteúdo para estar presente todos os dias, nada melhor que algo leve, com utilidade e que traga valor às pessoas.
- Mensuração de resultados – é totalmente fácil e integrada, a Agencia VMW utiliza relatórios personalizados de cada canal, a ter sempre a direção para a visão e planejamento de ações, diariamente.
Conclusão
É preciso sempre olhar e analisar Inbound Marketing, a ser vital no planejamento de onde se quer chegar com a marca ou empresa, do pequeno ao grande empresário.
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E o que você pode fazer agora, com essas novas informações?
O Marketing Digital sempre está se reciclando, sempre a inovar. Se você conseguir sempre ir se atualizando, se informando mais, com certeza irá sair na frente de seus concorrentes.
Mas não se esqueça de fazer planos e otimizar seu negócio, estar antenado diariamente. As ofertas de seu e-commerce atualizadas e tudo bem explicado e entendido pelo time de vendas. Afinal, as melhores abordagens com clientes e prospects, devem ocorrer com muita clareza e transparência.
Vamos sair na frente de quem já concorre com você?