O que é Inbound Marketing
O que é Inbound Marketing?
17 de março de 2021
E-commerce e as tendências para 2021
E-commerce e as tendências para 2021
19 de maio de 2021

8 Dicas Digitais Básicas para Pequenos Negócios

8 Dicas Digitais Básicas para Pequenos Negócios

Buscando por novos mercados na internet?

Esse artigo é para você, que está começando a empreender e migrar para o mercado da internet.  

Vendas online 

E-Commerce 

 

A Agencia Digital VMW busca por ajudar esse grande público. Afinal, todos querem estar na internet, não?  

Vamos passar 8 Dicas Digitais Básicas para Pequenos Negócios que certamente vão ajudar a decidir como se posicionar nesse mercado.  

Mesmo ainda alguns resistem em não adotar uma estratégia de marketing digital, mas passando por esse momento de pandemia COVID 19, temos de alcançar novos mercados para chegar até os seus consumidores, e a internet tornou-se uma exigência do mercado, assim como novos meios de pagamentos. 

E quem também é empreendedor, logo chega a precisar de desenvolvimento e novos canais, utilizando uma boa estratégia digital.  

Para Pequenos Negócios as 8 fundamentais Estratégias de Marketing Digital

As melhores práticas de marketing digital para pequenas marcas podem ser conferidas abaixo, podem alavancar suas vendas, a partir de maior exposição ao público mais adequado.  

1) Primeiramente, monte um planejamento estratégico

8 Dicas Digitais Básicas para Pequenos NegóciosSair fazendo anúncios pela internet. Se a busca por inclusão digital de seu negócio for essa, primeiramente, você está errado. 

Pesquisa. Desde o momento em que se pensa em investir em marketing digital, comece com uma pesquisa, na sua companhia, de indicadores de como estão suas prioridades, quais são seus objetivos e a real situação da marca.   

Em um plano de marketing digital, você definirá, por exemplo: Primícias de um bom plano de marketing digital, podem ser atribuídas a:  

  • Quem realmente você quer atingir com suas iniciativas: 
  • No marketing digital, quais são seus objetivos/metas: 
  • Canais digitais a serem explorados, a definir 
  • Para ações de marketing online, qual é o valor a ser investido 
  • Definir como medir as respostas das ações realizadas 

A diversidade de ferramentas e tecnologias para internet são muito presentes hoje em dia, por isso se equivocar e focar em algumas áreas incertas;  

Quando você está empreendendo, é muito fácil se perder no mundo digital!” 

Faça análises de seus objetivos, de suas necessidades. Planejamento é garantido obter melhores informações privilegiada a partir de uma compreensão maior de seus resultados. Estude. A escolha do que é melhor para seu negócio, a curto, médio e longo prazo ajuda a tomar uma melhor direção. 

2)Coloque a sua empresa no Google Meu Negócio

Cada dia que passa, os consumidores tendem a buscar online, antes de decidir onde fazer sua compra offline. Esta tendência vem se firmando na medida em que os smartphone se incorporaram ao dia a dia das pessoas. 

Uma ótima estratégia de marketing para pequenos negócios, que possuem uma localização física, é se cadastrar no Google Meu Negócio. 

Essa é uma ferramenta gratuita do Google, que tem como objetivo justamente ajudar as pequenas empresas a conseguirem uma boa exposição nas buscas locais, bem no topo das páginas de pesquisas e também no Google Maps 

3) Invista na sua encontrabilidade no Google

Como atrair mais interessados para seu site? Para estar nas primeiras posições, quando se pesquisa livremente pelo Google, são necessários técnicas de SEO, otimização de sites a se referir aos mecanismos de buscarpara ajustar melhor a sua encontrabilidade, em todas as plataformas em que haja conteúdo. Com algumas palavras chaves bem pensadas. Nada é por coincidência! 

Se você realmente satisfaz um desejo com seus produtos e serviços, pode conquistar grande espaço, a encontrar o público qualificado que vai melhor seus lucros, onde estes sempre vão saber como encontrar sua companhia. Com o tempo, vai sendo automaticamente associados aquelas palavras chaves buscadas com relevância e propriedade, aparecendo nas primeiras posições da busca simples. 

4) Seja pró-ativo nas redes sociais

As redes sociais trazem atualidade a sua empresa, e com isso, estabelecem melhores laços de relacionamento entre clientes e a empresa. 

A estratégia de marketing nas redes sociais deve ser muito além de apenas postagens. Tem sido uma comunicação direta. Facebook e Instagram são duas redes essenciais para se divulgar o nome da empresa e suas tendências e ideais que se acredita. E criar canais de venda, diretos. 

A criação de uma legião de seguidores em torno de sua marca, que irão repassar através de conteúdos únicos e exclusivos, além de cupons e descontos em produtos ou serviços. Esses clientes ao interagirem, apresentam a outras pessoas a visitarem seu site e se aproximarem mais de sua empresa. 

4) Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o mais fundamental e não pode ser deixado nunca de ladoNão pense que anúncios somente irão trazer visitas ao seu site. O marketing de conteúdo traz novas possibilidades, ao oferecer mais informações sobre cada produto ou cada serviço.  

Os pequenos negócios andam de mãos dadas com essa capacidade. Oferecer um atrativo, justificar e informar os potenciais compradores, levam para cada vez mais próximo do momento de compra. e para cada etapa, do funil de vendas, deve -se desenvolver um específico assunto, a se pensar em atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar o interessado. 

5) Anúncios pagos: para o cliente saber de suas ações online

8 Dicas Digitais Básicas para Pequenos NegóciosPara os pequenos negócios, realmente elaborar anúncios pagos é um caminho, que pode ser usado como LinkedIn Ads, Google AdsInstagram AdsFacebook Ads, Bing Adsetc…  

A segmentação dessas campanhas é a grande chave de sucesso. Para cada nicho identificado, uma mensagem mais focada e incisiva para estes. Por isso, dicas especiais, um material específico para cada segmento como quem te segue em redes sociais, clientes que já tem um histórico de compra ou outros que simplesmente acessaram seu site ou blog, devem ser específicos.  

Os fies seguidores ao serem impactados, multiplicam suas possibilidades para outros novos interessados. Contudo, você abre uma porta direta para conversa, mesmo após não estar online na sua página, ou sua loja física. Fidelidade em alta! 

O pensamento de que valores para pequenos empreendedores para gastos são mais contidos, a Agencia VMW propõe investimentos de até R$ 999,99. 

6) Venda pela internet, sem dúvidas

Não perca tempo! Você pode ainda não ser, mas clientes são hoje multicanais, um conceito a ser falado hoje, Omni Channel, pois os canais de venda interagem e se conectam entre si. Então SIM, VENDA PELA INTERNET! 

Se pensa em implementar um e-commerce ou montar uma loja virtual, saiba que são diversas plataformas de e-commerce disponíveis, para melhor integrar meios de pagamentos, organização de produtos em categorias, descrições e assim facilitar a adesão e futura compra. Além de serviços associados de entregas.  

A ideia para quem possui já um comercio física, prestação de serviços e vendas somente tem crescido nos últimos anos, com a internet. A garantia de pesquisar no Google e comprar, pesquisar na rede e ir até a loja física ou vice-versa, somente amplia as possibilidades de lucrar com estas novas tendências. 

Nunca pense que a loja virtual possa tirar vendas de sua loja presencial. O ano de 2021 já se iniciou com um grande aumento de vendas online, devido a pandemia COVID19. Para tantos, foi o único meio de se manterem. 

7) Acompanhe os acessos as suas páginas online

Se você tem um site, blog, um canal no Youtube ou um e-commerce, não há como deixar de lado a análise de dados. sejam estes a mostrar valores de acessos, ou para se verificar o comportamento do público pelo site. Monitorar os resultados e desempenho são fundamentais. 

A ferramenta do Google, o Google Analyticsé gratuita, e logo você consegue obter o número de visitantes, tempo médio do visitante, taxa de conversões, etc. Estas informações são vitais para seu negócio crescer ou não 

A estratégia de Marketing se baseia no entendimento de todos estes dados passados, onde é possível destinar esforços certos no sucesso de um produto que já tem grande receptividade ou mesmo perceber a baixa ou desinteresse em outros mais produtos com poucas vendas. 

O caminho desenhado da jornada de compra, pode ser facilmente identificado. Por qual canal há mais eficiência ou mesmo se conecta mais com sua marca, e logo possui um retorno de investimento em marketing digital mais satisfatório. Em destaque, para campanhas pagas, onde facilmente se pode medir desempenhos. 

8) Parcerias são sempre necessárias

Os empreendedores digitais, mesmo os mais qualificados, sabem que não é possível realizar 100% da gestão de marketing digital para PME’s sozinho.  

Uma parceria com serviços de marketing digital deve estar sempre inclusa na administração e divulgação de sua marca pela internet, seja para anúncios pagos, gerenciamento e implementação de seu e-commerce, o monitoramento de canais, Marketing de Conteúdo, criação de landing pages, entre outros.  

Veja como são importantes essas parcerias!  

As oportunidades são inúmeras quando o seu site começa a alavancar pela web! 

Comercializar seus espaços publicitários, troca de links, banners e ainda disponibilizar ao Google um local onde ele possa anunciar livremente, a mostrar anúncios personalizados para seus visitantes (Google Adsense)É como alugar uma parte de seu site! 

Entre em contato 

Tenha um planejamento de Marketing Digital para sua empresa?

Hoje em dia ter um negócio e não se atualizar, pode te deixar obsoleto e longe da oportunidade de se destacar, mediante outras empresas. A falta de um planejamento de marketing digital écomo tentar achar uma agulha no palheiro! 

Um bom planejamento de Marketing Digital pode facilitar, criando canais diretos entre os clientes e das marcas. Claro, bom sempre estando alinhado com o time de vendas! 

Vamos aproveitar esse momento e se destacar? 

Compartilhe isso

Deixe um comentário