Entenda como é a lógica do leilão do Google e desmistifique como ficar em primeiro lugar.
Quem nunca achou que estar em primeiro lugar era sinônimo de pagar mais caro? Pois é, muita gente pensa assim. É lógico para nós porque em um leilão, sempre vence o maior lance, mas pro robozinho do Google não é só isso. E ainda bem que não é. Porque se só o lance definisse o ranking, empresas pequenas com pouco investimento não teriam chances.
Então o que define o ranking no Google?
Bom, para falar do ranking, é óbvio que temos que entender o leilão.
O Leilão do Google é baseado em dois critérios: Lance de CPC e Índice de Qualidade. Então para estar bem posicionado é importante ter em mente que esses dois critérios devem ser equilibrados. Não deixe de ler o artigo: Endendo o Índice de Qualidade.
Vamos para um exemplo prático, vamos supor que eu compre a palavra-chave “chocolate” e meu lance é de R$ 1,00. Mas meu Índice de Qualidade é 5. Então minha nota será 1×5 = 5.
Lembre-se o Índice de Qualidade é um número de uma escala de 1 a 10. Quanto maior, melhor.
Simples não é?
O Ranking do Google
Então minha nota é 5, mas eu não sou a única pessoa concorrendo no leilão para essa palavra-chave.
Imagine que meus concorrentes também estão comprando essa palavra-chave mas cada um com um lance diferente.
Digamos que a empresa A esteja com o lance de R$ 2,00 e o Índice de Qualidade de 1.
Já a empresa B está com o Índice de Qualidade 7 mas o lance de R$ 0,50.
Aparentemente a empresa que paga mais está na vantagem, mas vamos fazer as contas para ver.
Então ficaremos assim:
Empresa A = 2 x 1 = 2
Empresa B = 0,5 x 7 = 3,5
Eu = 1 x 5 = 5
Logo o ranking será:
1º lugar: eu com nota 5.
2º lugar: empresa B com nota 3,5.
3º lugar: empresa A com nota 2.
Até aí, certo. Agora vamos entender como é cobrado o clique.
Quanto eu vou pagar pelo clique?
Agora que entendemos como funciona o leilão e o ranking, é importante saber que você pagará apenas o mínimo necessário para manter sua posição no ranking, então se eu estou em 1º lugar, vou pagar R$ 0,01 a mais que o 2º colocado. Então no exemplo anterior, o 2º lugar era a empresa B com o lance de R$ 0,50. Então, eu vou pagar por esse clique R$ 0,51.
Por isso você vê duas colunas de CPC na sua campanha, o CPC máximo e o CPC médio. Sendo o CPC máximo o lance que você dá na palavra-chave, ou seja o máximo que você está disposto a pagar. E o CPC médio é a média do valor real que você está pagando por clique.
Nesse exemplo, meu lance ou CPC máximo era R$ 1,00 mas o custo real por clique ou CPC médio foi de R$ 0,51.
Claro que cada leilão serão valores diferentes mas a lógica é a mesma.
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Por Dirlene Dias