Social Analytics é uma metodologia que ajuda a entender os dados provenientes das redes sociais.
Essas plataformas oferecem informações importantes sobre o perfil dos usuários, suas opiniões, dores e necessidades.
Analisar e interpretar dados provenientes desses sites é um processo que pode ser aplicado em diferentes contextos e por meio de várias ferramentas.
Mais do que uma maneira de entender os resultados das estratégias, ajuda a organização a se aproximar de seu público. A marca consegue entender quais são suas necessidades e sentimentos, prevê comportamentos e previne crises.
Também ajuda a identificar formadores de opinião, dentre outras possibilidades que trazem vantagem competitiva, visto que aumenta a capacidade de elaborar boas estratégias nas redes sociais.
Mas mesmo sendo uma questão muito importante para o sucesso das estratégias de marketing digital nessas plataformas, ainda existem muitos gestores e empreendedores que não conseguem compreender a necessidade de trabalhar dessa forma.
Sem o Social Analytics, as ações do negócio nas redes sociais ficam sem um rumo certo e por isso dificilmente alcançam os resultados esperados.
Pensando nisso, neste artigo, será abordado o que é Social Analytics, como fazer e a importância do recurso para as empresas.
Conceito de Social Analytics
Social Analytics é um processo que ajuda a descobrir e comunicar padrões, por meio de dados provenientes das redes sociais. É uma análise com foco no conjunto de dados que são coletados nessas plataformas.
São essenciais para nortear as atividades e pode misturar informações dos mais variados tipos, tais como:
- Perfil do público;
- Perfil da persona;
- Quantidade de cliques no post;
- Visualizações de conteúdo;
- Tempo de exibição do vídeo;
- Alcance da publicação;
- Reação do público;
- Menções positivas e negativas.
Essas e outras informações são as métricas de redes sociais que uma companhia de serviço de instalação de placas solares precisa analisar para verificar o que funciona ou não em suas estratégias de marketing e tomar boas decisões.
Como fazer Social Analytics
Existem diversas maneiras para extrair os dados das redes sociais e usá-los para melhorar as estratégias do negócio. Hoje em dia, não é necessário fazer isso contando o número de comentários e interações manualmente.
Existem várias ferramentas que podem ser usadas para extrair os dados e uma das mais importantes faz o monitoramento dos termos. Além de mostrar as informações importantes nas redes sociais, existem recursos que analisam os sentimentos.
Também é necessário fazer gerenciamento das redes sociais para obter gráficos que mostram número de curtidas, reações e comentários, além de insights sobre essas informações.
A companhia pode contar também com plataformas que fazem geração de relatórios personalizáveis, criação e apresentações com alguns cliques, dashboard para acesso controlado dos clientes, entre outros.
Porém, independentemente da ferramenta usada, para fazer Social Analytics, uma loja de baterias de 60 amperes precisa trabalhar com as seguintes ações:
Aprimorar a persona
É muito importante coletar dados gerados pelas redes sociais, visto que algumas plataformas, como no caso do Facebook, fornecem informações sobre o público, tais como interesses, gênero, perfil e assim por diante.
São informações úteis que ajudam a aprimorar a persona da marca e, com isso, ter resultados muito melhores, bem como a produção de conteúdos mais específicos.
Publicar nos dias e horários certos
Cada rede social possui suas próprias características, por essa razão, tem um perfil e um horário em que os usuários estão mais presentes. Cada marca pode ter um momento do dia que é mais interessante publicar seus conteúdos.
É o caso, por exemplo, de uma pizzaria que pode fazer postagens com fotos das pizzas próximas ao horário do jantar. Dessa forma, pessoas que estão procurando um estabelecimento para comer, podem ir até o local ou fazer um pedido.
É necessário descobrir quais são os melhores dias e horários que as pessoas estão conectadas e assim impactar a audiência. Ao fazer isso, uma empresa de serviços de pavimentações vai alcançar uma audiência maior e certeira.
Otimizar a segmentação dos anúncios
Os dados obtidos dos perfis ajudam a segmentar os anúncios nas redes sociais. Informações como interações e engajamento, além do monitoramento de termos, fornecem dados importantes sobre os interesses do perfil de cliente ideal.
Eles devem ser usados na hora de segmentar os anúncios, com isso, os usuários impactados serão aqueles que têm o perfil para comprar os produtos e serviços divulgados.
Acompanhar as tendências
O monitoramento dos dados nas redes sociais também é muito importante para compreender necessidade e crises, bem como prevê-las.
As maiores empresas do mundo costumam usar esses recursos para entender as soluções que devem lançar, quais são as melhores marcas de seu segmento e os melhores influenciadores para futuras parcerias.
Para um consultório de oftalmologista para gatos, saber quais são as tendências é um processo que pode ser feito por meio de vários recursos, como no caso das hashtags.
Elas mostram quais são os assuntos que estão em alta e podem trazer algumas soluções. Uma pesquisa do IBGE mostrou que existem cerca de 116 milhões de brasileiros conectados à internet, e 94,6% acessam pelo celular.
Essa informação ajuda a prever que o marketing digital para os dispositivos móveis está em alta e é uma grande tendência para o futuro.
Importância do Social Analytics
Combinar análise de métricas e interpretação de texto traz uma série de vantagens que ajudam as empresas a alcançarem seus objetivos nas redes sociais.
Uma delas é a possibilidade de identificar tendências relacionadas à oferta de marcas e produtos. É o caso, por exemplo, de uma marca de protetor solar que lançou um produto para pele negra que não muda de cor e não oxida.
Esse problema era muito comum entre os usuários e a marca aproveitou essa informação para gerar uma solução específica.
Por meio dessa análise, uma empresa de manutenção de elevadores industriais saberá o que as pessoas falam e como é recebida e compreendida por elas.
Muitas marcas famosas, ao obterem esses dados, estabelecem uma comunicação bem-humorada em suas postagens nas redes sociais. Isso acaba por aumentar o nível de engajamento e o público interage muito mais.
Outra vantagem é a possibilidade de compreender o sentimento do consumidor em relação aos produtos e serviços. Isso é fundamental porque é cada vez mais comum ver os usuários usarem as redes sociais para compartilhar suas experiências.
É muito comum ver pessoas reclamando de produtos e serviços porque não conseguem resolver o problema nos canais tradicionais, como no caso do atendimento ao cliente.
A organização também tem a oportunidade de comparar o feedback dos relatórios nas redes sociais como seus outros canais de comunicação.
Uma empresa de instalação de interfones voip deve perceber que as pessoas falam em cada plataforma que utiliza, tendo em vista que o cliente pode trazer o problema específico na central, enquanto nas redes sociais acontecem outras situações.
A corporação é capaz de identificar recursos valiosos para seus produtos e serviços, e esses dados são importantes porque o que pode ser bom para determinado público talvez nem mesmo consiga impactar outras pessoas.
O Social Analytics ajuda a compreender dados e respostas para implementar estratégias realmente impactantes.
Monitorar os concorrentes está entre as atividades mais importantes para compreender a audiência e estabelecer boas estratégias.
Com a ajuda do Social Analytics, uma empresa terceirizada de porteiro consegue entender o que os concorrentes fazem e dizem nas redes sociais.
Além disso, compreende de que maneira parceiros e canais podem afetar sua performance, e isso acontece porque quando as informações são ricas e detalhadas, fica mais fácil atuar junto ao cliente.
São insights que direcionam as melhorias necessárias nas soluções, além de guiar a criação de novas propostas. No entanto, tudo isso só será possível se o negócio estiver realmente atento e evitar pré-julgamentos.
Ao longo do tempo, a companhia vai conseguir enxergar as melhores oportunidades em meio a uma grande quantidade de informações.
Hoje em dia, uma empresa de instalação balcão de granito é orientada pela experiência que proporciona aos clientes. Essa tendência mostra que a análise comportamental a partir das interações sociais é indispensável para acompanhar o movimento.
As estratégias promovem a interação e isso é algo que encanta o consumidor moderno, fideliza o cliente e aumenta o valor da marca.
Saber analisar a concorrência é indispensável para estabelecer uma boa relação com as pessoas e ainda aproveitar nichos abandonados pelos concorrentes.
Considerações finais
Muito se fala sobre a importância de investir em estratégias de marketing nas redes sociais, mas não basta criar um perfil para a marca e esperar as curtidas e comentários.
Existe todo um processo por trás e ele vai além do planejamento de publicações, como no caso do Social Analytics. Por meio dele, a organização compreende informações valiosas sobre sua audiência que farão toda a diferença para as ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.