Criatividade
Isso é uma virtude que um site deve ter para liderar a corrida na árdua competição dos negócios baseados na internet. Com tanta competição e rivalidade rolando, cada método de marketing conhecido deve ser aproveitado.
Não importa se você tem um produto matador ou um site com design fantástico, se as pessoas não souberem que você existe, realmente não importa, e você não irá torná-lo destacável. E ainda pior: seu negócio pode evaporar.
Enquanto existem tantos métodos e esquemas usados pelos mais variados e-commerces hoje, ainda tem alguns deles que podem te ajudar com um impulsionamento importante no ranking de notoriedade. Um deles é conhecido como Marketing Viral.
Enquanto o termo Viral facilmente retrata vírus, uma palavra altamente temida por todos os donos de computadores, não é o que parece. Você não usa um vírus de computador, propriamente dito, para espalhar seu negócio. Muito pelo contrário. Ninguém aguenta mais todos esses PopUps e Spywares.
Um Overview do Marketing Viral
O Marketing Viral, também mais conhecido apenas como Viral, é uma técnica de marketing usada para criar notoriedade pública de um de seus produtos ou sua empresa. Eles usam diversas formas de mídia para alcançar o público sem divulgar de fato o produto, usando outros meios que, naturalmente, tender a incitar o próprio público a passar o material adiante, com o anúncio do produto ou da empresa junto com ele.
Em poucas palavras, as empresas se baseiam na ideia de que, se as pessoas gostarem do conteúdo de uma mídia, elas repassarão a seus amigos e familiares. Eles apoiam uma mídia que traga um jogo em flash legal, um vídeo engraçado, uma história divertida e afins, que um pode repassar para outro com a marca ou logotipo da empresa, a descrição do produto ou qualquer outro conteúdo para ajudar a promover a empresa ou seu produto.
O marketing viral tornou-se um meio popular de publicidade e marketing, porque tende a ser de custo relativamente baixo. Para evitar ser rotulado como spam, o marketing viral conta com a ânsia de uma pessoa em repassar o produto. Se vê que foi alguém conhecido que encaminha o material, ela não irá bloqueá-lo e abrirá a mensagem.
Muitas empresas oferecem incentivos como descontos e benefícios na compra quando ajudam na divulgação de seu marketing viral. Normalmente, calcula-se esses benefícios considerando o número possível de contatos que essa pessoa pode alcançar.
Usando o marketing viral a seu favor
A principal vantagem do marketing viral é que você obtém muita publicidade e conscientização do público sobre seu site e sua empresa. Você consegue gerar um fluxo de tráfego de clientes em potencial. Com um pouco de engenhosidade e imaginação, além de alguns incentivos ou prêmios, você pode alcançar um grande número de pessoas e anunciar sua existência.
Quase todos os sites e empresas estão percebendo a eficácia do Marketing Viral e da Publicidade. Não usá-lo pode matar o seu negócio. Juntamente com outros esquemas e métodos de promoção do seu site, como Search Engine Optimization (SEO), o marketing viral pode facilmente empurrá-lo para a frente nos jogos de ranqueamento.
Marketing Viral pode ser um jeito astuto de fazer as pessoas tomarem conhecimento sobre você ou sua empresa. Você pode fazer com que eles repassem sua campanha adiante. Inclusive, por serem de baixo custo, não investir nisso pode levar facilmente ao fracasso. Só é preciso uma boa ideia, um jogo viciante, uma história engraçada. Muitas ideias ainda estão por aí. Crie uma fofoca ou um burburinho. Muitos filmes são promovidos usando escândalos e fofocas para torná-los populares. Lembra do filme “A Bruxa de Blair”?
Várias grandes empresas já tentaram o marketing viral e tem histórias de sucesso para contar. Um exemplo clássico é do Hotmail da Microsoft. Eles foram a primeira grande empresa a utilizar o esquema e tem funcionado maravilhosamente para eles.
Agora é sua hora de usar o marketing viral para trabalhar para você. Aja agora e desfrute de todos os benefícios que o Marketing Viral vai prover para você e suas vendas.