Ambos os termos são usados em frequência no mundo coorporativo, porém a todos os nichos como PME’s cada vez mais, e fazem parte de seu planejamento estratégico, desde o começo de suas jornadas.
Durante todo o tempo como profissional de Marketing, com a Agência VMW, cheguei a escutar de clientes, em reuniões: “Samuel, como elaborar e monitorar um planejamento estratégico com mídia digital?”.
Métricas e KPI’s, para medir desempenhos. Essa sempre será a resposta, apesar de muitos ainda não adotarem ou compreenderem como funcionam as estratégias de marketing.
E quantas vezes também ouvimos: “Isso não é necessário!”, ou ainda “Tenho tudo isso, na minha cabeça…”
As métricas fornecem boas informações sobre estratégias. São primícias de serem deixadas de lado, a continuarem na direção ou mesmo as serem melhoradas. Através das métricas, o monitoramento e mensuração de resultados tendem a trazer melhores práticas com as estratégias da empresa
A Agencia VMW acredita que a partir das métricas, os KPIs são criados, com o objetivo de sinalizar de forma como uma porcentagem, ou mesmo numérica, a dizer qual o grau de desempenho empresarial, após realização. A presença significante desses indicadores podem ser vista em todas as áreas de uma empresa, seja para avaliar pessoas, processos, produção dos funcionários e valores de investimentos, por exemplo.
O termo KPI (Key Performance Indicator) possui algumas categorias muitos usadas como:
As métricas estão mais voltadas para as informações de seu negócio. Já os KPIs são resultados de cada ação com base nas métricas. Ambos estão sempre juntos, um faz parte do outro.
Esses indicadores de gestão são muitos usados no controle financeiro empresarial e na medida para ações estratégicas, se postergam para áreas de Marketing, Recursos Humanos e Atendimento, dentre outras.
Muito usados em:
Esse KPI mostra se a empresa está tendo lucro ou não, com o passar de x tempo.
Fórmula:
Lucratividade = lucro líquido / receita bruta x 100
Lucro final, livre de pagamentos, cobranças e impostos. Esse métrica em que se reconhece ou não a empresa de estar indo no caminho certo, tendo lucratividade.
Por esse dispositivo se tem a visão diária e mensal do valor de caixa da empresa. De ter informações de valores positivos e negativos, lançamentos do dia, contas a pagar e receber.
As movimentações de sua empresa devem ser sempre gerenciadas, no controle de todo o capital, para compras e despesas. Acompanhar os pagamentos e recebimentos são os melhores indicativos para o controle geral e decisões mais seguras.
Fórmula:
Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês
Exemplo:
Uma campanha de cerveja para o verão realizada obteve R$8.900.000,00 vendendo para 200.000 clientes, isso equivale a um ticket médio de R$44,50.
O valor que cada cliente gasta, em uma média. O ticket médio, pode ser pensado para serviços ou produtos e posiciona o quanto a empresa está recebendo em média de cada cliente.
ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO x 100
O ROI (Return on Investiment). avalia numericamente, o sucesso do capital aplicado, através de alguma ação. Vamos pensar que foi feito um vídeo para lançar um produto da sua empresa. O valor faturado com ele foi de R$34.000,00 e os custos com a sua produção finalizaram R$11.000,00.
Se aplicarmos a formula, no exemplo acima:
ROI = 34.000 – 11.000 / 11.000
ROI = 2,091
Taxa percentual:
2,091x 100 = 209,1%
Na relação entre o montante investido e o lucro obtido, para cada projeto, o ROI é o resultado do percentual de retorno sobre o valor inicial investido. Esse percentual também pode ser negativo e listar o prejuízo da ação efetuada.
É preciso sempre olhar e analisar métricas e KPIs, a ser vital no planejamento de onde se quer chegar com a marca ou empresa, do pequeno ao grande empresário.
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E o que você pode fazer agora, com essas novas informações?
O Marketing Digital sempre está se reciclando, sempre a inovar. Se você conseguir sempre ir se atualizando, se informando mais, com certeza irá sair na frente de seus concorrentes.
Mas não se esqueça de fazer planos e otimizar seu negócio, estar antenado diariamente. As ofertas de seu e-commerce atualizadas e tudo bem explicado e entendido pelo time de vendas. Afinal, as melhores abordagens com clientes e prospects, devem ocorrer com muita clareza e transparência.
Vamos sair na frente de quem já concorre com você?