Ter um bom plano de marketing digital é fundamental para que as estratégias sejam bem elaboradas e fazer com que o investimento tenha bons retornos.
Já faz tempo que marcar presença nos canais digitais se tornou essencial para qualquer marca que queira estar em contato com os consumidores. Tanto é que, nos últimos anos, muitas organizações investem em redes sociais, blogs e outros canais.
Entretanto, quem não tem muita experiência no assunto acredita que basta criar um anúncio no Facebook ou no Google e ter um site para que as coisas comecem a acontecer, o que não é verdade.
O marketing digital é mais barato, porém, é muito mais direcionado e exige um planejamento minucioso para que suas estratégias sejam direcionadas ao público certo. É assim que a companhia vai começar a colher bons resultados.
A base para que tudo corra bem é o planejamento estratégico e sem ele, as chances de o seu negócio fracassar ao trabalhar com marketing digital são muito maiores.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é plano de marketing digital e dar algumas dicas para estruturá-lo do jeito certo. Acompanhe.
Entenda o que é plano de marketing digital
Plano de marketing digital são atividades desenvolvidas com base nos canais onde a empresa atua. Ele pode ser trabalhado para a marca como um todo ou apenas para um produto, como no caso de um lançamento.
Ele surge por meio de estudos, pesquisas e conversas entre os profissionais da equipe, além de ser elaborado com base em diferentes informações, como:
- Metodologia;
- Concorrentes;
- Persona;
- Orçamento.
Na hora de elaborar seu plano de marketing, um fabricante de persiana blackout também deve considerar seus objetivos, metas e indicadores, canais de atuação, ferramentas, cronogramas e prazos e responsáveis pelas tarefas.
Esse documento é fundamental para fazer uma boa gestão de negócios para pequenos e médios empreendedores, uma vez que define todas as práticas nos canais digitais e de que maneira elas vão colaborar com os objetivos da companhia.
O propósito é ajudar a organização a cumprir aquilo que deseja e chegar ao patamar que almeja. Outro grande benefício desse planejamento é poder compreender claramente o que a empresa está fazendo e onde quer chegar.
Esse instrumento otimiza a gestão de marketing, melhora os processos, aumenta o retorno sobre os investimentos e desenvolve ações compatíveis com o público e os propósitos da corporação.
Levando em consideração o ponto de vista comercial, o que muitos gestores gostariam de saber é de que maneira o plano de marketing ajuda a aumentar a receita do negócio, mas isso é real e perfeitamente possível.
Atualmente, um escritório especializado em projeto galeria comercial possui diante de si diversas possibilidades de canais e metodologias que divulgam seus serviços.
Ao mesmo tempo em que isso é muito bom também pode ser ruim, pois facilita uma escolha errada para aplicar os investimentos.
Mas, o planejamento de marketing otimiza os investimentos e direciona os esforços da companhia para estratégias que realmente vão ajudar a atingir os objetivos da empresa.
Contudo, para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental saber fazer um bom planejamento de marketing digital.
Como estruturar o plano de marketing digital?
O plano de marketing digital só vai beneficiar de fato os negócios se ele for bem estruturado, em algumas dicas para fazer isso são:
Pesquisar oportunidades internas e externas
As pesquisas são fundamentais para fazer um bom plano de marketing, pois antes de definir os objetivos, primeiro é necessário saber quais são as oportunidades do mercado.
Com base nos resultados encontrados, o planejamento se torna mais estratégico em relação às ações que serão realizadas na web. A corporação vai identificar canais, metodologias, estratégias e práticas de negócio que funcionam em seu nicho de mercado.
Nesse momento, uma empresa de instalação de tela sacada apartamento precisa analisar o cenário e identificar investimentos em alta.
Feito isso, compare com o comportamento dos concorrentes e o cenário atual da companhia, pois isso ajuda a encontrar oportunidades e conquistar espaço.
Definir os objetivos da empresa
Agora chegou o momento de definir os objetivos especificar de maneira clara o que a marca deseja ao colocar em prática suas ações de marketing. É dessa forma que seu planejamento estará bem focado.
Existem vários objetivos que podem ser trabalhados, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, aumentar as vendas digitais, criar pontos de relacionamento com o cliente e aprimorar o atendimento.
A companhia só vai conseguir definir suas métricas e indicadores de desempenho se tiver os objetivos bem definidos.
Ademais, o fabricante de produtos para polimento de carros importados também precisa estabelecer prazos de execução, depois dependendo do volume de trabalho, a falta de tempo pode fazer o gestor perder o controle do processo.
Criar a persona
A persona é um personagem semi fictício que representa o perfil de cliente ideal da empresa, mas para elaborá-la, primeiro é necessário conhecer o público e os clientes.
Faça um estudo das características do seu público-alvo e procure conhecer um pouco mais as pessoas que já compram com você. Isso vai ajudar a reunir informações reais sobre o tipo de consumidor que compra no seu negócio.
A persona possui características reais, como idade, estado civil, escolaridade, gênero, profissão, problemas, desafios, necessidades e objetivos.
Essas e outras características precisam estar presente neste avatar e todas as estratégias de marketing serão direcionadas para ele.
Com isso, seu negócio saberá usar o tom de voz correto, abordar da melhor maneira seus potenciais clientes, escolher os assuntos que serão abordados nos conteúdos do blog, dentre outros processos fundamentais.
Conhecer a jornada do cliente
A jornada do cliente deve estar no centro das estratégias de marketing de uma empresa de envidraçamento de sacada. Depois que ele entende o comportamento do seu público, pode traçar a jornada de compra.
Suas etapas variam de acordo com o tamanho do negócio, seu nicho e outros fatores, além de incluir várias ações fundamentais para a corporação, como preço, relacionamento com os clientes e assim por diante.
Pense em todos os dispositivos e canais que as pessoas usam na hora de pesquisar alguma coisa sobre a sua empresa, como no caso das redes sociais. Depois de identificar esses canais, procure fazer com que o seu negócio esteja presente neles.
Estabelecer as estratégias de marketing
Depois de reunir todas essas informações, fica mais fácil saber quais estratégias de marketing digital devem ser trabalhadas.
Para uma empresa de aplicação de resina, algumas estratégias de marketing podem funcionar muito mais do que outras. Por exemplo, para esse tipo de negócio, vídeos no YouTube são mais produtivos do que publicações no Instagram.
Ademais, se o nicho do negócio for muito específico, como aqueles que oferecem produtos e serviços que os consumidores não sabem onde encontrar, uma excelente opção é o marketing de busca.
Escolher os canais
Existe uma grande variedade de canais na internet e as opções mais relevantes para a empresa precisam ser incluídas no planejamento. Considere aqueles onde sua persona está presente e o tipo de ação que será trabalhada em cada um.
Não é porque existem muitos canais diferentes que uma loja de moveis planejados precisa estar em todos eles. Na verdade, deve preferir aqueles que são mais compatíveis com seu público, com seus objetivos e que geram tráfego qualificado.
Quando o gestor começa a planejar o marketing digital, se vê diante de uma vasta possibilidade de canais, mas não faz sentido para uma loja de roupas infantis publicar conteúdos no LinkedIn.
Escolher um tipo de conteúdo
Outra etapa muito importante no planejamento de marketing digital é escolher o tipo de conteúdo que será produzido.
Uma boa comunicação precisa gerar afinidade e compartilhar interesses, assim sendo, crie materiais focados em pautas que chamam a atenção do que seu negócio quer impactar.
Não se esqueça de que quando uma pessoa procura qualquer informação na internet, como caneca acrílico personalizada, não se interessa apenas pelo preço desse produto. Na verdade, quer saber muito mais sobre isso.
Disponibilize materiais ricos e relevantes em blogs e no próprio site institucional, pois é assim que a companhia vai atrair visitantes e começar a se relacionar com eles.
Monitorar os resultados
Por fim, determine como será feito o monitoramento dos resultados, pois tudo no marketing digital funciona com base em análises de métricas e indicadores de desempenho.
Uma boa ferramenta para fazer isso é o Google Analytics, pois é totalmente gratuita e traz informações muito precisas de suas campanhas.
Considerações finais
Sendo assim, toda empresa precisa investir em marketing digital, mas esse investimento depende de um bom planejamento e organização.
É assim que os investimentos vão valer a pena e a companhia vai conseguir alcançar os resultados que pretende.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.