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Posicionamento de marca: Por que esse método é tão importante?

Posicionamento de marca: Por que esse método é tão importante?

O marketing possui como uma das maiores características a capacidade de gerar um significado para uma marca no imaginário do público, deixando cravado em sua memória o seu estilo de ser.

É através do posicionamento de marca que essa percepção é ajustada.

Não se deve ter dúvidas a respeito do potencial de um bom planejamento estratégico para o posicionamento de uma marca, sobretudo para cumprir o seu objetivo de levar uma empresa às primeiras posições dentro do seu mercado, em uma escala de longo prazo.

Uma loja de colchão box de sucesso não nasce da noite para o dia, e se enganam aqueles que imaginam que investir em técnicas de construção de marca, também chamadas de Branding, são perda de tempo ou desperdício de dinheiro.

Em literalmente todos os segmentos do mercado, seja no mundo físico ou digital, existem aquelas empresas que, ao se falar sobre um desejo ou problema, vem à memória imediatamente os seus nomes, como soluções confiáveis para o assunto.

Ao se pensar em aluguel de servidor, certamente vêm à memória aquela empresa que geralmente aparece como primeiro resultado do buscador da web, e que chegou a essa posição depois de um árduo trabalho de posicionamento de marca.

Mas não é saudável adquirir a crença limitante de que esse estilo de estratégia seja difícil de aplicar. Por esse motivo, o presente artigo trará algumas informações importantes para a elaboração de um bom posicionamento de marca.

Seja para uma pequena ou grande empresa, o texto ensinará como aplicar esse método, abordando a definição do seu conceito e a sua importância para os negócios em expansão no mercado atual.

Ao final, será fácil compreender o sucesso das grandes marcas do momento, desde as que vendem comida ou moda, até as que vendem serviços, como a prestação de serviços de tecnologia da informação ou funilaria e pintura para carros importados.

Conceito do posicionamento de marca

O posicionamento de marca diz respeito a uma estratégia conhecida como branding, que trata da construção da empresa enquanto imagem percebida pelo público geral, buscando aprimorá-la para ocupar um único lugar na mente deste mesmo público.

O marketing ocupa, no mercado, a função de atuar na maior guerra dos tempos modernos, que é aquela que é travada para conquistar a atenção dos consumidores e ocupar um espaço reservado na sua memória.

Com um público cada vez mais disperso e assediado por diversos ruídos externos, oferecer uma venda direta para alguém, se torna uma tarefa extremamente difícil se não houver uma imagem branda e clara daquele negócio como uma solução simples e harmoniosa.

Para alcançar esse troféu, é necessário estudar bem aquilo que se está produzindo em uma empresa, pois essas coisas serão lembradas pelos clientes. Isso acontece porque, a cada dia que passa, o objetivo dos esforços vêm assumindo um novo norte.

Agora, o alvo das estratégias de marketing não é mais o simples aprimoramento de um produto, mas a revolução da percepção do consumidor sobre chaveiros personalizados.

Dessa forma, posicionar uma marca no mercado vai bem mais além da promoção dos seus produtos ou serviços. Trata-se do desenvolvimento de um exercício constante de diferenciação das demais marcas, melhorando as entregas a partir da opinião dos clientes.

Para isso, é necessário que o conjunto dos benefícios e valores dos produtos de uma empresa estejam totalmente adequados para o momento da construção do posicionamento, uma vez que esse será o contexto final da estratégia.

Para que fique mais claro, será necessário buscar conhecer previamente alguns dados e atributos importantes sobre o negócio até o momento presente, tais como:

  • Público-alvo;
  • Elementos da entrega do produto;
  • Problemas solucionados;
  • Desejos saciados;
  • Diferenciais das propostas.

Junto a isso, é preciso que haja a definição da forma de como se deseja que a marca seja reconhecida.

Se a marca quer receber o prestígio do seu diferencial, de vender materiais exóticos, como um armário de cozinha de madeira rústica, a empresa deverá se empenhar para fazer um trabalho proporcional a isso.

Posicionamento de marca: Por que esse método é tão importante?

Desenvolvendo a comunicação

Juntamente com o posicionamento de uma marca, a partir do momento em que se define os objetivos, é importante encaixar tudo em uma estratégia para comunicar todas as mudanças pretendidas, de maneira a impactar o público.

O posicionamento só é absolutamente concretizado a partir do momento em que a marca é intensificada no imaginário dos clientes.

Neste momento, existe um choque de sentimentos, valores e recordações afetivas com uma marca extremamente personalizada. Isso agrega valor de forma imediata.

A importância de um bom posicionamento

A partir do momento em que alguém opta por adquirir um produto, os aspectos que o fazem escolher ele ao invés do outro é resultado direto de um posicionamento de marca bem estudado, testado, avaliado e, por sua competência, validado no dia a dia da companhia.

Uma empresa credenciada de vistoria não aparece à toa no primeiro resultado do Google. Para alcançar um bom desempenho, é necessário construir um império no mercado com base em uma visão ampla, que agregue o presente e o futuro, ao longo prazo.

Através desse posicionamento, é possível conquistar os consumidores, fazendo com que eles tenham desejo de comprar um produto pelo seu diferencial, em detrimento dos outros que pertencem à concorrência.

É uma estratégia de mercado eficiente, que tem se mostrado fundamental para o sucesso de grandes negócios em todo o mundo.

Apostar no branding de uma marca é a decisão de quem está apostando na caracterização da sua empresa, bem como nos benefícios únicos dos seus produtos e serviços.

Sendo pensado para ações de segmentação, o posicionamento pede uma identificação com o público alvo. É necessário definir bem esse aspecto para entender o resto do mercado.

Outro aspecto que evidencia a importância do bom posicionamento de uma marca é o fato de que, antes de se concretizar o direcionamento dos consumidores até ela, a empresa precisa conseguir um espaço razoável no seu mercado de atuação.

Isso quer dizer que ela deve ser reconhecida pelo menos por vários dos seus consumidores e também por seus concorrentes.

Para chegar neste nível e se manter nesse espaço, é essencial que a marca possua um produto ou entrega de serviço através de uma oferta que mostre claramente a imagem que ela espera que os consumidores tenham dela.

Dessa forma, não terão chances dos clientes optarem por procurar essas coisas em outros lugares.

Elaborando o posicionamento de uma marca

Por fim, é importante a criação de metas práticas na construção do posicionamento de uma marca de sucesso.

Dessa forma, listamos abaixo quatro atitudes necessárias para começar agora a posicionar a empresa em um ponto estratégico dentro do mercado. São elas:

  1. Destacar os valores da empresa;
  2. Conhecer o contexto do público;
  3. Investir no diferencial;
  4. Assumir uma voz própria.

Toda empresa possui o seu valor, e aquelas que não transcrevem no papel o que devem ser as missões e valores da organização na prática, não obterão muito sucesso no longo prazo.

Isso é assim porque o realce adequado nos valores de uma empresa são fundamentais para posicioná-la estrategicamente em um patamar onde ela será encontrada por quem compartilha dos mesmos ideais.

Praticidade, personalização e segurança são valores inegociáveis de uma central de rastreamento veicular, e não falta gente no mercado querendo investir dinheiro para alcançar esses benefícios para o seu veículo.

Dessa forma, é muito importante apostar nos valores de uma empresa e conciliá-los com o conhecimento do contexto de cada público.

Assim, será possível aprimorar os atendimentos e os meios de atuação de um negócio, fornecendo aos clientes soluções diferentes das que as outras organizações do mesmo ramo fornecem.

Por fim, isso tudo deve ser comunicado aos clientes de uma maneira singular, de forma que a empresa adquira a sua própria voz, para que ela fique posicionada em um lugar onde mais nenhuma outra possa ocupar.

Posicionamento de marca: Por que esse método é tão importante?

Considerações finais

As estratégias de marketing que dominam hoje no mercado possuem muitas coisas a dizer sobre o comportamento do público e as formas como as empresas dominam tudo isso.

Na leitura deste artigo, foi possível observar como os empresários devem buscar incessantemente pelo domínio do imaginário do público e manter o empreendimento sempre presente na sua memória, através dos posicionamentos de marcas.

Dessa forma, a dona de casa que busca por uma impermeabilização de sofá para reduzir o trabalho com a limpeza não sentirá a necessidade de buscar em outro lugar, uma vez que será mais prático apostar naquilo que possui autoridade.

A primeira coisa que virá à sua mente no momento em que surgir o problema é o fornecedor da solução.

A elaboração de um bom posicionamento de marca não possui grandes dificuldades, mas consiste em um esforço muito importante para o futuro de um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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