O Google Ads, antigo Adwords é a principal plataforma de anúncios pagos que pode revolucionar o seu negócio, aumentando rapidamente as conversões em um dos motores de busca mais famosos do mundo.
Entretanto, essa ferramenta ainda não é conhecida por todos os empreendedores, que acabam perdendo meses de oportunidades.
Considerando todos os benefícios desse sistema, separamos aqui tudo o que você precisa conhecer, inclusive o passo-a-passo de como começar a usar. Confira!
Google Ads – O que é e como funciona
Primeiramente, o Google Ads é uma ferramenta de publicidade digital, ou seja, uma plataforma de anúncios pagos para produtos e serviços.
A partir disso, usa o principal motor de pesquisa, o Google e ainda possibilita o monitoramento de resultados, ajuda de especialistas e outras vantagens.
Por outro lado, ainda ficam algumas dúvidas referente ao tema.
Assim, o Ads é um sistema online para você criar um anúncio ou campanha daquilo que vende, sendo publicado:
- Nos resultados do Google;
- Em outras plataformas;
- Em sites parceiros.
A plataforma foi lançada em 2000 e tem como principal diferencial a segmentação. Ou seja, os anúncios são mostrados para leads qualificados.
Em suma, apenas usuários interessados terão acesso a publicidade, já que estão pesquisando por aquilo.
Como funciona
A ferramenta funciona via site ou aplicativo, para que você crie esses anúncios.
Depois de criados, esses serão exibidos como resultado principal, no topo dos resultados sempre que uma pesquisa é realizada.
Vale destacar que a seleção do que vai aparecer inclui o tipo de produto/pesquisa, a partir de palavras-chave.
Logo, os anúncios são exibidos:
- Na página de resultados de pesquisa no Google;
- Anúncios dentro de sites;
- Em vídeos do Youtube;
- Em aplicativos;
- Rede de display;
- Banners e muito mais.
Vale destacar que o funcionamento é pré-pago, ou seja, você define quanto quer pagar por cada clique nesses anúncios por um período de tempo, geralmente de um mês.
O pagamento se dá por cartão de crédito ou boleto.
Depois, funciona como um tipo de leilão, que usa todas as informações de classificação para definir onde o anúncio vai aparecer e como será posicionado.
Mas você também precisa saber que o Google avalia o índice de qualidade da sua campanha bem como o custo pro clique – CPC.
Lembrando que o valor do clique só é descontado quando a ação acontece.
Inclusive, separamos um post completo para você entender como funciona esse índice de qualidade Google, clique aqui para conferir.
Vantagens do Google Ads
O Google Ads apresenta um diferencial quando o assunto é publicidade, já que pertence a um dos motores de busca mais famosos do mundo. Ao mesmo tempo, apresenta uma série de outras vantagens, confira:
- Segmentação de anúncios;
- Melhor custo-benefício;
- Aumenta as chances de conversão;
- Facilidade para controlar os custos;
- Agilidade para gerenciar as campanhas;
- Diversos resultados em tela para você;
- Otimização de campanhas em tempo real;
- Tem a opção de pausar anúncios;
- É escalável: você pode começar aos poucos;
- Ajuda a reforçar outras ações da sua marca/empresa;
- É mais flexível;
- Auxilia no posicionamento das suas páginas;
- Você compete diretamente com seus concorrentes;
- Dá para programar os anúncios para a melhor hora e mais.
Portanto, são diversos benefícios para você aproveitar ao máximo tudo o que o Google tem a oferecer, incluindo espaços em parceiros, para a sua empresa ter resultados cada vez melhores.
Guia de início – 3 passos para começar a usar
Por fim, se você já está interessado no Google Ads, é hora de descobrir como usar essa ferramenta de maneira prática. Então, confira os passos a serem seguidos.
1# Configuração de conta
O primeiro passo para usar o Google Ads é configurar a sua conta, acessando o site oficial e clicando em “Começar agora”.
Em seguida, você vai vincular um e-mail (Gmail), informações gerais suas, da empresa e de contato.
Ou seja, é só ir avançando nas telas e preenchendo os espaços, incluindo o método preferencial de pagamento.
2# Comece a criar sua campanha no Google Ads
Para começar a criar a sua campanha, você deve acessar a página do Google Ads e clicar no botão azul com sinal de “(+)”.
Em seguida, você define o objetivo da sua campanha, como:
- Vendas: para vender um produto/serviço pela internet;
- Leads: para convidar os usuários a realizar um cadastro ou assinar a newsletter;
- Tráfego na Web: para aumentar o tráfego na sua página.
Os demais passos aqui incluem:
- Definir o tipo de campanha;
- Como você vai alcançar seu objetivo;
- Inserir a URL do seu site;
- Definir qual a conversão de interesse.
Vale destacar que todos esses passos são bem simples, já que a plataforma possui uma interface simples, dinâmica e você tem todas as informações que precisa ali, usando o mouse ou touch.
3# Finalize o seu anúncio
Por fim, você vai finalizar a criação do seu anúncio definindo onde quer anunciar, criar/escrever toda a mensagem que será apresentada e definir o orçamento.
Depois disso, basta publicar a sua campanha, esperar os resultados e avaliar o que obteve.
Assim, você saberá onde melhorar para impactar mais usuários e alcançar resultados cada vez maiores.
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