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Inteligência artificial: como utilizar no marketing digital?

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A inteligência artificial, também sendo conhecida como IA ou AI (Artificial Intelligence), é um modelo de tecnologia que cada vez mais vem sendo usado não apenas na sociedade, mas também no mercado.

Referindo-se a sistemas ou máquinas que realizam processos semelhantes à inteligência humana na execução de tarefas, essa técnica foi sendo aprimorada ao longo dos anos para que oferecesse os resultados de acordo com os desejados. 

O princípio da inteligência artificial começou ainda na Segunda Guerra Mundial, período no qual ele foi um dos propulsores para que a tecnologia fosse cada vez mais desenvolvida ou aprimorada. 

Ao longo dos anos, a automatização acabou não apenas fazendo parte da sociedade em si, mas também do mercado, fazendo com que procedimentos como envelopamento automotivo personalizado fossem ainda mais ágeis. 

Essa percepção de aceleração permitiu que a inteligência artificial entrasse em outros ramos além da produção, como no caso do marketing digital e, com o tempo, ajudasse empreendimentos a se estabilizar de uma melhor forma. 

Para que a tecnologia possa ser bem implementada ou, aliás, melhor aproveitada, é fundamental compreender os formatos e a importância que oferece ao departamento e as práticas de marketing digital. 

Fazendo com que as formas de aplicação sejam melhor compreendidas e ofereçam os resultados que são desejados, proporcionando uma boa conquista de consumidores e, também, uma maior estabilidade dentro da segmentação em que se atua no mercado. 

VMW - AI-img2Os formatos de inteligência artificial 

A inteligência artificial ao longo dos anos foi sofrendo modificações as quais resultaram em mais de um formato, oferecendo ao empreendimento que deseja usar essa técnica algumas chances de escolha.

O Machine Learning ou Aprendizado das Máquinas é um dos meios que os sistemas de IA aprendem sozinhos em vez de serem ensinados, o que faz com que haja a criação de um próprio padrão para realizar atividades. 

Dentro de programações de softwares, oferece uma hipótese em programações previamente estabelecidas, e, com isso, acaba gerando uma autonomia ainda maior às empresas que o usam. 

O Deep Learning, por outro lado, trabalha de uma forma mais profunda com os dados ao ponto de ser conhecido como uma rede neural, e ele faz com que os dados de um scanner automotivo para caminhão tenha camadas e mais camadas de dados. 

Atuando próximo a uma extensão de memória humana, para o reconhecimento de informações mais complexas, esse modelo é um dos mais usados para se ter os resultados mais precisos em boas condições.

Já o processamento de linguagem natural é quando há um estudo de linguagem escrita e falada. Um dos modelos mais usados é o assistente virtual em aparelhos de smartphones. 

Que, ao ser bem compreendido pelo departamento de marketing de um negócio, pode até mesmo contribuir para que a segmentação dos clientes ou, aliás, a elaboração de estratégias seja ainda mais abrangente. 

A importância da inteligência artificial

Com a competição do mercado cada vez mais constante, a busca por soluções ou técnicas que uma empresa de refrigeração pode obter com a inteligência artificial é fundamental para se ganhar o prestígio e solidificação dentro do mercado. 

Por isso, pode-se pontuar que a importância e as vantagens de se usar essa tecnologia dentro do marketing digital se reflete em ações como: 

  • Ajudar tomada de decisões;
  • Maior comodidade;
  • Segmentação mais precisa;
  • Maior automação;
  • Velocidade no procedimento;
  • Menos riscos;
  • Menores custos operacionais;
  • Otimização de serviços para os clientes. 

A tomada de decisões é algo fundamental dentro de um empreendimento, especialmente porque, ao ser feita com base em dados, a estratégia torna-se ainda mais válida, ao se ter os números ou relatórios como prova. 

Com a inteligência artificial, essas decisões também acabam contribuindo, porque a tecnologia somente opera com uma introdução e conhecimento de dados, garantindo com que os resultados sejam os desejados. 

Gerando até mesmo uma maior comodidade, especialmente no setor do marketing do qual lida com um grande volume de dados para atrair consumidores a adquirirem um serviço de içamento de piscina, por exemplo. 

O que, por sua vez, proporciona ao negócio uma maior segmentação, visto que os dados adquiridos e já utilizados possibilitam que os clientes, que serão convertidos, estejam dentro do perfil de público-alvo que a empresa busca alcançar. 

E mesmo que se tenha processos automatizados, ainda sim pode-se ter os resultados que são essenciais para que a conquista dos objetivos e das metas sejam concluídos. 

Outro ponto importante e vantajoso dentro da inteligência artificial no marketing digital é a velocidade com a qual os processos são feitos, tanto durante a confecção como na apresentação dos resultados.

Isso faz com que não apenas as estratégias fiquem prontas mais rápidas ou que os resultados se tornem mais acessíveis, como também, faz com que a empresa ganhe ainda mais destaque em relação à concorrência. 

Por exemplo, se existe um novo método para fazer com que um toldo retrátil vertical cubra uma área ainda maior, com a inteligência artificial no marketing, a empresa pode criar a estratégia e rapidamente colocá-la na rede para atrair os consumidores.  

As informações com a inteligência artificial no departamento de marketing oferecem também menos riscos durante a execução das atividades, especialmente porque o monitoramento é constante e, com isso, erros já são interceptados. 

O que, também, é algo positivo para que os gastos sejam ainda menores, uma vez que, ao estarem em ação, a correção pode levar a um novo gasto de capital. 

Outro ponto importante dentro da inteligência artificial, que oferece uma vantagem, são as otimizações dos serviços em relação ao cliente. 

Isso devido aos dados que os procedimentos necessitam para serem realizados e com isso, a chance de fazer com que a empresa dentro do mercado de reforma de escritório pequeno obtenha ainda mais resultados positivos em relação à concorrência.

Com isso, as chances da empresa compreender como usar a tecnologia cresce em bons percentuais e posteriormente, faz com que haja uma expansão para aumentar ainda mais os resultados que estão sendo conquistados dentro do mercado.  

VMW - AI-img3Como usar a inteligência artificial no marketing digital?

O uso de inteligência artificial dentro do mercado pode ser feito de diferentes formas, e em um departamento de marketing com ligações e planejamentos ligados ao digital há, ainda, mais abrangência nas possibilidades. 

Uma das formas é por meio de mídias programáticas, com as quais e com a ajuda do Machine Learning a empresa pode fazer com que anúncios ou outros conteúdos sejam enviados aos consumidores em tempo real após a determinação de alguns fatores. 

Como a localização do aparelho ou até o histórico de compras de uma porta de correr automática, fazendo com que os canais certos e os momentos propícios, com a técnica, tragam ainda mais resultados ao negócio. 

O desempenho que uma empresa tem com suas campanhas dentro do mercado ajuda na determinação do quão relevante é e por isso, quanto mais as mídias que possuem programações sejam usadas, melhores se transformam os resultados. 

Outro meio de usar a inteligência artificial dentro do marketing é para a elaboração da mensagem certa, principalmente por estar alinhada com a segmentação de clientes adequados como público-alvo. 

Desde uma abordagem nas redes sociais ou, ainda, por meio do e-mail marketing, a mensagem certa proporciona bons resultados ao empreendimento se feito adequadamente. E essa opção torna-se ainda mais assertiva com os dados da IA.

Especialmente se houver uma personalização para o consumidor, demonstrando que, mesmo com toda a tecnologia presente dentro do mercado, ainda há uma humanização por parte da marca. 

O que, por sua vez, resulta em um maior destaque dentro do empreendimento e faz com que, em casos de novas necessidades de uma pintura fachada comercial, o cliente saiba a qual empresa deve recorrer. 

Outra forma de utilizar a inteligência artificial é por meio de chatbots, canais de atendimento ao cliente cujas mensagens já estão programadas de acordo com o que é mandado e, assim, ele pode agilizar muitos processos que são considerados simples. 

Contudo, a atualização e as formas com que o chatbot é utilizado devem ser monitoradas pelo empreendimento para que não estrague a experiência do consumidor e traga empecilhos em vez de apresentar resultados positivos. 

Considerações finais 

Com a tecnologia avançando cada vez mais dentro do mercado, é fundamental que o empreendimento busque por meios que possam oferecer aos consumidores uma boa experiência no processo de compras, e um desses meios é a inteligência artificial. 

Podendo estar presentes desde anúncios ou no chatbots, os quais entram em contato com o cliente, a inteligência artificial possui diferentes formatos que uma empresa pode usar para auxiliar as estratégias de marketing digital já presentes. 

Por isso, quanto maior for o conhecimento e as buscas acerca de como a tecnologia se transforma em aliada, melhores são os resultados apresentados, fato que, por sua vez, traz vantagem às empresas que o têm na competição do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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