Planejar e produzir um conteúdo é importantíssimo. Aqui vão algumas dicas para definir quais assuntos abordar em sua estratégia de conteúdo
Identifique pautas e oportunidades de conteúdo
Agora que já sabemos com quem vamos falar, é hora de pesquisar qual conteúdo produzir e quais assuntos abordar na sua comunicação. Mas como fazemos isso? É fácil e existem várias ferramentas que ajudam você a planejar seu conteúdo.
Acompanhe notícias do seu mercado
Acompanhar o seu mercado é algo básico que você provavelmente, já está fazendo, mas como também é extremamente importante, está aqui só para você nunca se esquecer. Sempre se mantenha informado sobre seu mercado. pois você nunca irá saber tudo!
Procure quais são os melhores blogs da área e assine o RSS deles, curta as páginas no Facebook e Instagram e sempre separe uma horinha por dia para se manter atualizado. Quanto mais informação você absorver. mais conhecimento terá para elaborar novas pautas para seu blog e, principalmente, conseguir escrever textos interessantes e originais que atrairão seu público.
Converse com seu time
Se você é responsável pelo marketing da sua empresa, sua função é entender claramente qual a percepção que o mercado precisa ter dela e agir de modo que essa imagem seja passada da maneira correta para seu público.
Essa visão macro é importantíssima, mas, às vezes, para se responder alguma pergunta específica que irá ajudar seu público, pode ser necessário conversar com outros membros do seu time. Departamentos de venda, por exemplo, são uma ótima fonte de inspiração, pois são eles que estão na linha de frente, cara-a-cara com possíveis clientes e estão todo dia respondendo dúvidas e vendo o que é mais interessante na hora de fechar mais uma venda.
O seu departamento de suporte também, provavelmente melhor do que você, sabe quais são as principais dúvidas que seus clientes possuem. Aproveite esses conhecimentos (se possível, crie um canal oficial para eles ajudarem com ideias de conteúdo) para ter ideia de posts informativos que serão realmente úteis para seu público.
Leia os comentários do seu blog
Se o seu blog já está rodando e possui alguma atração é bem provável que já haja alguns comentários que podem ser uma fonte útil de inspiração, afinal, podem ser dúvidas reais de leitores interessados no que você tem a dizer. Caso seu blog esteja só começando, não há problemas, basta ler os comentários deixados em blogs que sejam referência no seu mercado.
Visite fóruns de discussão
Da mesma maneira que os comentários de blog são uma boa fonte de informação, os grupos de discussão também possuem milhares de conversas que são uma das melhores maneiras para entender o que passa pela cabeça do seu público-alvo. Com isso, é possível não só ter ideias de conteúdo, como tentar enriquecer a conversa com seus textos, vídeos ou infográficos.
A Internet é um lugar em que é possível encontrar comunidades de pessoas apaixonadas sobre absolutamente tudo, então, é só uma questão de procurar um pouco. Sites com o Quora (em inglês), ou até mesmo grupos de discussão do Facebook, são um bom lugar para começar a procurar.
Olhe o calendário
Essa é bem simples: nós estamos no Brasil, todo dia tem alguma comemoração ou data especial ou feriado e, muitas vezes, pode ser uma oportunidade de escrever algum texto associando seu negócio à próxima data comemorativa relevante. Além de ser um exercício interessante de pesquisa e criatividade, a procura por palavras-chave associadas a feriados sobem bastante quando esses se aproximam.
Conheça o seu público
Analise o que está sendo procurado na Internet: através de ferramentas como o Google Keyword Planner (grátis) ou o SEMrush (pago), é possível ver o que está sendo buscado na Internet e ter uma ideia do que interessa ao seu público.
Leia o que eles leem: os leitores que você está buscando provavelmente já consomem conteúdo em algum outro lugar. Descubra e acompanhe quais são seus “concorrentes”, descubra o que é o mais atraente no trabalho deles e use isso a seu favor. Em marketing, isso é chamado de benchmarking!
Acompanhe suas próprias métricas: se você já está gerando conteúdo, meça, religiosamente, tudo o que necessita ser medido e use esses dados como base para gerar novas ideias de artigos e melhorar seus artigos atuais.
Analise a concorrência
Para produzir conteúdo é necessário entender a estratégia de conteúdo dos seus concorrentes.
Antes de começar, pergunte-se: meus concorrentes estão usando conteúdo para gerar mais vendas? Quais os canais eles estão utilizando? Onde o conteúdo mora no site deles? Eles possuem um blog? Possuem perfis em redes sociais?
Entender como seus concorrentes fazem conteúdo vai ajudá-lo a modelar sua estratégia e planejar sua diferenciação.