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Entenda os formatos de conteúdos utilizados e disponíveis

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Entender os formatos de conteúdo disponíveis é essencial para o sucesso da sua estratégia. Neste tópico, vamos falar um pouco sobre como planejar os formatos que você utilizará em sua estratégia de marketing de conteúdo:

Guias e tutoriais

Se você deseja atrair mais audiência e demonstrar sua expertise ou conhecimento sobre seu mercado ou determinado assunto, desenvolver um guia e divulgá-lo na Web pode ser a resposta. Utilize imagens, vídeos ou artigos na criação de guias e tutoriais atraentes para sua audiência.

Um exemplo legal é o nosso guia sobre guest blogging e, além deste, continuaremos publicando vários outros para que você consiga aumentar o alcance da sua marca.

Imagens e Infográficos atraentes

Imagens interessantes podem ser altamente virais. Desenvolva uma ilustração ou uma imagem com uma mensagem interessante e compartilhe com sua audiência. Um tipo de imagem que já é conhecida pelos internautas e também faz parte de estratégias de marketing de conteúdo é o infográfico.

Um infográfico oferece informações fáceis de serem assimiladas, distribuídas em um layout atraente e chama bastante atenção com seu apelo visual.

Seja com uma imagem ou infográfico, não se esqueça de utilizar as redes sociais para chamar a atenção de seus seguidores e conseguir novos. O Facebook e o Pinterest são ótimas plataformas de divulgação de imagens e infográficos.

Vídeos

Assim como as imagens, vídeos com conteúdo diverso podem fazer paire de uma estratégia matadora de marketing de conteúdo. Lembre-se que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo e logo você esteia abrindo portas para um público totalmente novo.

Mas muito cuidado no desenvolvimento do vídeo e de sua estratégia: de acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute, mais de 50% dos 200.000 vídeos corporativos analisados possuía menos de 1.000 visualizações, ou seja, o ROI está deixando a desejar.

Mas não basta criar um canal efetivo do YouTube, incorpore seus vídeos em blogposts e na home do seu site. De acordo com o Content Marketing Institute, 61 das 100 consideradas as maiores marcas incorporam vídeos do YouTube em seus sites. Planeje e encontre espaço para o conteúdo em vídeo na sua estratégia de marketing de conteúdo.

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Depoimentos

Uma empresa escrevendo sobre o que faz e seus pontos fortes é algo completamente esperado, mas usuários afirmando que esses produtos e serviços realmente funcionam passam muito mais credibilidade.

Depoimentos satisfeitos são ótimos para convencer os clientes em potencial de que você é realmente bom no que faz. Peça depoimentos de seus clientes e disponibilize-os em diferentes lugares, como em sua home, na mídia social ou em seu canal do YouTube.

Estudos de caso

Um estudo de caso vai muito além do poder dos depoimentos. Além de transmitir confiança aos seus clientes em potencial, o estudo de caso valida seu trabalho ao demonstrar exemplos reais de como seu produto ou serviço foi capaz de satisfazer as reais necessidades de seus clientes, ajudando-os a alcançarem os objetivos propostos (ou excedendo-os).

Newsletters

Uma boa base de assinantes da sua newsletter é um grande ativo para a empresa. Além de divulgar novidades interessantes do seu negócio, uma newsletter também permite divulgar novos artigos ou qualquer tipo de conteúdo relevante que rá agradar seus seguidores.

E-books

Outro esforço que gera valor para empresa é a disponibilização de e-books. Escolha um tema que tenha relevância com seu mercado e comece a produzir conteúdo de qualidade para compor sua criação. Não foque na história da empresa, tente oferecer algo que ajudará pessoas a compreender a importância do que você faz.

Além do valor educativo que é extremamente importante, um e-book pode ajudar na coleta de e-mails para newsletters e também no engajamento, pois as pessoas adoram compartilhar.

Caso disponibilize o e-book gratuitamente, uma boa estratégia pode ser implementar um sistema como o Pay with a Tweet (pague com um tweet), obrigando o compartilhamento nas redes sociais ou utilizando um formulário de coleta de dados para pegar e-mails das suas leads.

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