O fluxo de nutrição é uma estratégia que as empresas usam como parte do marketing para atrair consumidores e fidelizá-los.
Ao estabelecer contato frequente com clientes ou em potenciais, são fornecidos a eles conteúdos customizados e personalizados.
Criar conteúdos, quando se está atuando dentro do mercado, é uma ação cada vez mais comum, o que leva muitas empresas a personalizar as formas com que esses materiais serão confeccionados e entregados aos consumidores.
Por exemplo, uma empresa jardinagem e paisagismo pode usar um conteúdo em formato de e-book, enquanto outra do mesmo segmento pode usar mídias audiovisuais como uma forma de demonstrar sua relevância no nicho.
Quando um empreendimento conquista o lead, um dos principais erros é não retê-los no negócio, mesmo que a compra já tenha ocorrido, e isso pode resultar em um afastamento e um desinteresse.
Por isso, uma estratégia de fluxo de nutrição pode ser uma forma de não apenas manter os consumidores ou possíveis clientes interessados, mas também de diminuir os gastos que a empresa tem para adquirir clientes.
Independentemente do mercado em que o negócio atua, seja de piso condutivo centro cirúrgico ou de uma fabricante de brinquedos, o fluxo de nutrição, quando se tem bom conhecimento acerca dele, oferece bons resultados.
Portanto, quanto melhor for o conhecimento da importância do fluxo de nutrição, bem como as formas de como criar uma estratégia para ter um bom fluxo, melhores se tornam os resultados que serão coletados ulteriormente.
Formatos de Fluxo de Nutrição
Dentro da estratégia de fluxo de nutrição, alguns formatos podem ser escolhidos pela empresa de acordo com os seus objetivos em relação aos consumidores e em relação ao mercado.
Essa escolha deve ser feita a fim de que o alcance de metas seja mais bem performado e executado, especialmente quando da sua concretização.
O fluxo de nutrição é o formato com que se inicia uma relação com um cliente a fim de lhe apresentar a empresa, fornecer conteúdos relevantes e que lhe interessem, como newsletters, jornais periódicos e demais que podem ser pertinentes a ele.
Essa tática permite à empresa que o utiliza acesso a maiores níveis de reconhecimento positivo proveniente do cliente e, além disso, cria uma redoma mutual de engajamento intenso entre os clientes e a empresa.
Já o fluxo de conversão é quando os primeiros passos para se comprar acessórios para área de churrasqueira, por exemplo, começam a ser tomados com conteúdos mais ricos e atraentes, que podem melhorar as taxas de conversão do negócio.
Quando o consumidor está se habituando, é o momento em que o fluxo de treinamento começa a entrar em ação para que haja uma melhor ambientação dentro dos objetivos da empresa (em relação ao mercado e ao comércio), algo importante para fidelizá-los.
Se o consumidor já teve uma experiência de compra anterior, com o fluxo de reconversão é possível que o negócio estabeleça conteúdos para anunciar as novidades e, dessa forma, atraí-lo novamente à efetuação de uma nova compra.
É uma forma de gatilho um pouco mais forte, visto que os conteúdos são elaborados baseados em dados conquistados do cliente, o que permite uma maior probabilidade de fidelização deste.
Esse fluxo também pode acabar destinando a empresa a outros como o fluxo de reciclagem, no qual após um período de 90 dias, em média, de inatividade, a equipe de marketing acaba realizando uma limpeza nesses que não demonstram novos interesses.
A importância e as vantagens do Fluxo de Nutrição
Quando se atua dentro do mercado, é fundamental estabelecer uma base de consumidores para que se possa atraí-los por mais tempo com os produtos e serviços oferecidos. É fundamental, também, mantê-los informados sobre o seu universo de compras.
Com um fluxo de nutrição, é possível que seja estabelecida uma sequência de informações que possam ampliar a chance da empresa ter mais potenciais clientes de cnh carro e moto, por exemplo.
Por isso, o fluxo de nutrição é importante para que uma empresa elabore, junto a outras estratégias de marketing, o seu plano e, assim, incorra em caminhos repletos de vantagens como:
- Compreensão da persona;
- Redução do CAC;
- Condução fácil dos clientes pelo funil de vendas;
- Aumento de vendas.
A compreensão da persona é fundamental para que a empresa saiba realizar as ações que irão ter engajamento ou interações por parte dos consumidores, o que contribui para que haja uma redução no Custo de Aquisição de Cliente, conhecido como CAC.
Ações de marketing de uma empresa de plotagem, por exemplo, requerem um investimento de capital para conquistar novos clientes em alguns planejamentos escolhidos. Com o fluxo, entretanto, esse montante é reduzido.
Porque, quando se identifica consumidores que são potenciais clientes ou quando já há uma lista definida, a empresa precisa mantê-los com estratégias que façam gerar lucros com novas compras ou com retorno.
Além de ser mais fácil ter uma condução pelo funil de vendas, cujo resultado final pode aumentar as vendas, o fluxo de nutrição, posteriormente a toda operação, ainda mantém os consumidores engajados com o empreendimento que o utiliza.
E assim, faz com que o feedback e divulgação para amigos e familiares que possuem o mesmo desejo ou necessidade seja feito de um modo mais natural.
Portanto, compreender suas vantagens é uma forma de conhecer os benefícios que são trazidos ao empreendimento com a adoção dessa estratégia. Além disso, é preciso também elaborá-la bem.
Como fazer um bom fluxo?
Para que uma empresa de moldura de gesso para banheiro crie um bom fluxo de nutrição, alguns pontos são essenciais ao seu negócio. Eles o são, porque contribuem desde a confecção da estratégia até seus resultados finais.
Lista de e-mail
Ter uma lista de e-mail é um dos pontos mais importantes, porque por meio desses contatos a empresa irá criar o fluxo de nutrição e, dessarte, colocar em prática tudo o que já foi planejado.
Com uma boa lista de e-mail, a empresa sabe quem abordar pelo fato de dados relativos aos compradores serem armazenados no seu montante de informações.
Estratégias para coletar esses endereços eletrônicos são importantes, e por isso a ajuda de ferramentas ou, ainda, softwares são bem-vindas para contribuir ainda mais à organização e à confecção dessas estratégias.
Conteúdos de qualidade
Criar conteúdos de qualidade acerca do universo dos produtos ou serviços de estamparia e confecção de camisetas é fundamental para fazer o cliente tornar-se engajado, e também, para que a empresa crie uma credibilidade dentro do mercado.
Tanto em formatos de audiovisual, como textuais e até outros mais elaborados como e-book ou infográficos, os conteúdos servem para fazer com que a condução pelo funil de vendas seja mais fluída.
O que é importante para que o consumidor, ao ser conduzido por diferentes etapas em se mantendo engajado com a empresa, possa chegar até o final e, desse modo, realizar a compra.
Oferta
Ofertas são importantes para manter o consumidor engajado dentro da empresa e para os produtos os quais a empresa oferece.
Como o e-mail é a forma com que o fluxo de nutrição ocorre, é importante que os anúncios dessas condições relativas às ofertas sejam feitos por meio deste.
Assim, as chances de que os potenciais clientes realizem o ato de compra e de que aqueles que fizeram a primeira compra retornem torna-se ainda mais fácil de ser realizado.
Calendário editorial
O calendário editorial é uma forma de fazer com que a empresa saiba aproveitar certas épocas do mercado para criar abordagens mais atrativas.
Sendo elaborado junto ao planejamento, o calendário é uma forma de fazer com que o negócio tenha um melhor preparo para atuar e para conseguir bons resultados por meio do fluxo de nutrição.
Analisar resultados para otimizações
Após as ações serem realizadas, é importante que haja uma análise dos resultados que foram apresentados para que otimizações e correções necessárias sejam feitas.
Esse acompanhamento permite à empresa observar se tudo está ou não se saindo de forma positiva dentro do que foi elaborado para que, dessa forma, o negócio conquiste o que deseja por intermédio do fluxo.
Considerações finais
Ter um bom fluxo de nutrição para manter os consumidores ou os possíveis clientes engajados é fundamental para uma empresa ter uma melhor estabilidade dentro do mercado. É bom, também, para ter um bom fluxo de vendas.
É possível que o fluxo de nutrição, modelo que pode variar de empreendimento, seja uma forma da empresa de fechamento de sacada automatizado conquistar os consumidores com uma redução de custo e, também, de deixá-los engajados com o negócio.
Isso faz que as ações que a empresa realiza, como novidades de produtos ou conteúdos relevantes, sejam auxiliares à fluidez do funil de vendas.
Com uma boa estratégia e um planejamento adequado, é possível que o fluxo de nutrição agregue valores em outros planos do negócio e, desse modo, faça com que a conquista dos objetivos seja rapidamente concluída.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.