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Escolhendo seus canais de distribuição

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Não há como negar que as redes sociais surgiram para revolucionar a forma de as pessoas se relacionarem, se comunicarem e interagirem com o mundo. Elas são um verdadeiro fenômeno da vida moderna e podem ser usadas não só na esfera pessoal, como também na esfera corporativa. 

Quando bem utilizadas, as redes sociais podem se transformar em canais diretos de comunicação entre a empresa e os consumidores, além disso, podem viabilizar novos e bons negócios.  

Definitivamente, as redes sociais são excelentes ferramentas para potencializar os resultados das empresas, entretanto, para captar novos clientes. alavancar vendas, divulgar produtos e conquistar novos parceiros, é necessário saber escolher com qual rede trabalhar, afinal, contrariando a opinião popular, nem toda rede social é igual. 

Confira, a seguir, algumas dicas de como escolher a rede social mais adequada para o seu negócio. 

As opções são muitas, mas, na hora de escolher as redes sociais para utilizar no seu negócio, a decisão não deve ser tomada aleatoriamente e sem critérios definidos.  

Lembre-se de que cada rede social foi criada com o intuito de compartilhar diferentes tipos de conteúdo, sendo assim, sua empresa deve ponderar se a proposta da rede tem a ver com a proposta do seu negócio. 

Antes de qualquer coisa, procure conhecer as funcionalidades de cada rede, o alcance das mídias sociais, as políticas de uso e os detalhes sobre publicidade. Não adianta escolher a rede mais famosa se ela não tem potencial para corresponder às expectativas da sua empresa, não é mesmo? 

A escolha da rede social deve considerar vários aspectos, incluindo o perfil do público-alvo, a limitação de postagens e caracteres e o nível de personalização do conteúdo. Se a rede preencher todos os requisitos de acordo com os objetivos do seu negócio, não existem motivos para titubear. A sua decisão já está direcionada. 

Usuários engajados 

Ao escolher uma rede social para seu negócio, procure as que apresentam um bom índice de engajamento entre seus clientes, colaboradores, parceiros e formadores de opinião.  

Entenda as dinâmicas de cada meio, quais as principais oportunidades e verifique se a rede social tem um volume de usuários atraente para sua empresa. Um exemplo simples: se você tem um e-commerce de moda, o Instagram, que é uma rede onde várias garotas compartilham seus looks, dentre outras coisas, pode ser uma boa pedida.  

Por outro lado, se você tem uma empresa de consultoria e/ou vende serviços apenas para empresas, o Instagram pode não ser uma boa pedida para você, mas o LinkedIn provavelmente será! 

VMW - Blog - Escolhendo Seus Canais de Distribuição_img2Sucesso em 140 caracteres 

Se a sua empresa busca uma mídia simples, de grande alcance, com informações rápidas, interface simplificada e alto nível de engajamento, talvez a melhor pedida seja o “X”. 

Não há rede social mais objetivado que essa, afinal, no “X”, sua informação deve ser contida em apenas 140 caracteres. O “X” conquistou inúmeros usuários ao redor do mundo e, através da metodologia de micro blog, tem sido um bom canal de comunicação para as empresas. 

O número de caracteres é limitado, mas a criatividade não. Com o “X”, o seu negócio pode ir muito longe, basta aguçar a curiosidade dos seus seguidores, tuitar informações relevantes e quem sabe, chegar aos Trending Topics. 

Que tal ter milhares ou milhões fãs? 

Se o seu objetivo é compartilhar conteúdos de forma ilimitada, postar fotos, divulgar ações de marketing, com a certeza de que muitas pessoas verão o seu post, o Facebook é uma boa escolha, principalmente, se sua empresa vende para o consumidor final.  

O que seria de grandes marcas como a Coca Cola, Nike, e outras, sem o Facebook hoje? Para marcas B2C, o Facebook segue firme na liderança. 

Se a sua Fan Page for interessante e relevante, além de bem gerenciada, dentro de pouco tempo, você conquistará vários fãs. Sem dúvida, você vai gostar dos bons resultados! 

Visibilidade e audiência 

Se o seu foco está na apresentação da empresa de forma lúdica e não na divulgação informações padronizadas, o Youtube é uma excelente rede social. É fato que a produção de vídeos é mais complexa do que a produção de textos e fotografias, mas. de qualquer modo. a repercussão de vídeos é muito grande na Internet. 

A depender do segmento, a empresa pode disponibilizar diversos formatos de materiais, incluindo palestras, documentários, entrevistas, tutoriais, depoimentos de consumidores, dentre outros. Se o vídeo for bem-produzido, o número de visualizações pode acabar transformando o material em um fenômeno da rede. 

Conecte-se aos seus contatos profissionais 

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Atualmente, conta com cerca de 240 milhões de usuários, todos em busca da ampliação de sua rede de contatos no segmento corporativo. Além de ser uma vitrine de currículos, o LinkedIn possui uma plataforma empresarial, a de páginas corporativas. 

Através dessa plataforma, milhões de internautas podem ter acesso às novidades do seu negócio, saber mais sobre os produtos e serviços e visualizar as vagas disponíveis. O LinkedIn é incrível quando assunto é criar uma rede de contatos profissionalmente relevante. Se essa é uma das finalidades da sua empresa, cadastre-se nessa rede. 

Quero todas! 

Se as redes sociais que citamos se adequam perfeitamente ao seu negócio, é possível adotar todas, desde que haja profissionais qualificados para ajudá-lo a gerenciar suas contas. Parece cliché, mas nesse caso qualidade é muito mais importante do que quantidade. 

No mais, a integração das redes sociais aumenta consideravelmente o alcance da sua empresa e viabiliza o atendimento multicanal. Isso, sem dúvida, é muito positivo para os negócios. 

Agora que você conhece essas informações, avalie os prós e contras destas e de outras redes. Faça uma escolha consciente e o mais segura possível. 

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