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Curadoria do seu conteúdo relevante 

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Se você já está produzindo e promovendo seu conteúdo de maneira eficiente, agora é hora de adicionar mais um elemento nesta receita: a curadoria de conteúdo. 

Curadoria de conteúdo significa selecionar conteúdo relevante de outras fontes para, assim, poder entregar ainda mais conteúdo para seu público-alvo. Neste tópico, vamos sugerir algumas boas práticas de curadoria para que você possa se tornar um curador eficiente: 

Seja um produtor, não apenas um curador 

Na Web, é importantíssimo que você tenha uma boa reputação e ela deve ser criada com cuidado. Se você se tornar um curador de conteúdo sem reputação, não terá bons resultados.  

A melhor maneira de ganhar autoridade é produzindo conteúdo de qualidade, atraindo sua audiência com algo exclusivo e, então, oferecer mais conteúdo relacionado de parceiros e referências do seu mercado. 

Esteja em todos os lugares 

Um blog não é mais suficiente. Esteja no “X”, Linkedln, Pinterest, Tumblr, Facebook e todos os demais canais onde sua audiência se encontra. É preciso ter uma estratégia 360 graus para conseguir atingir a todos e maximizar seus resultados. 

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Tenha um calendário editorial 

Tenha a disciplina de produzir e compartilhar conteúdo relevante sempre. Mas, mais do que isso, é necessário planejar e entender a demanda, visando entregar a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa.  

Busque compreender as sazonalidades e assim aproveitá-las a seu favor. Se é Natal, por exemplo, compartilhe links relevantes da sua indústria levando em conta esta data, para garantir que o impacto do conteúdo seja maximizado pelo seu timing. 

Participe ativamente na sua comunidade 

Curar e compartilhar não são só processos de entregar conteúdo. Você deve engajar a sua audiência, responder comentários, ouvir feedback e se adaptar. Sempre tenha em mente que é uma conversa e que seu leitor é parte do conteúdo. 

Cite o autor. Não tente “pegar carona” no sucesso alheio 

Sempre, isso mesmo, sempre cite o autor. Faça um link para a fonte original e dê crédito publicamente. Na era do marketing de conteúdo, não pega bem tentar roubar o conteúdo dos demais para si.  

O esforço alheio deve ser recompensado. Se você compartilha conteúdo relevante de alguém, citando a fonte, você tem boas chances de conseguir que seu conteúdo relevante também seja compartilhado. Como diz o ditado, uma mão lava a outra. 

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