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A relação entre o conteúdo e funil de vendas

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Este é o funil de vendas da sua empresa. Nos primeiros estágios, o cliente ainda tem dúvidas e ainda não despertou o interesse pelo seu produto serviço. Hoje, cada vez mais, o marketing de conteúdo permite que o time de vendas possa ser ativado mais abaixo no funil, tornando o processo comercial mais automatizado, barato e eficiente.

O papel do conteúdo é ajudar a mover seu time cada vez mais abaixo no funil. Então, vamos dissecar as diferentes etapas do funil comercial:

Topo do funil

No topo do seu funil comercial, o potencial cliente ainda não está no processo de busca de soluções para nenhum problema, ou seja, ainda está longe de se tornar um cliente. O objetivo do topo do funil é atrair a atenção para a descoberta do problema e levar o público para dentro do processo de venda.

O conteúdo para topo de funil deve levar em conta que o leitor não possui nenhum relacionamento com sua marca, logo, deve ser de acesso amplo (exemplo: blog posts) para ajudar o possível cliente a entender que o existe e que existem soluções.

Meio de funil

O meio do funil é o momento em que um potencial cliente já reconhece seu problema e passa a possuir uma necessidade/problema e a procurar por soluções. Já é possível criar uma barreira maior para o consumo do conteúdo, como um formulário que peça nome. empresa, cargo, entre outros, para ter mais informações sobre seu prospecto comercial.

Fundo de funil

A parte inferior do funil é onde a mágica acontece! Nesse ponto, 0 lead já está considerando adquirir seu produto ou serviço e está atrás de informações que irão ajudá-lo a tomar essa decisão. Dependendo do seu mercado, do valor do seu produto ou do tipo de serviço que você oferece, o time de vendas pode ou não participar ativamente dessa etapa.

Materiais de fundo de funil ainda devem ser informativos, mas já são abertamente focados na sua empresa ou no seu produto, de maneira a tornar o público mais confiante de que a solução que você tem a oferecer é a melhor para ele. É a hora de abusar de materiais comparativos do seu serviço, cases de sucesso de clientes seus, calculadoras de retorno sobre investimento, entre outros.

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