8 coisas que você deve saber para construir um ótimo site
Antes que o primeiro gráfico seja desenhado ou a primeira linha de código seja escrita, você deve definir o orçamento, a finalidade, o público-alvo, o design, a navegação, o conteúdo, e o método de construção do site. E quando tudo estiver dito e feito, você deve definir o marketing que trará visitantes ao seu site.
Parece fácil, mas você ficaria surpreso com quantos sites de negócios realmente ruins existem por aí, o seu pode até ser um deles. Se sim, ouça. Por quase dez anos, minha empresa vem construindo e reconstruindo sites para todos os tipos de negócios que você possa imaginar: de familiares a multinacionais. Nós projetamos (ou redesenhamos) algumas centenas de sites e, ao longo do caminho, cheguei à conclusão de que a maioria dos sites de negócios faz um trabalho lamentável ao trabalhar para seus proprietários.
O que é isso, você não sabia que o site da sua empresa deveria funcionar para você? Você acha que ele deveria ficar em um servidor em algum lugar ocupando espaço digital e coletando poeira digital?
Errado. Todo site, empresa ou não, deve servir um propósito, e geralmente é aí que a maioria dos sites fica aquém. Eles não servem a nenhum propósito porque o proprietário do site nunca pensou muito nisso. Não é culpa do site. Um site é inanimado. É apenas o que você faz. A única vida que um site tem é aquela que lhe foi dada por seu criador e proprietário. Se o elemento humano não fizer um bom trabalho de definição dos blocos de construção, o site não servirá para nada e eventualmente morrerá digitalmente.
Construir um site de negócios eficaz não é uma cirurgia cerebral, graças a Deus, já que é assim que ganho uma boa porcentagem da minha vida. Construir um site eficaz e bem projetado que funcione para seu proprietário, que realmente sirva a um propósito, tem tudo a ver com definição. Abaixo estão listados 8 coisas que você deve saber para construir um ótimo site:
Definir o orçamento
Todo site, não importa quão grande ou pequeno, deve ter um orçamento realista, sendo “realista” a palavra-chave. Eu não posso te dizer quantas vezes eu me sentei com um cliente em potencial enquanto ele listava as oito milhões de coisas legais que eles queriam que seu site fizesse, apenas para descobrir que seu orçamento não condiz com as suas ideias. Eu sempre tenho vontade de dizer: “Bem, você acabou de desperdiçar trezentos reais do meu tempo, então aqui está sua conta…”
Definir o finalidade
Todo site deve ter uma finalidade. A finalidade impulsiona tudo: o público, o design, a navegação, o conteúdo e o marketing. Eu poderia fazer uma coluna inteira de finalidades, mas basta dizer que existem cinco categorias sob as quais a maioria dos sites se enquadra: a finalidade de informar, educar, entreter, gerar leads, vender ou uma combinação deles. Se você não definir a finalidade do site, todo o resto é apenas esforço desperdiçado.
Definir o público-alvo
Seu público-alvo se refere ao segmento de público que você espera atrair para o site. Por exemplo, se você vende sapatos, seu público-alvo seria qualquer pessoa com pés. Dando um passo adiante, se você vendesse apenas sapatos femininos, seu público-alvo seriam mulheres (com pés). Por que definir seu público-alvo é tão importante? Se você não tem ideia de quem é seu público, como pode esperar criar um site que seja atraente para eles? Seu público-alvo pode ser clientes, investidores, etc.
Definir o Design
A teoria do design de sites mudou nos últimos anos, principalmente porque os mecanismos de pesquisa agora ignoram sites com gráficos pesados e dão preferência àqueles que adotam uma abordagem minimalista ao design. Se você olhar para alguns dos grandes sites como GE, Oracle, Raytheon, HP e outros, verá que, em muitos casos, o único gráfico na página inicial é o logotipo da empresa. Os mecanismos de pesquisa agora dão maior preferência a sites que oferecem texto rico em palavras-chave sobre gráficos chamativos. Não lute contra a tendência do design. Você vai perder.
Definir a navegação
A má navegação é a razão número um para os visitantes abandonarem um site. A navegação refere-se à cadeia de links que o visitante utiliza para contornar seu site. Se seu site tem uma hierarquia de navegação ilógica ou muito poucos ou muitos links ou simplesmente impossível de se locomover, você tem problemas. Se um visitante leva mais de 3 cliques para chegar a qualquer página de seu site, sua navegação precisa ser melhorada.
Definir o conteúdo
O conteúdo se refere às informações em seu website, sejam elas gráficos, textos, itens para download, etc. Como os principais mecanismos de busca não usam mais os dados da tag HTML Meta para indexar websites, é vital que o conteúdo de seu website seja de texto pesado, sucinto e bem escrito para apelar para os spiders dos mecanismos de busca.
Definir o método de construção
Em seguida, quem vai construir o site para você? Você fará isso sozinho usando um dos construtores de sites de apontar e clicar ou contratará o garoto ao lado? Você contratará um designer freelancer ou uma empresa profissional? O orçamento geralmente dita o método de construção, mas esteja avisado, quando se trata de desenvolvimento de sites, você recebe o que paga. Claro, o garoto ao lado vai criar um site para você se você comprar uma pizza para eles ou fizer sua filha ir ao baile com eles, mas você vai acabar com um site que se parece e funciona como se fosse projetado pelo criança ao lado.
Definir o Marketing
Se você construir, eles virão? Não sem ter ao menos uma boa campanha de marketing. Seu site deve se tornar parte de todos os seus esforços de marketing, on-line e off-line.
Coloque o endereço do site em seus cartões de visita, folhetos, papel timbrado e todas as garantias. Inclua o endereço em seus anúncios; impressão, TV e rádio. Se você preferir fazer marketing on-line, descubra onde seu público-alvo navega e anuncie lá.
Se o marketing for estranho para você, faça um favor a si mesmo e chame um especialista. Muitas empresas fracassam porque simplesmente não sabem como comercializar seus produtos e serviços de forma eficaz. Esta é também a queda da maioria dos sites de negócios.
Um brinde ao seu sucesso!