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5 dicas infalíveis para marketing por e-mail eficaz 

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Aprenda como evitar armadilhas comuns e enviar campanhas eficazes de marketing por e-mail, que forneçam resultados poderosos. 

Nos últimos anos, a pesquisa continuou a provar os benefícios do marketing por e-mail para os negócios: custos baixos, altas taxas de conversão e rastreamento detalhado são características notáveis. Mas o marketing por e-mail está se tornando muito mais do que apenas uma ferramenta para spammers e e-business. Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes das diferenças entre spam e e-mails baseados em permissão, e cada vez mais estão aceitando o marketing por e-mail baseado em permissão como um substituto positivo para a mala direta. 

A melhor notícia é que a maioria das pessoas que recebe e-mails com permissão abre, em média, 78% deles. 

A Jupiter Research relata que campanhas eficazes de marketing por e-mail podem produzir nove vezes mais receitas e 18 vezes mais lucros do que as malas diretas. Mas criar um e-mail comercial eficaz é uma arte e uma ciência. Aqui está uma lista de fatores, problemas potenciais e soluções eficazes para manter em mente: 

 1. Spam! Spam! Spam! Não preciso de Viagra!

O consumidor médio recebe mais de 300 e-mails por semana, 62% dos quais são spam. Não é de admirar que haja tanta hostilidade em relação à indústria. Mas filtros de spam, pastas em massa e recursos de “relatar spam” estão ajudando os consumidores a ficarem mais tranquilos sobre os perigos do spam. Enquanto 89% dos usuários citaram o spam como uma grande preocupação em 2003, esse número caiu para 85% em 2004, proporcionalmente ao aumento no uso de ferramentas de combate ao spam. 

Portanto, como profissional de marketing por e-mail comercial baseado em permissão, o que você pode fazer? Uma dica é lembrar seus assinantes de adicioná-lo à lista de “remetentes seguros”. A segunda e mais importante tática é garantir que seu provedor de serviços de marketing por e-mail tenha um bom relacionamento com os ISPs. Isso garantirá que suas campanhas de marketing por e-mail cheguem às caixas de entrada de seus assinantes, não às pastas de lixo eletrônico. Ao escolher um software de marketing por e-mail, certifique-se de que a empresa possui políticas anti-spam rígidas e cumpre as diretrizes do Can-Spam. 

 2. Imagens e formatação: Por que meus e-mails parecem corrompidos?

Campanhas de e-mail quebradas são uma preocupação crescente entre os profissionais de marketing por e-mail, especialmente porque várias empresas e provedores de e-mail baseados na Web agora bloqueiam gráficos como uma medida para combater o spam. Na verdade, de acordo com o ClickZ, 40% das mensagens de e-mail marketing entregues nas caixas de entrada são “quebradas”. 

Na verdade, isso foi algo que surgiu durante as fases de teste beta do Eliteweb, pois tínhamos um cliente no governo canadense cujos destinatários usavam principalmente programas de e-mail altamente seguros. A solução que encontramos tornou-se agora uma das nossas principais vantagens competitivas. 

O que o Eliteweb faz é publicar todas as campanhas de email marketing enviadas para um local seguro na web (um local que apenas os destinatários originais do email podem acessar, graças à tecnologia criptografada que autentica automaticamente o usuário). A tecnologia também garante que você possa rastrear o comportamento de seus usuários, mesmo se eles estiverem lendo sua campanha de e-mail no local seguro da web. 

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3. Personalização e conteúdo relevante: Em um e-mail comercial, um tamanho não serve para todos.

Em um estudo recente da DoubleClick, os usuários de e-mail tinham 72% mais chances de responder a um e-mail comercial se o conteúdo fosse baseado nos interesses especificados. Esse número aponta a absoluta importância de permitir que os usuários escolham seus grupos de interesse e tenham controle sobre quais e-mails comerciais recebem. As categorias de interesse mais populares, de acordo com o estudo, são cupons e artigos domésticos. 

Mas seu cupom não é bom, a menos que o usuário abra o e-mail. Os usuários do estudo disseram que o motivo mais convincente para abrir um e-mail comercial é o nome no campo “de”. Portanto, é uma boa ideia certificar-se de que o nome da sua empresa esteja claramente declarado lá. Outro fator importante é a linha “assunto”. Os usuários citam ofertas de desconto e notícias interessantes como as linhas de assunto mais atraentes, seguidas por anúncios de novos produtos e ofertas de frete grátis. 

4. Cliques e conversão: Mostre-me o dinheiro!

Assim, o usuário abriu seu e-mail e leu o conteúdo. Ótimo. Mas onde está a venda? Há boas notícias aqui. Por um lado, os consumidores estão cada vez mais propensos a fazer compras como resultado direto de uma campanha de e-mail comercial. Um terço dos usuários no estudo da DoubleClick comprou algo clicando em um link em um e-mail. Outros 42% clicaram em um link de e-mail para obter mais informações e compraram o produto posteriormente. Em segundo lugar, os cupons online estão crescendo: 73% dos consumidores resgataram um cupom online para uma compra online e 59% resgataram um cupom online offline. 

Em termos de setores, os de melhor desempenho são viagens, hardware/software, eletrônicos, vestuário, alimentos, artigos de decoração, presentes/flores e artigos esportivos. Todas as empresas que enviam e-mails comerciais nessas categorias disseram que entre 71% e 80% dos destinatários compraram seus produtos por causa de uma campanha de e-mail. 

Não há necessidade de se preocupar se sua empresa não se encaixa em um desses setores. O panorama geral das conversões de marketing por e-mail está melhorando a cada dia. A taxa média de clique para comprar aumentou quase 30% desde 2004 e a taxa média de pedidos por e-mail entregue aumentou mais de 18% desde o ano passado. 

 5. Rastreamento de estatísticas: quem são meus consumidores reais?

O marketing por e-mail é uma ferramenta cada vez mais popular no CRM eficaz, e já é hora de mais empresas reconhecerem isso. Em primeiro lugar, se os serviços de e-mail do seu provedor para negócios não incluírem rastreamento detalhado em tempo real, você estará fazendo um negócio injusto. O rastreamento em tempo real agora é um padrão do setor e é altamente valioso, pois permite que você veja o momento exato em que um usuário abre sua campanha, clica em seu link e faz a compra. Estudar seus usuários pode ajudá-lo a melhorar seus esforços de comunicação, para que cada campanha tenha um desempenho melhor do que a anterior (vários provedores de serviço de e-mail também permitem que você compare o desempenho de suas campanhas). 

Mas muitos profissionais de marketing ainda estão no escuro. De acordo com uma pesquisa recente da WebTrends, apenas 5% dos profissionais de marketing estão muito confiantes na medição de seus esforços de marketing online, enquanto 26% admitem que estão “voando às cegas”. A WebTrends diz que a baixa confiança vem da falta de conhecimento quando se trata de medição, o que significa que ainda há muito trabalho a ser feito.

No marketing por e-mail, um tiro às cegas não o levará muito longe. Mas se você mirar corretamente seguindo essas regras essenciais de jogo, em breve deverá colher os mesmos resultados importantes que tantos negócios online e offline. 

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