Quando decidir ter sua lista opt-in, não pode a limitar a ser uma lista de envio de ofertas e produtos de seu catálogo.
Existem diversas coisas a serem consideradas para evitar complicações. Enquanto existem vários jeitos de você fazer pessoas se inscreverem nela, também existem algumas coisas que você deve fazer para evitar que seus inscritos tenham vontade de sair.
Além disso, você também deseja evitar problemas com a lei e seu provedor de serviços de Internet ou ISP. Existem agora muitas leis e regras que são aplicadas para ajudar a proteger a privacidade dos usuários da Internet contra spam e e-mails indesejados.
Com a popularidade do correio eletrônico como meio de marketing devido ao baixo custo, muitas empresas aproveitaram a oportunidade e inundaram as contas de e-mail de muitas pessoas com mensagens promocionais.
Mas, com uma lista opt-in, você evita esse incômodo porque as pessoas se inscrevem na lista por iniciativa própria. Eles querem receber os boletins informativos e materiais promocionais. Eles consentiram em estar na lista quando se inscreveram, mas não se esqueça de colocar um recurso de cancelamento de inscrição toda vez em sua lista de inscrição para evitar qualquer confusão.
Pode haver momentos em que uma conta de e-mail foi fornecida quando o verdadeiro dono do endereço em questão não quis se inscrever.
É essencial que você mantenha sua lista limpa e gerenciável. Organize-a usando as muitas ferramentas e tecnologias disponíveis para sua lista de opt-in. Não se preocupe, seu investimento nessa estratégia de marketing vale a pena, por conta de todo alcance e da proporção que será convertida em vendas e lucro.
Mantenha você e seu negócio longe de encrenca e potenciais enroscos jurídicos ou com seus provedores de internet. Mantenha sua operação legítima e limpa. Sua reputação como empreendedor e um site legítimo dependem de você ser direto e verdadeiro como estrategista de marketing.
A seguir, trazemos 3 coisas a serem evitadas quando estiver nutrindo sua lista.
- Fique ciente de seus “Bounces”. Existem e-mails que “quicam”. Estes e-mails, os “não entregues”, são aquelas mensagens que, por qualquer motivo, não foram recebidas pelo destinatário.“Bounces” acontecem porque o servidor estava ocupado no momento do recebimento, mas ainda podem ser entregues em outro momento. Existem também “Bounces” por conta de caixas de entrada lotadas dos receptores, ou as que simplesmente não são entregues.
- O motivo para isso pode ser um endereço de e-mail inválido, um e-mail digitado de forma errada ou um endereço que foi apagado ou abandonado. Gerencie sua lista marcando e-mails que quicam. Excluir esses e-mails pode ser uma forma de qualificar melhor as informações estatísticas e registros de quantos inscritos estão realmente recebendo seus e-mails. Você também pode querer revisar os erros ortográficos nos e-mails de sua lista. Um erro muito comum é quando um “N” é inserido no lugar de um “M” no “.com”.
- Sempre provenha um link de se descadastrar da sua lista de e-mail em seu site ou através de um link em todos seus e-mails. Quando alguém da sua lista entra com uma solicitação de exclusão de cadastro, sempre leve essa solicitação a sério. Se você não os retirar de sua lista e seguir enviando e-mails, você passa a ser um disparador de spams para esse usuário. Quando você for classificado como spammer, você e seu negócio podem arrumar bastante confusão. Você pode ser reportado para as autoridades e até mesmo ser listado em Black Lists de servidores de internet. Você vai perder muitos inscritos dessa forma e ainda mais inscritos potenciais.
- Não envie pornografia, conteúdo traumático ou GORE em sua newsletter. É muito difícil decifrar a idade do receptor da mensagem e muitas queixas podem surgir a partir deles. Questões controversas também devem ser evitadas para não serem marcadas por seus assinantes. Atenha-se à natureza do seu site e seus negócios.
Sempre lembre-se dessas dicas apresentadas nesse artigo para que você mantenha um relacionamento saudável com seus inscritos, assim como se manter dentro do que é permitido ser enviado para uma lista opt-in.